Hoje vou apresentar estratégias para trabalhar o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, vamos lá?

Atividades para o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor – 23 de Abril

Além de homenagear várias obras literárias e seus autores, a data também busca conscientizar as pessoas sobre os prazeres da leitura.

No Dia Mundial do Livro também é celebrado o Dia dos Direitos de Autor. A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) criou a data do “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor” para encorajar as pessoas, especialmente os jovens, a descobrirem os prazeres da leitura, e conhecerem a enorme contribuição dos autores de livros através dos séculos.

Uma tradição catalã ligada aos livros já existia no dia 23 de abril, e parece ter influenciado a escolha da Unesco. Na tradição catalã, no dia de São Jorge (23 de abril), é costume dar uma rosa para quem comprar um livro. Trocar flores por livros já se tornou tradição em outros países também.

O que é o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor?

No dia 23 de abril comemora-se o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, configurando como uma excelente oportunidade para trabalhar aspectos relacionados a leitura.

23 de abril – Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor

Nesta atividade habilidades de leitura e escrita serão trabalhadas. Além disso, os alunos poderão consolidar os conhecimentos apreciando a leitura do seu livro preferido. As disciplinas de língua portuguesa, língua inglesa, espanhol e história poderão se beneficiar desta proposta pedagógica. 

Atividades introdutórias sobre o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor – 23 de Abril

A primeira parte dessa atividade é composta pela oficina de ideias, onde o professor levará muitos livros para a sala de aula. Depois, irá perguntar aos alunos quem é o responsável por escrever os livros. Assim que o nome “Autor” surgir, o professor irá apresentar o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor. Os alunos deverão anotar no quadro tudo o que sabem sobre esse tema e com as ideias no quadro, conversarão sobre o tema.

Atividade de Leitura para o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor

Para a atividade de leitura, sugerimos que os alunos levem para a sala de aula o seu livro preferido. Assim, será criado o ambiente perfeito para uma tarde leitura na escola. O professor deverá organizar um ambiente calmo, tranquilo e convidativo para que os alunos apreciem a leitura do seu livro.

23 de abril – Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor 2

Atividade de Produção textual para o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor – Gênero Tarde de leitura

Para a atividade de produção sugerimos apenas que os alunos realizem um resumo do seu livro preferido. Após isso, os alunos serão divididos em grupos. Cada grupo será responsável por encontrar semelhanças e diferenças entre os livros preferidos de cada aluno, criando um cartaz. Os alunos deverão dispor de material artístico como papel colorido, cartolina, adesivos, purpurina, canetas e lápis colorido, cola, revistas, fitas, dentre outros.

Atividade de Avaliação para o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor

Como feedback para esta atividade os alunos poderão criar um cartaz resumindo o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor. Ao final, o cartaz será fixado ao mural da sala de aula e os alunos poderão classificar a atividade com alguma das ferramentas de feedback no final deste e-book.

Se gostou da atividade, veja essa e outras, como essa no nosso livro de atividades para datas comemorativas.

Capa Ebook Atividades de ABRIL 1 8527354

O diferencial do produto está em conseguir se adequar as novas necessidades da educação brasileira, trazendo um método revolucionário e conseguindo atingir a o professor e seus alunos de maneira que a liberdade criativa e a atuação docente sejam próprias, inovadoras e embasadas.

Interessado? Da uma olhada nesse nosso ebook de atividades para o mês de Abril:

https://hotmart.com/product/51-atividades-para-o-mes-de-abril-datas-comemorativas/B12518692G

Fim das Atividades para o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou desse post, e quer mais, acesse aqui e compre o nosso livro. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!