Olá, pessoal! Hoje o nosso guia prático é sobre o Dia Internacional do Biodiesel. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Desde já lhe desejo uma boa leitura!

AVISOS!

AVISO 1:

Série nova no canal, com vídeos super legais sobre diferentes materiais encontrados no Museu Câmara Cascudo.

Para começar, vamos falar um pouco sobre a crise no sistema prisional brasileiro?

Vídeo entrevista com Numo Rama, apresentando a profissão fotógrafo e a ótica do Numo Rama nesse projeto.

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

AVISO 2:

Que tal um vídeo com 10 dinâmicas para fazer com o ensino fundamental II? São dinâmicas incríveis para trabalhar com esses pré e adolescentes que precisão de uma atenção toda especial!

Pensamos em atividades para ajudar nossas crianças a aprender a ler. Vamos ver!?

Que tal algumas brincadeiras com balões!?

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

AVISO 3:

PRECISAMOS DO SEU APOIO!!

CONTAS PARA DOAÇÃO

NUBANK: Banco 260 – Nu Pagamentos S.A. Agência: 0001 Conta: 1583623-5 CPF: 008.290.814-10

BB: Maryane C Ferreira Banco 001 – AG: 1668-3 Conta: 32.061-7 CPF: 086.173.344-44

CAIXA: Operação: 0013 AG: 0035 Conta: 00220259-2 CPF: 008.290.814-10 PARA

BOLETO, REQUISITAR POR E-MAIL OU ZAP: [email protected]/84999583848

Confira as entrevistas com poetas que realizamos neste projeto do Demonstre:

E ainda temos os vídeos de poesias, sempre maravilhosos e diários no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

Dia internacional do Biodiesel – 10 de agosto

O dia Internacional do Biodiesel é uma grande oportunidade para abordar com os alunos o tema de energias sustentáveis, trazendo a realizada para a sala de aula. Com uma visão voltada para a ecologia e para a preservação dos recursos do nosso planeta, esta atividade propõe a execução de uma “Feira do Biodiesel” inteiramente criada pelos alunos, onde estes se perceberão criadores do próprio conhecimento.

O professor responsável poderá desenvolver no aluno noções de ecologia, preservação do planeta, pensamento crítico e escrita. As disciplinas de português, ciências e línguas serão diretamente beneficiadas por esta atividade.

Brainstorm

Para esta oficina de ideias, o professor irá escrever no quadro a palavra BIODIESEL e reunirá os alunos em um círculo. Cada aluno deverá falar o que sabem sobre o tema, suas dúvidas e o que gostaria de aprender. Imagens ilustrativas e revistas sobre o tema poderão ser apresentados aos alunos, enquanto o professor direciona a discussão.

O importante em uma oficina de ideias é abrir a mente dos alunos, de maneira lúdica e descontraída para que os conteúdos sejam absorvidos da forma mais completa possível.

Atividade de Leitura

Para a atividade de leitura, os alunos serão encorajados a pesquisarem sobre o biodiesel. Em um primeiro momento poderão pesquisar livremente sobre o tema, mas seria interessante o auxílio e direcionamento do professor de ciências para uma pesquisa, mais estruturada e eficaz. Sugerimos a leitura do seguinte texto online sobre biodiesel.

Na disciplina de línguas (inglês e espanhol) o professor poderá passar textos sobre o biodiesel para o treinamento da leitura e compreensão em uma dessas línguas.

Produção Textual

Baseando-se na pesquisa realizada anteriormente os alunos deverão criar a chamada “Feira do Biodiesel”. Divididos em grupos os alunos poderão decidir o local da feira, a decoração, se irão convidar algum profissional da área para uma palestra sobre o biodiesel, quais serão os cartazes expostos, e o que os seus outros colegas da escola precisam aprender sobre o tema.

Em seguida, como produção textual, os alunos irão trabalhar o gênero de carta convite para seus colegas falando sobre a feira. Os alunos serão encorajados também a produzirem cartazes, panfletos, materiais para a divulgação do biodiesel em sua feira, dentre outros.

Feedback

Como feedback os alunos irão expor na feira uma ferramenta de feedback para avaliação do público que visitar a atividade. Sugerimos utilizar o termômetro (ver ferramentas de feedback no final deste ebook), onde cada participante ou aluno poderá desenhar uma linha vermelha na temperatura de satisfação com a atividade, que vai desde “pode melhorar” (baixa temperatura) até “muito bem” (alta temperatura). Além disso, cada aluno também fará uma análise crítica do que foi escrito e poderá melhorar em alguns pontos.

Compre a apostila completa de atividades com datas comemorativas para o mês de agosto!

Obtenha este e mais 44 materiais com atividades exclusivas para o mês de julho por apenas 10 reais. Compre agora e receba o ebook completo, com esquemas e fotos! <3

APENAS 10 REAIS!


 

Obrigado me acompanhar até aqui. Peço que você indique este conteúdo para seus colegas e amigos. Compartilhe nas suas redes sociais.

Conto com sugestões para os próximos conteúdos. Abraços e até mais!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.