Dia internacional dos Povos Indígenas – Guia prático

2
691
Dia internacional dos Povos Indígenas – Guia prático 1

Fala, pessoal! Hoje abordaremos o Dia Nacional dos Povos Indígenas. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Desde já lhe desejo uma boa leitura!

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

O grande sonho da maior parte dos docentes é passar em um concurso, e sem dúvidas a maior dificuldade está em entender a prova e aprender a estudar para o certame. Por isso, sendo eu concursado e tendo passado por isso, quero indicar um curso que realmente faz a diferença:

Centro do ConcurseiroClique aqui para fazer o curso do Pietro Frazon e conquiste sua vaga.

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminha o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Dia internacional dos Povos Indígenas – 09 de agosto

O dia internacional dos Povos Indígenas traz para a sala de aula uma reflexão sobre a cultura e a história brasileira. Nesta atividade, abordaremos os povos indígenas de maneia geral, mas daremos ênfase aos índios brasileiros, buscando a construção de uma identidade cultural nos alunos. Mantendo a utilização do vídeo como ferramenta pedagógica, esta atividade inova ao trazer o conhecimento para a sala de aula em formato de vídeos online.

Nesta atividade iremos trabalhar o gênero textual história em quadrinhos, que é considerado um texto literário de entretenimento, com imagens e de fácil compreensão pelo o leitor. Professores das disciplinas de português, história, artes, línguas e pedagogos poderão utilizar esta atividade em sala de aula.

Brainstorm

Para a oficina de ideias o professor irá escrever no quadro negro uma lista de povos indígenas do mundo. Ao apresentar o nome de cada um dos povos, o professor poderá distribuir entre os alunos fotos desses povos, estimulando o contado dos alunos com novas etnias. Aspectos da vida, cultura, história e localização geográfica destes povos indígenas serão abordados de maneira descontraída.

O professor deverá dispor de recursos de imagens, revistas ou fotos da internet. Assim, figuras e fotos de todos os povos indígenas poderão ser distribuídas entre os alunos, criando um contato direto com o tema. Os alunos poderão discutir sobre cada etnia. Em seguida, o professor irá destacar que esta atividade traz uma reflexão acerca dos povos indígenas brasileiros.

Atividade de Aprendizagem

Na atividade de aprendizagem sugerimos a utilização dos vídeos como ferramenta pedagógica de aprendizagem. No laboratório de informática, e com o auxílio do professor, os alunos serão apresentados a vídeos sobre os índios brasileiros. Sugerimos dois vídeos que se encontram nos links 1 e 2. O professor de história poderá utilizar esta atividade para passar o conteúdo da história do Brasil e introduzir elementos culturais na formação do aluno.

Em seguida os alunos serão estimulados a pesquisarem online sobre o gênero textual história em quadrinhos. Anotações deverão ser feitas sobre a criação deste gênero.

Como sugestão, o professor de artes poderá auxiliar os alunos a desenvolverem o esboço da sua história em quadrinhos, falando de cores, estilos, enquadramento, desenho livre, dentre outros.

Produção Textual

Com base no que foi pesquisado e aprendido na etapa anterior, os alunos deverão criar uma história em quadrinhos sobre os povos indígenas no Brasil. Os alunos estarão livres para desenvolver o conteúdo, os personagens e a arte da história. Ao final cada aluno deverá colorir a sua história e todas as produções textuais serão reunidas, criando uma revista em quadrinhos. A capa da revista poderá ser desenvolvida em conjunto com os alunos e o nome da revistinha também poderá ser inventado por eles.

Adicionalmente, as histórias em quadrinhos poderão ser criadas nas disciplinas de inglês e espanhol, onde os professores de língua terão a oportunidade de trabalhar gramática e escrita com os alunos.

Como um complemento para esta atividade, os alunos serão convidados a desenvolverem uma atividade manual com o artesanato indígena. Sugerimos a confecção de um cocar de índio que pode ser apreciada neste tutorial.

Feedback

Para a atividade de feedback o professor poderá aplicar alguma das ferramentas exemplificadas no final deste ebook. Além disso, a revista em quadrinhos criada poderá ser exposta em alguma feira cultural da escola ou na própria biblioteca para a apreciação por outros alunos. Relatos espontâneos sobre a satisfação com a atividade também serão levados em consideração.

Compre a apostila completa de atividades com datas comemorativas para o mês de agosto!

Obtenha este e mais 44 materiais com atividades exclusivas para o mês de julho por apenas 10 reais. Compre agora e receba o ebook completo, com esquemas e fotos! <3

APENAS 10 REAIS!


 

Obrigado me acompanhar até aqui. Peço que você indique este conteúdo para seus colegas e amigos. Compartilhe nas suas redes sociais.

Conto com sugestões para os próximos conteúdos. Forte abraço e até a próxima!

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite! A ideia de trazer a cultura indígena para as salas de aula é muito boa, ainda mais da maneira lúdica que é fazendo história em quadrinhos sobre o assunto tratado. Dou a sugestão de pedir para os alunos passarem em outras salas e disseminar as informações obtidas em suas aulas. Abraços.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.