Olá pessoal, hoje é o Dia nacional da Vacinação e o Demonstre praparou uma série muito legal de atividades que pode-se fazer nesse dia! Para conferir mais datas  comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links! Confira agora esse plano de aula e boa leitura!

17 de outubro – Dia Nacional da Vacinação – Plano de aula

O dia Nacional da Vacinação é um ótimo período para tratar com os alunos alguns dos gêneros textuais presentes no meio hospitalar, isso porque o mês de outubro é marcado por profissões da área médica como médico, anestesiologista, dentista, além de abordar a prevenção do câncer de mama na campanha “Outubro Rosa”.

Dia Nacional da Vacinação

Nesta atividade vamos mostrar os panfletos, cartazes, informativos e campanhas comuns nos postos de saúde. Aspectos do nosso sistema imunológico podem ser trabalhados nos diferentes momentos dessa atividade, podendo ela ser conduzida por professores de português, ciências ou pedagogos.

Brainstorm para o dia nacional da Vacinação

Para o nosso brainstorm é interessante reunir os alunos em círculo e perguntar sobre o que é vacina. Elementos visuais como panfletos atuais, vacina, cartazes das primeiras campanhas, e informativos sobre as diferentes vacinas, que eles possam pegar e passar de um aluno para o outro são interessantes.

Outro aspecto importante é sinalizar o gênero, guiando os alunos sobre as diferentes partes, funções e estratégias comunicativas dos panfletos e cartazes.

Uma vez que tenha ocorrido a roda de perguntas, os alunos devem anotar no caderno tudo o que sabem sobre a vacina e o que gostariam de aprender sobre o tema, montando assim um roteiro de estudos.

Dia Nacional da Vacinação

Veja este vídeo completo sobre o Escola Sem Partido e a realidade do professor. Vamos bater de frente nesta discussão e argumentar como professores, pois nós entendemos a realidade escolar!

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Temos um anunciante!!! Clique na imagem ou no link e confira o material deste anunciante que está ajudando a manter o Demonstre:

Você já parou para pensar que uma dieta real faz a diferença? Estou fazendo e me sinto bem melhor!

dieta de 21 dias demonstre

O que me impressionou neste dieta foi esse teste que mede o grau de inflamação celular, muito interessante!

Link do quiz de inflamação celular: https://goo.gl/vCPzVJ

Você conhece Froebel? Neste vídeo apresento este teórico da educação infantil, responsável pela criação dos jardins de infância como conhecemos hoje, assim como do conceito do brinquedo pedagógico.

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Confira também as entrevistas com poetas que estamos realizando no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

E ainda temos os vídeos de poesias, sempre maravilhosos e diários no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

 

Atividade de Leitura sobre o dia nacional da Vacinação

Para a atividade de leitura sugerimos que o professor trabalhe com os alunos textos sobre a descoberta da vacina e os aspectos de saúde envolvidos na imunização.

Uma pesquisa no laboratório de informática poderá ser conduzida, assim como pesquisa nos livros texto de ciências. Essa atividade deve ser proposta com o caderno de anotações ao lado, para que o aluno anote informações que considere relevante.

Dia Nacional da Vacinação

Produção Textual sobre o dia Nacional da Vacinação

Nesta etapa os alunos serão convidados a fazerem uma campanha de vacinação na escola. Para isso, a produção escrita e o conhecimento devem se concretizar no uso e função social.

Os alunos deverão trabalhar em grupos, onde serão abordados os gêneros informativos no formato de cartaz e panfleto. Materiais didáticos como revistas, cartolinas e material de desenho deverão estar à disposição dos alunos. A importância da vacinação deverá ser o tema central desta atividade.

Dia Nacional da Vacinação

Feedback sobre o dia nacional da Vacinação

Para a atividade de feedback, cada grupo deverá apresentar para a turma o seu cartaz sobre o Dia da Vacinação, e em seguida escolher pontos estratégicos para expor na escola.

Durante o intervalo, distribuir fichas verdes e amarelas para que os demais alunos avaliem os trabalhos dos colegas como ótimo e nem tão bom, respectivamente. Esta pode ser uma alternativa interessante para aumentar o engajamento e explicações de cada grupo.

Compartilhe nosso plano de aula nas suas redes sociais

Obrigado por nos acompanhar até aqui. Confira nossos outros planos de aulas sobre datas comemorativas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.