Olá, pessoa! Hoje falaremos sobre o Dia Nacional do Futebol. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Desde já desejo uma boa leitura!

Dia Nacional do Futebol – 19 de julho

Nesta data poderemos trabalhar o esporte preferido do brasileiro e que, invariavelmente, é conhecido por praticamente 99,99% da população (só não digo 100% por uma mera formalidade). Algo muito positivo sobre essa proposta de atividade é que os alunos são extremamente receptivos à ela.

 

O dia nacional do futebol é um momento oportuno para trabalharmos aspectos do popularíssimo esporte e os seus benefícios para a saúde. Tenha em conta que focaremos nossos esforços em prol do gênero textual biográfico, onde o aluno poderá explorar o mundo do esporte com o olhar voltado ao futebol.

Além disso, a abordagem lúdica ajudará com que os conhecimentos sejam facilmente absorvidos. Disciplinas como Língua Portuguesa, Ciências, Língua Inglesa, Espanhol, História e Educação Física poderão ser incrementadas com esta atividade.

O que você sabe sobre futebol?

Leve para a sala de aula uma bola de futebol e introduza com empolgação e bom humor o Dia Nacional do Futebol. Pode apostar que você será muito bem recebido por causa disso! Passando a bola de mão em mão cada aluno deverá falar sobre o que sabe à respeito do futebol e qual o seu ídolo neste esporte. Algumas das perguntas que você pode fazer são as seguintes:

  • Você joga futebol?
  • Se sim, em qual posição?
  • Quantos títulos mundiais o Brasil conquistou?
  • Você joga em alguma equipe ou escolinha de futebol?

A linha do tempo do futebol

Para a atividade de leitura conduza seus alunos ao laboratório de informática para a realização de uma pesquisa. Serão buscadas informações sobre a história do futebol e dos ídolos dos alunos.

Cada estudante poderá criar uma lista dos jogadores de futebol que mais admira e anotar tudo o que for relevante sobre ele, além dos aspectos relevantes sobre a criação do futebol e seu desenvolvimento ao longo da história.

Escrevendo sobre seus ídolos e times preferidos

Para a produção textual cada aluno deverá possuir em mãos todas as informações referentes à história do futebol e de seus respectivos ídolos. Com base nisso, será realizado um texto biográfico.

Sugiro também a execução de uma atividade lúdica na qual os participantes serão divididos em dois grupos. Cada um deles será responsável pela criação de perguntas e respostas sobre o futebol – o que também terá como base. A pesquisa já realizada.

As perguntas poderão abranger a historia do futebol e a vida de jogadores importantes (Pelé, Zico e Neymar são ótimos exemplos). A dinâmica da atividade será realizada com cada grupo fazendo perguntas para o outro.

O intuito não é o de ter vencedores e perdedores. Assim sendo, os grupos deverão ajudar-se por meio de dicas até que alguém acerte a questão.

Feedback

Distribua emojis felizes (gostei) e tristes (pode melhorar). Cada aluno deverá colocar na bola de futebol a carinha correspondente à sua satisfação e aprendizado adquirido durante a atividade.

Deixe reservado breves momentos para que os alunos possam comentar o que acharam. Ter o feedback direto também é importante, uma vez que o uso de emojis que representam a aprovação (ou não) da atividade não explica as razões.

Obtenha este e mais 30 materiais com atividades exclusivas para o mês de julho por apenas 10 reais. Compre agora e receba o ebook completo, com esquemas e fotos! <3

APENAS 10 REAIS!


 

Obrigado me acompanhar até. Peço que você compartilhe este conteúdo em suas redes sociais, com seus colegas e amigos. Também conto com sugestões para os próximos conteúdos. Forte abraço e até a próxima!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.