Dia Nacional do Selo

0

Estamos de volta para mais um guia de atividades, pessoal! O tema de hoje é o Dia do Selo. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Desde já lhe desejo uma boa leitura!

Dia do Selo – 01 de agosto

O dia Nacional do Selo é uma data excelente para trabalhar com os alunos o gênero textual carta, isto porque o selo está diretamente relacionado a esta temática. Além disso, habilidades de escrita, criatividade e comunicação serão desenvolvidos nos alunos.

Nesta atividade vamos mostrar diversos modelos de cartas bem como envelopes coloridos e diferentes modelos de selos. Aspectos acerca da produção textual, bem como aspectos históricos da carta e a criatividade dos alunos serão estimulados. A atividade poderá ser conduzida por professores de português, literatura, artes e pedagogos.

Brainstorm

Para o nosso brainstorm sugerimos que os alunos sejam reunidos em círculo. O professor deverá passar para a turma diversos envelopes coloridos com diferentes tipos de selos e os alunos serão convidados a falarem tudo o que sabem sobre cartas e selos.

O professor poderá conduzir uma conversa descontraída entre os alunos que poderão realizar perguntas sobre os selos. As perguntas que não puderem ser respondidas no momento deverão ser anotadas no caderno dos alunos para a próxima etapa. Ao final da discussão, cada aluno será convidado a criar em seu caderno uma modelo de selo.[

Atividade de Leitura

Passar para os alunos textos sobre selos e cartas. Como a criação do selo surgiu pelo processo de escolarização da sociedade, o professor poderá conduzir a atividade de leitura para temáticas escolares, de comunicação e história sobre o selo. Sugerimos a leitura do texto disponível no site dos Correios neste link.

O professor também poderá trabalhar o gênero carta em sala de aula, abordando sua estrutura, confecção escrita e finalidades. Os alunos poderão pesquisar sobre cartas nos livros disponíveis na biblioteca da escola.

Em um segundo momento os alunos serão conduzidos para uma visita aos Correios mais próximo da escola. Os alunos serão apresentados ao mundo das cartas e envio pelos correios e terão a oportunidade de verem selos usados no dia a dia.

Produção Textual

Nesta etapa os alunos já terão uma base de conhecimento sobre o gênero trabalhado e deverão escrever uma carta para algum amigo, familiar, professor ou colega. Cada aluno deverá anotar o seu endereço e o endereço da pessoa que receberá da carta. O professor poderá auxiliar na pesquisa online para encontrar o endereço correto.

As cartas deverão ser desenvolvidas individualmente e o professor poderá auxiliar os alunos quando necessário. Cada aluno receberá um envelope para armazenamento final da sua carta. O conteúdo da carta será livre, no entanto todos os elementos da composição de uma carta devem estar presentes.

Feedback

Para a atividade de feedback, os alunos retornaram aos Correios para envio das suas cartas. Cada aluno irá colar um selo em sua carta e em seguida enviá-la.

Ao retornar à sala os alunos deverão escrever um parágrafo anotando tudo o que aprenderam na atividade e avaliando a sua execução. Cada avaliação será colada no mural da sala, juntamente com o selo criado pelo aluno no início desta atividade.

 

Compre a apostila completa de atividades com datas comemorativas para o mês de agosto!

Obtenha este e mais 44 materiais com atividades exclusivas para o mês de julho por apenas 10 reais. Compre agora e receba o ebook completo, com esquemas e fotos! <3

APENAS 10 REAIS!


 

Obrigado me acompanhar até aqui. Peço que você indique este conteúdo para seus colegas e amigos. Compartilhe nas suas redes sociais.

Conto com sugestões para os próximos conteúdos. Forte abraço e até a próxima!