Hoje vou apresentar estratégias para trabalhar o Dia Mundial da Luta contra a Tuberculose, vamos lá?

Atividades para o Dia Mundial da Luta contra a Tuberculose – 24 de Março

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). A data foi criada em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch. Segundo estimativas da OMS, um terço da população mundial está infectada pelo Mycobacterium tuberculosis e em risco de desenvolver a doença. Há cerca de 8,8 milhões de doentes e 1,1 milhões de mortes por ano no mundo. O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 82% do total de casos de tuberculose no mundo. Embora seja uma doença passível de ser prevenida, tratada e mesmo curada, ainda mata cerca de 4,7 mil pessoas todos os anos no Brasil. Cada paciente com tuberculose pulmonar que não se trata, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano. Alguns fatores contribuem para a disseminação da doença, tais como a pobreza e má distribuição de renda, a AIDS, a desnutrição, as más condições sanitárias e a alta densidade populacional.

O que é o Dia Mundial da Luta contra a Tuberculose?

O dia Mundial da Luta contra a Tuberculose relembra a importância de combater essa doença e traz para a sala de aula temáticas sobre a saúde. Através de diversas atividades, propomos a criação de uma linha do tempo sobre a história da tuberculose.

Nesta atividade vamos trabalhar com produção textual e criatividade. Além disso, aspectos sobre escrita, leitura, pesquisa e trabalho em equipe serão abordados. A atividade poderá ser conduzida por professores de português, ciências, história, artes e pedagogos.

24 de março - Dia Mundial da Luta contra a Tuberculose

Atividades introdutórias sobre o Dia Mundial da Luta contra a Tuberculose – 24 de Março

Para esta oficina de ideias o professor deverá escrever no quadro a palavra TUBERCULOSE. Com os alunos reunidos em um círculo, o professor irá distribuir pedaços de papel colorido. Após isso, os alunos serão estimulados as deixarem todas as ideias sobre o tema aflorarem em sala de aula e deverão escrever nos pedaços de papel tudo o que acreditam estar relacionado com a temática. Em seguida, cada aluno deverá colar no quadro os seus pedaços de papel, explicando para a turma o seu conceito sobre esta doença.

Esta atividade inicial irá auxiliar o professor a compreender o que os alunos já sabem sobre o tema e o que eles precisam aprender. Além disso, com essa ferramenta de montar um quadro com termos correlatos, o aluno se sente autor do próprio processo de aprendizagem e demonstra maior interesse nas atividades propostas.

Atividade de Leitura para o Dia Mundial da Luta contra a Tuberculose

Nesta atividade de leitura, sugerimos uma leitura sobre a história da tuberculose, características da doença e tratamentos. Todos os aspectos da doença deverão ser contemplados: história, tipos, distribuição pelo mundo, maneira de combate, e campanhas de prevenção.

O professor também poderá selecionar textos que achar relevante para trabalhar em sala de aula e imprimi-los ou poderá sugerir que os alunos pesquisarem neste site no laboratório de informática. O importante é passar para os alunos a necessidade de compreender a temática por completo.

             Alguns links de apoio:

24 de março Dia Mundial da Luta contra a Tuberculose 2

Atividade de Produção textual para o Dia Mundial da Luta contra a Tuberculose – Gênero Linha do Tempo

Na atividade de produção os alunos serão construir uma linha do tempo sobre a história da tuberculose. O professor deverá providenciar uma cartolina bem longa para conter todos os fatos relacionados à história dessa doença. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por produzir uma parte da linha do tempo, seguindo ordem cronológica. Os alunos estarão livres para criar imagens, figuras, tópicos e tabelas para melhorar o entendimento do material exposto.

O professor poderá auxiliar os alunos em caso de dúvidas e deverá guiar uma escrita clara, baseada em fontes confiáveis, com frases curtas e de fácil entendimento. As imagens e figuras criadas também deverão conter legenda, se tornando as mais informativas quanto possível. Os alunos de diferentes grupos também estarão livres para conversarem entre si sobre os conteúdos que estão preparando, em um trabalho de cooperação.

Atividade de Avaliação para o Dia Mundial da Luta contra a Tuberculose

Para a atividade de feedback sugerimos um debate sobre a linha do tempo desenvolvida. O professor será o mediador deste debate, direcionado os alunos a uma discussão tranquila e construtiva. Os alunos estarão livres para avaliar a atividade verbalmente durante o debate. O professor poderá utilizar ainda alguma das ferramentas de feedback no final deste e-book.

COPY Capa Ebook Atividades de MARCO 1 4152823

Se gostou da atividade, veja essa e outras, como essa no nosso livro de atividades para datas comemorativas.

Esse ebook tem 183 páginas, com 49 sequencias de atividades completas para você trabalhar com seus alunos! https://pages.hotmart.com/j12075747h/49-atividades-para-o-mes-de-marco-datas-comemorativas

comprar agora 7161324

Fim das Atividades para o Dia Mundial da Luta contra a Tuberculose

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou desse post, e quer mais, acesse aqui e compre o nosso livro. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!