Dia Internacional do Cooperativismo – Um roteiro de atividades

0
700
Dia Internacional do Cooperativismo – Um roteiro de atividades 2

Olá pessoal, hoje o roteiro de atividades será sobre o Dia Internacional do Cooperativismo. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre basta clicar nos links, respectivamente. De antemão já desejo boas atividades!

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

Compre o nosso ebook de atividades educativas para o mês de julho. Material 100 ilustrado, com atividades e roteiros de atividades únicas e focadas no ensino de leitura e escrito:

31 atividades escolares para o mês de julho

Clique aqui ou na imagem para comprar o ebook por apenas 10 reais!

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminhar o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Dia internacional do Cooperativismo– 04 de julho

Comemorado no dia 4 de julho O Dia Internacional do Cooperativismo traz a oportunidade de trabalharmos em sala de aula os conceitos de ajuda mútua, cooperação e de reciprocidade. Por meio das atividades pretendidas o aluno aprimorará a capacidade de ouvir e compreender o outro, de criar novas ideias e de buscar ajuda para a solução dos problemas.

Sabemos da importância do trabalho em equipe, uma vez que o convívio é essencial para o funcionamento de qualquer organização humana. Querendo ou não todos nós estamos ligados a algo por alguém… E a alguém por algo. É muito curiosa essa relação de interdependência, não é mesmo?

Sendo assim, já adianto que todas as disciplinas poderão se beneficiar desta atividade, com você professor ou pedagogo difundindo o conhecimento sobre cooperação.

Um brainstorm diferente no dia do cooperativismo

Primeiramente, você professor irá introduzir o tema e fazer comentários pontuais, explicando o conceito para seus alunos de acordo com a faixa-etária da turma.

Aos poucos eles irão familiarizar-se com o tema e neste momento deverão ser convidados a comentarem tudo o que saibam ou acreditem saber sobre o assunto. É importante não impor “certo ou errado” e sim conduzir de maneira que eles próprios possam assimilar o conceito proativamente.

Em seguida, apresente-lhes este curto vídeo que explica o cooperativismo de maneira animada e descontraída. Além disso, tenho também como sugestão outro vídeo explicativo que exemplifica um modelo de cooperativismo que poderá ser avaliado.

Atividade de Leitura para o dia do cooperativismo

Após o primeiro momento e uma vez que os alunos estejam cheios de ideias sobre o cooperativismo, você, caro colega, lançará a seguinte pergunta:

Quais problemas existentes na nossa escola podem ser resolvidos através do cooperativismo?

Os alunos deverão criar uma lista com todos os problemas que consigam identificar. Segue uma pequena amostra do que poderá ser abordado por eles (ou o que você poderá sugerir como dica inicial):

  • Dificuldades em disciplina específica;
  • Algum colega que esteja passando por dificuldade;
  • Falta de material didático;
  • Falta de algum item específico;
  • Sujeira e desorganização no ambiente escolar, etc.

Produzindo textos no dia do cooperativismo

O passo seguinte é que você oriente a classe a criar soluções para cada problema levantado. Já que o tema é cooperativismo será imprescindível o trabalho em equipe nesta fase das atividades.

Analisar quais são os problemas da escola e como os mesmos podem resolvidos por meio do trabalho cooperativo é o dever maior dos seus alunos.

Por fim, os alunos deverão criar um texto chamado de ”Cooperativismo a trabalho da solução: um guia prático para resolução de problemas escolares à partir do cooperativismo”.

O objetivo do texto é avaliar os conhecimentos adquiridos e ideias geradas pelo tema, ao mesmo tempo em que incentivamos a produção textual.

Você perceberá que fatidicamente alguns estudantes terão ideias surpreendentes, que, com algum esforço, poderiam realmente ser implantadas e trazer impacto direto na vivência escolar.

Dando um Feedback diferenciado

Para finalizar, convide os alunos a discutirem sobre o que aprenderam sobre o cooperativismo. Cada texto do guia prático será lido e avaliado pelos colegas. Para tal, é preciso haver plaquinhas (podem ser pintadas) com as cores verde e amarelo, que significarão “bom” e “pode melhorar”, respectivamente.

Após os lerem seus textos e prosseguirem com a discussão acerca dos mesmos, faça as considerações finais sobre as ideias apresentadas e a consistência e aplicabilidade das mesmas. Elogie e prestigie o esforço dos alunos e sugira novas visões e perspectivas sobre possíveis soluções.

Despedida e Jaba! <3

Por hoje é só, mas amanhã tem mais! Espero que tenham gostado e façam proveito deste roteiro de atividades. Você sabia que além deste exitem outros 30 materiais para o mês de julho disponíveis em um ebook maravilhoso? E sabe por quanto?

Apenas 10 reais!

31 atividades escolares para o mês de julho


Obrigado por nos acompanhar até este ponto! Lembre-se de compartilhar com seus colegas, amigos e familiares, além de enviar as suas sugestões para os próximos conteúdos. Um abraço e até a próxima!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.