Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio 2

Olá, pessoal! O post de hoje é pra partilhar o que vocês irão encontrar na sequência didática “16  de setembro – Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio” do E-book 48 Atividades para o mês de setembro.

16  de setembro – Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio

O dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio é uma excelente oportunidade de se trabalhar educação ambiental, preservação dos recursos naturais do nosso planeta, sustentabilidade, natureza e ecologia com os alunos.  No dia 16 de setembro de 1987, foi assinado o Protocolo de Montreal, em que 197 países se comprometeram a fazer esforços para diminuir a produção de substâncias que prejudicam a camada de ozônio.

Para o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio propomos trabalhar com:

  • O gênero textual dissertativo;
  • Desenvolvimento de habilidade como escrita e criatividade;
  • Atividade interdisciplinar entre as disciplinas português, ciências e geografia.

Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio

Estrutura dessa proposta da atividade para o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio

  • Essa sequência didática é composta por um momento inicial de brainstorm, no qual sugerimos uma discussão sobre os passos que o professor deverá tomar a fim de realizar a atividades proposta;
  • Sugestão de uma atividade de leitura, em que sugerimos um referencial teórico que auxiliará o professor nesse processo, indicando um material para consulta e leitura;
  • Orientação para a proposição de uma produção textual.;
  • Sugestão de uma atividade de FeedBack, na qual orientamos detalhadamente como deve acontecer.

Conheça uma das nossas atividades: Brainstorm

Para este brainstorm, o professor poderá utilizar diversas imagens de poluição, destruição da camada de ozônio, sustentabilidade, dentre outras para criar interesse nos alunos. As imagens poderão ser passadas por toda turma, onde os alunos falarão tudo o que sabem sobre o tema. Aspectos geográficos e científicos da preservação da camada de ozônio poderão ser abordados neste momento.

Conheça uma das nossas atividades: Atividade de Leitura

Para a atividade de leitura, os alunos serão encorajados a pesquisarem online, no laboratório de informática ou no próprio celular, os malefícios da degradação da camada de ozônio e a importância da preservação. Aspectos da educação ambiental devem ser introduzidos em sala de aula, baseando-se na Política Nacional de Educação Ambiental.

Conheça uma das nossas atividades: Produção Textual

Para a atividade de produção escrita, os alunos deverão desenvolver um texto dissertativo explicando porque é importante preservar a camada de ozônio, como preservar e o que pode ser feito agora para contribuir com esta preservação.

  Em seguida, os alunos serão divididos em grupos que deverão criar um cartaz resumindo os textos criados. Os alunos estarão livres para criar e conversarem sobre o tema. Esta atividade deverá dispor de folhas em branco e coloridas, cartolinas, tecidos, pincéis, canetas coloridas, purpurina, cola branca, revistas, tesoura, barbante, dentre outros.

Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio

Conheça uma das nossas atividades: Feedback

Para a atividade de avaliação, os alunos poderão criar algumas estratégias para contribuir com a preservação da camada de ozônio. Além disso, o cartaz criado na estampa anterior poderá ser fixado no corredor principal da escola com um quadro abaixo de avaliação com uma carinha feliz e uma carinha triste (ver ferramentas de feedback no final deste e-book).

Obrigado por se interessa por esse e-book, intitulado 48 Atividades para o mês de setembro!!!

Para comprar esse book aqui:

Não perca tempo!!

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.