Você conhece o Dia Mundial do Café? O tradicional cafezinho é símbolo dos negócios, dos encontros profissionais e daquele bate-papo com os colegas de trabalho. Seja servido na garrafa, solúvel, expresso, ou aqueles mais elaborados, o café está bastante presente na rotina de todos nós.

Dia Mundial do Café

Em 14 de abril é comemorado o Dia Internacional do Café, considerada a segunda matéria prima mais comercializada no mundo, só perdendo para o petróleo. então não podemos deixar esse dia passar em branco, neste artigo vamos abordar alguma curiosidades sobre o café e falar como ele é importante para nossa cultura.

Benefícios do café

Especialistas apontam que tomar quatro xícaras de café por dia pode aprimorar a atenção e a capacidade de concentração a bebida reduz a incidência das sensações de apatia, desânimo e depressão.

Outro benefício importante desta paixão mundial é o combate aos radicais livres: quem consome, diminuí os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro.

Um estudo feito na Noruega pelo National Institute of Occupational Health, ou Instituto Nacional de Saúde Ocupacional, apontou que o café também auxilia em questões físicas relacionadas ao trabalho, como dores no pescoço, ombros, cotovelos e pulsos.

E não é à toa que realmente o café tem grande papel no meio corporativo. De acordo com uma pesquisa da Cochrane Injuries Group, empresa britânica  de estudos na área de acidentes, trabalhadores que tomaram café durante o turno noturno cometeram menos erros que aqueles que não o tomaram a cafeína é um estimulante que bloqueia os receptores de adenosina no cérebro, permitindo que neurotransmissores, como a adrenalina, corram soltos e mantenham a pessoa mais alerta.

Dia Mundial do Café – 14 de abril

O café é uma bebida apreciada no mundo todo. A Associação Brasileira da Indústria do Café – ABIC, 9 entre 10 brasileiros com mais de 15 anos tomam café. Na atualidade, o Brasil é considerado o maior produtor e exportador do produto no mundo todo.

Dia Mundial do Café
Dia Mundial do Café

Origem do Dia Mundial do Café – 14 de abril

Esta data não é oficializada por nenhum órgão internacional, e nenhum registro consta sobre sua origem, contudo está presente nos calendários oficiais de diversos países.

Sugestão de Atividade para o Dia Mundial do Café

Celebre o dia bebendo um bom café, convide seus amigos para uma visita ou vá com eles a uma cafeteria. Na escola apresente aos alunos o significado do dia, embora o café não seja uma bebida indicada para crianças, você pode se surpreender com o número de alunos seus que o bebem em casa. Leve grãos de café e distribuía aos alunos, peça para que eles façam uma colagem com os grãos homenageando o dia. Socialize as produções em um mural.

FAQ sobre dia internacional do café

Nesta parte do artigo vamos responder algumas das perguntas mais frequentes  que surgem para pessoas que procuram informação sobre café na internet, lembre que nosso foco é ajudar você a pensar um pouco fora da caixa e nossos exemplos são todos para ajudar você a ter uma clareza para ter uma noção melhor sobre nosso amado café.

Café dá sono em algumas pessoas?

Não. Uma pesquisa feita por algumas universidades, nos Estados Unidos, defende que o consumo moderado da bebida pode reduzir o sono. Outro estudo, que foi feito mais ou menos na mesma época diz que a cafeína é um estimulante, que pode atrasar a produção de melatonina, o hormônio do sono. Há médicos que mostram que sensibilidade à cafeína muda de acordo com fatores genéticos.

Café vicia?

Não, uma vez que não possui somente cafeína em sua composição. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), “não há nenhuma prova de que o uso de cafeína tenha consequências físicas e sociais comparáveis, ainda que remotamente, às consequências de drogas”.

Café faz bem?

O café pode ser um aliado na luta contra doenças como câncer, alzheimer, depressão, estresse e diabetes. Também ajuda na digestão e rejuvenesce as células

Café faz mal?

A bebida só é contraindicada para quem apresenta insônia, osteoporose avançada, irritações no estômago ou hipersensibilidade à cafeína.

Qual a quantidade ideal de café por dia?

Segundo pesquisas, o consumo seguro diário para adultos sem nenhuma sensibilidade à cafeína é no máximo de 400 mg da substância por dia ou 4 xícaras de café fresco (225 ml). Mas pode-se tolerar até 6 dependendo da pessoa.

Café emagrece?

Sim, facilita a queima de calorias. Estima-se que a ingestão média de 6 xícaras diárias causa um aumento no consumo de energia de aproximadamente 100 calorias.

O café dá dor de cabeça?

Não. A cafeína é encontrada como adjuvante de vários medicamentos, frequentemente utilizados para o alívio de dor de cabeça. A cafeína tem propriedades vasoconstritoras e dá efeito analgésico.

Café dá dor de barriga?

Não há pesquisa científica que comprove que o café ocasione problemas digestivos. Porém, procure adotar bons hábitos, como tomar o café feito na hora, uma bebida com grãos arábica ou robusta de qualidade.

Café é bom para pele?

O café é um esfoliante natural eficaz. Os grãos moídos estimulam a remoção celular e têm efeito anti-inflamatório. Também elimina os maus odores e ao mesmo tempo promove uma limpeza profunda.

Atividades e muito mais!

Se você gostou de encontrar dezenas de atividades sobre este tema e ter acesso a dicas e sugestões sobre todas as disciplinas, aproveite para ler um pouco mais de nossos artigos e ter tudo o que precisa para suas aulas.