Dia Nacional da Leitura

Olá, pessoal! Tudo bem? O tema da vez é o Dia nacional da Leitura. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Espero que gostem!

12 de outubro – Dia Nacional da Leitura

O dia do Nacional da Leitura é comemorado no dia 12 de outubro que traz para a sala de aula a importância da leitura para o processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento dos alunos. Assim, trabalhar essa data comemorativa pode melhorar a relação dos alunos com a leitura ao mesmo tempo em que eles aprendem sobre gêneros textuais e trabalho em equipe.

Dia Nacional da Leitura

Esta atividade poderá ser conduzida por professores de português, história, literatura e pedagogos.

Brainstorm sobre o dia nacional da Leitura

Para o nosso brainstorm sugerimos que o professor leve para a sala de aula diversos exemplares de livros. Em seguida, alguns alunos lerão trechos de livros escolhidos previamente e através de uma discussão o professor levará a turma à refletir sobre a importância da leitura em sala de aula e na vida.

Após essa conversa inicial, o professor poderá introduzir a data comemorativa e explicar um pouco mais sobre o papel da leitura no desenvolvimento dos alunos. Depois disso, cada aluno deverá anotar no quadro o que gostaria de aprender sobre este tema.

Dia Nacional da Leitura

Atividade de Leitura para o dia nacional da Leitura

Para a atividade de leitura sugerimos que os alunos sejam conduzidos à biblioteca da escola. Cada aluno deverá escolher um livro e ler individualmente.

O professor deverá estimular neste momento o contato do aluno com a leitura e com o processo de compreensão textual. Assim, os próprios alunos poderão perceber a importância da leitura no processo de aprendizagem.

Dia Nacional da Leitura

Produção Textual sobre o dia nacional da Leitura

Na atividade de produção textual os alunos serão divididos em grupos. Cada grupo será responsável por montar um grande cartaz sobre “A importância da Leitura na Escola”. Os alunos poderão utilizar imagens ou desenhar no próprio cartaz, escrevendo em tópicos o que aprenderam.

Elementos da literatura, história e dos livros que os alunos tiveram a oportunidade de ler poderão ser introduzidos em todos os trabalhos e os alunos deverão dispor de recursos visuais, revistas, cola, canetas coloridas, tecido e tinta. Neste momento, a expressão artística dos alunos poderá ultrapassar apenas o cartaz e chegar até a sua expressão individual, fala e reconhecimento.

Dia Nacional da Leitura

Feedback sobre o dia nacional da Leitura

 Para a atividade de feedback, os alunos poderão montar uma feira no pátio da escola com o tema “Dia Nacional da Leitura”. Nesta feira estarão dispostos os cartazes confeccionados pelos grupos, onde os alunos poderão explicar para os visitantes um pouco mais sobre o papel da leitura na escola.

Cada aluno e/ou visitante poderá classificar a feira com carinhas felizes ou tristes (ver ferramentas de feedback no final deste e-book), expressando sua satisfação com o tema apresentado.

Compartilhe nosso plano de aula nas suas redes sociais

Obrigado por nos acompanhar até aqui. Confira nossos outros planos de aulas sobre datas comemorativas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here