Olá meus queridos, hoje nosso tema é o Dia Nacional da Musicoterapia. Confira! Boa leitura!

15 de setembro – Dia Nacional da Musicoterapia – Plano de Aula

O dia Nacional da Musicoterapia é uma data extremamente oportuna para trabalhar musicalidade com os alunos e desenvolver habilidades de ritmo, escrita, criatividade, além de introduzir uma técnica baseada em música para o tratamento de problemas somáticos, psíquicos ou psicossomáticos.O dia Nacional da Musicoterapia é uma data extremamente oportuna para trabalhar musicalidade com os alunos e desenvolver habilidades de ritmo, escrita, criatividade, além de introduzir uma técnica baseada em música para o tratamento de problemas somáticos, psíquicos ou psicossomáticos.

Dia Nacional da Musicoterapia

Assim nesta atividade, os alunos poderão desenvolver habilidades de leitura, escrita e escuta. As disciplinas beneficiadas serão língua portuguesa, educação física e história.

Brainstorm Para o Dia Nacional da Musicoterapia

Para a oficina de ideias o professor deverá dispor de equipamento de som ou computador com caixa de som acoplada. Para o início do brainstorm o professor poderá colocar uma música de musicoterapia e deixar com que os alunos a escutem.
Em seguida, irá perguntar para os alunos qual a utilização da música, o que eles gostariam de saber e quais imagens a música gera em seu cérebro. A música poderá ser em inglês ou espanhol, reforçando a aplicabilidade desta atividade nas disciplinas de língua estrangeira.

Atividade de Leitura Para o Dia Nacional da Musicoterapia

Para o desenvolvimento da atividade de aprendizagem, sugerimos que os alunos escutem, leiam e vejam conteúdo acerca da musicoterapia. Sugerimos o link de um vídeo explicando um pouco mais sobre esta técnica.Para o desenvolvimento da atividade de aprendizagem, sugerimos que os alunos escutem, leiam e vejam conteúdo acerca da musicoterapia. Sugerimos o link de um vídeo explicando um pouco mais sobre esta técnica.

Dia Nacional da Musicoterapia

Após este momento, os alunos serão convidados a pesquisarem sobre a história da musicoterapia, anotando tudo o que encontrarem de interessante. A pesquisa deve ser preferencialmente online. O professor poderá auxiliar as pesquisas em caso de dúvida.

Produção Textual Para o Dia Nacional da Musicoterapia

Para a atividade de produção escrita sugerimos o desenvolvimento do gênero textual “conto”. O professor irá apresentar aos alunos como desenvolver a escrita deste gênero. Dando sequência, para a atividade de produção escrita, os alunos desenvolverão um texto contando com a suas próprias palavras uma história que envolva a utilização da musicoterapia como tratamento de algum agravo à saúde.
Os alunos serão orientados a usarem a sua criatividade e imaginação e poderão desenvolver quantos contos quiserem. Um ambiente calmo e tranquilo deverá ser criado em sala de aula.

Feedback Para o Dia Nacional da Musicoterapia

Para a atividade de feedback os alunos deverão criar um livro contos com todos os textos produzidos. O feedback desta atividade será feito através da aplicação da ferramenta de feedback com faces feliz ou triste (ver ferramenta no final deste e-book).
Os alunos também poderão ler os seus contos para a turma, em uma roda de histórias.

Compartilhe nosso plano de aula em suas redes sociais.

Obrigado por nos acompanhar até aqui. Confira nossos outros planos de aula sobre datas comemorativas. Até mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.