Fala, pessoal! Tudo bem? O tema da vez é o Dia Nacional da Habitação. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Desejo-lhes uma boa leitura.

Dia Nacional da Habitação – 21 de agosto

O dia Nacional da Habitação é uma excelente oportunidade de trabalhar em sala de aula a importância de se ter uma habitação e lembrar daqueles que não possuem onde morar. Além disso, o professor poderá trabalhar gêneros textuais técnicos, sobre a apresentação de dados numéricos.

Nesta atividade o aluno desenvolverá habilidades de pesquisa, escrita, apresentação de dados, atividades manuais e solidariedade com o próximo. Algumas das disciplinas beneficiadas nesta atividade serão: português, história, matemática.

Brainstorm

Para a oficina de ideias o professor irá mostrar figuras de diferentes tipos de habitações para os alunos. Reunidos em círculos, cada aluno deverá falar sobre como é a sua casa. Em seguida o professor irá introduzir o dia nacional da habitação.

Os alunos irão receber folhas em branco, canetas e lápis coloridos para desenhar e colorir a sua casa. Ao final da atividade, todas as habitações serão colocadas no mural da sala.

Atividade de Leitura

Para a atividade de leitura os alunos irão apreciar leituras sobre o número de habitações no Brasil, como esta no site do  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ao final da leitura, os alunos serão convidados a pesquisarem no laboratório de informática sobre como fazer gráficos e tabular dados a partir do número de habitações no Brasil. O professor de matemática irá auxiliar na contagem da pesquisa, bem como na tabulação dos dados e na confecção de gráfico no programa Excel.

Produção Textual

Para a produção textual, os alunos deverão criar um texto técnico explicando o seu gráfico. Esta atividade escrita deve ser baseada no conhecimento que o aluno adquiriu na atividade de leitura e pesquisa online. Aspectos sobre o número de desabrigados no Brasil e sobre a importância de uma habitação deverão estar presentes nos textos produzidos.

O professor poderá auxiliar os alunos em casos de dúvidas. Além disso, sugerimos a criação de um ambiente calmo e tranquilo que favoreça a concentração e o foco do aluno para esta produção textual.

Feedback

Na atividade de feedback, cada aluno fixará seu gráfico dos resultados da pesquisa no mural da sala de aula. No momento de colocar o gráfico no mural, cada aluno deverá classificar a atividade com a plaquinha verde (atividade muito boa) ou amarela (não gostei muito desta atividade), contando para a turma o que aprendeu.

Ao final da atividade, o professor deverá reforçar com a turma a relevância do tema e a importância de sermos solidários com aqueles que não possuem uma moradia.

Compre a apostila completa de atividades com datas comemorativas para o mês de agosto!

Obtenha este e mais 44 materiais com atividades exclusivas para o mês de julho por apenas 10 reais. Compre agora e receba o ebook completo, com esquemas e fotos! <3

APENAS 10 REAIS!


 

Obrigado me acompanhar até aqui. Peço que você indique este conteúdo para seus colegas e amigos. Compartilhe nas suas redes sociais!

Conto com sugestões para os próximos conteúdos. Abraços e até a próxima!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.