Dia Internacional da Luta contra a AIDS – Guia de Atividades

0

Oi, gente! Tudo bem? O tema da vez é o dia Internacional da luta contra a AIDS. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Espero que gostem!

01 de dezembro – Dia Internacional da Luta contra a AIDS – Guia de Atividades

O Dia Internacional da luta contra a AIDS é comemorado no dia 01 de dezembro. Esta data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em outubro de 1997, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de reforçar a solidariedade, tolerância e compaixão em relação às pessoas infectadas pelo vírus HIV. O Dia Mundial de Combate à Aids foi adotado no Brasil em 1988, ao ser aprovado pelo Ministério da Saúde. Assim, esta é uma data extremamente oportuna para trabalhar o tema saúde com os alunos, focando nos cuidados de prevenção desta doença.

Dia Internacional da Luta contra a AIDS

Assim nesta atividade, os alunos poderão desenvolver habilidades de leitura, escrita e senso crítico, formando valores em relação ao cuidado com seu corpo e sua saúde. As disciplinas beneficiadas serão língua portuguesa, ciências e história.

Brainstorm sobre o dia Internacional de luta contra a AIDS

Para a oficina de ideias o professor deverá dispor de um grande cartaz com o desenho do vírus HIV. Em seguida irá distribuir aos alunos recortes coloridos com comportamentos que evitam o contágio com este vírus e comportamentos que favorecem o contágio com este vírus. Os alunos serão convidados a colarem os recortes no grande cartaz com vírus dizendo para a turma se aquele comportamento ajuda ou não no contagio com o vírus. Assim, os alunos poderão aprender brincando. Comentários espontâneos serão estimulados.

Ao fim da brincadeira o professor irá perguntar o que os alunos sabem sobre o vírus HIV e o que gostaria de saber. Assim, o professor irá introduzir o Dia Internacional da luta contra a AIDS.

Atividade de leitura sobre o dia Internacional da luta contra a AIDS

Para o desenvolvimento da atividade de aprendizagem, sugerimos que os alunos pesquisem sobre a AIDS no site da UNAIDS, o programa das Nações Unidas criado em 1996 com o objetivo de criar soluções e ajudar as nações no combate à AIDS. Sugerimos o texto que traz as informações básicas sobre a doença.

Após este momento, os alunos serão convidados a pesquisarem sobre a história da AIDS, anotando tudo o que encontrarem de interessante. A pesquisa deve ser preferencialmente online. O professor de ciências poderá auxiliar as pesquisas em caso de dúvida. Além disso, uma aula focada na estrutura do vírus HIV também poderá ser explorada.

Produção escrita o dia Internacional da luta contra a AIDS

Para a atividade de produção escrita sugerimos que os alunos criem um jogo sobre o a luta contra a AIDS. Os alunos deverão seguir a mesma metodologia proposta na oficina de ideias, mas deverão criar um jogo de tabuleiro em papelão ou EVA. Deverão haver dois caminhos, um que leve ao não contagio com o vírus HIV e um que leve ao contagio. Os alunos deverão criar vários cartões com perguntas e respostas sobre esta doença e o vírus que a causa. O professor deverá estimular uma escrita e o senso crítico dos alunos. As perguntas serão voltadas a para a formação de valores em relação ao cuidado com corpo e o combate à AIDS. Os conhecimentos adquiridos na fase anterior desta atividade serão a base de conhecimento.

Os alunos serão orientados a usarem a sua criatividade e imaginação e poderão colorir e decorar o tabuleiro, os caminhos, os cartões com as perguntas e respostas e os peões que representarão os jogadores. Um ambiente calmo e tranquilo deverá ser criado em sala de aula.

Feedback sobre o dia Internacional da luta contra a AIDS

Para a atividade de feedback os alunos deverão brincar com o jogo produzido. O professor poderá dividir a turma em grupos, a medida que os alunos brincam haverá uma absorção de todo conhecimento gerado nesta atividade. O feedback desta atividade será feito através da aplicação da ferramenta de feedback com faces feliz ou triste (ver ferramenta no final deste e-book). Os alunos também poderão ler os seus contos para a turma, em uma roda de histórias.

Compartilhe nosso plano de aula nas suas redes sociais

Obrigado por nos acompanhar até aqui. Outro post que vocês podem curti muito sobre esse tema é o “AIDS: como abordar esse tema em sala de aula?” Confira nossos outros planos de aulas sobre datas comemorativas.