Dia Nacional da Musicoterapia 2

Olá, pessoal! O post de hoje é pra partilhar o que vocês irão encontrar na sequência didática “15  de setembro – Dia Nacional da Musicoterapia” do E-book 48 Atividades para o mês de setembro.

15  de setembro – Dia Nacional da Musicoterapia

O dia Nacional da Musicoterapia é uma data oportuna para trabalhar musicalidade com os alunos e desenvolver habilidades de ritmo, escrita, criatividade além de introduzir uma técnica baseada em música para o tratamento de problemas somáticos, psíquicos ou psicossomáticos.

Para o Dia Nacional da Musicoterapia propomos trabalhar com:

  • Desenvolvimento de habilidades como escuta, escrita e criatividade;
  • Musicalidade;
  • Atividade interdisciplinar entre as disciplinas de português, história e educação física.

Dia Nacional da Musicoterapia

Estrutura dessa proposta da atividade para o dia da Fundação do 1° Jornal do Brasil

  • Essa sequência didática é composta por um momento inicial de brainstorm, no qual sugerimos uma discussão sobre os passos que o professor deverá tomar a fim de realizar a atividades proposta;
  • Sugestão de uma atividade de leitura, em que sugerimos um referencial teórico que auxiliará o professor nesse processo, indicando um material para consulta e leitura;
  • Orientação para a proposição de uma produção textual.;
  • Sugestão de uma atividade de FeedBack, na qual orientamos detalhadamente como deve acontecer.

Conheça uma das nossas atividades: Brainstorm

Para a oficina de ideias o professor deverá dispor de equipamento de som ou computador com caixa de som acoplada. Para o início do brainstorm o professor poderá colocar uma música de musicoterapia e deixar que os alunos a escutem.

Em seguida, irá perguntar para os alunos qual a utilização da música, o que eles gostariam de saber e quais imagens a música gera em seus cérebros. A música poderá ser em inglês ou espanhol, reforçando a aplicabilidade desta atividade nas disciplinas de língua estrangeira.

Conheça uma das nossas atividades: Atividade de Leitura

Para o desenvolvimento da atividade de aprendizagem, sugerimos que os alunos escutem, leiam e vejam conteúdo acerca da musicoterapia. Indicamos o link de um vídeo explicando um pouco mais sobre esta técnica.

  Após este momento, os alunos serão convidados a pesquisarem sobre a história da musicoterapia, anotando tudo o que encontrarem de interessante. A pesquisa deve ser preferencialmente online. O professor poderá auxiliar as pesquisas em caso de dúvida.

Conheça uma das nossas atividades: Produção Textual

Para a atividade de produção escrita sugerimos o desenvolvimento do gênero textual “conto”. O professor irá apresentar aos alunos como desenvolver a escrita deste gênero. Dando sequência, para a atividade de produção escrita, os alunos desenvolverão um texto contando com a suas próprias palavras uma história que envolva a utilização da musicoterapia como tratamento de algum agravo à saúde.

Os alunos serão orientados a usarem a sua criatividade e imaginação e poderão desenvolver quantos contos quiserem. Um ambiente calmo e tranquilo deverá ser criado em sala de aula.

Dia Nacional da Musicoterapia

Conheça uma das nossas atividades: Feedback

Para a atividade de feedback os alunos deverão criar um livro de contos com todos os textos produzidos. O feedback desta atividade será feito através da aplicação da ferramenta de feedback com carinhas feliz ou triste (ver ferramenta no final deste e-book).

Os alunos também poderão ler os seus contos para a turma, em uma roda de histórias.

Obrigado por se interessa por esse e-book, intitulado 48 Atividades para o mês de setembro!!!

Para comprar esse book aqui:

Não perca tempo!!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.