Olá, hoje nosso tema é o Dia Nacional do Surdo. Vamos trabalhar inclusão com nossos alunos. Boa leitura!

26 de setembro — Dia Nacional do Surdo – Plano de Aula

O dia   26    de    setembro é  a data escolhida para a comemoração do Dia Nacional dos Surdos. Com o objetivo de desenvolver a reflexão sobre os direitos e a inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade, esta data apresenta aos alunos uma oportunidade de ser aprender respeito, diversidades e inclusão social.

Dia Nacional do Surdo

Nesta atividade, os alunos desenvolverão habilidades de trabalho em equipe, desenvolvendo valores de respeito mutuo e inclusão social. Disciplinas como português e artes se beneficiarão desta data comemorativa.

Brainstorm Para o Dia Nacional do Surdo

Para esta oficina de ideias sugerimos que o professor entre em sala de aula se comunicando com os alunos pela Língua Brasileira de Sinais. Para que os alunos se familiarizem ainda mais com a temática, sugerimos que o professor passe para a turma vídeos sobre esta linguagem como estes nos links 1 e 2.

Após o momento de introdução, o professor deverá apresentar a data comemorativa e incentivar os alunos a fazerem os gestos da nova linguagem que aprenderam.

Fizemos um vídeo lendo e explicando atividades para realizar em sala de aula. Vamos dar uma olhada?

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Temos um anunciante!!! Clique na imagem ou no link e veja esse curso ímpar que nosso anunciante está oferencendo para quem está querendo trabalhar na web!

Sobre o autor do curso e o curso: 

Alex Vargas é um empreendedor digital em série e tem mais de 40 projetos online. Só que o melhor é que ele desenvolveu um sistema a prova de falhas e que já vem aprimorando a mais de 4 anos, pra criar esses projetos de forma extremamente rápida. Com esse sistema, que na verdade é um método em passos simples, mas que devem ser aplicados na ordem certa é possível criar vários projetos online de forma muito rápida, progressiva e altamente lucrativa. E esse sistema ele compilou tudo em um Super Treinamento que chamou de Formula Negocio Online. https://go.hotmart.com/S10361627L

Já tivemos acesso ao treinamento e desde a semana passada estou aplicando aqui no blog. De uma olhada nesse ebook, clique no link abaixo:

https://go.hotmart.com/S10361627L?ap=b6e8

O Treinamento é totalmente em vídeo aulas, com mais de 200 vídeos, mais de 50 horas no total de pura informação de qualidade no modelo de passo a passo, é impossível errar.Além disso, tem muito material extra, como: Mapas Mentais, Checklists, Exercícios, Fluxogramas, Ferramentas Para os Membros, Várias Bônus Fantásticos. E ainda uma galera muito bacana que faz parte dos alunos e esta aprendo e trocando idéias, e ainda o próprio Alex Vargas, esta sempre pronto pra responder todas as duvidas. Olha os depoimentos deles:

https://go.hotmart.com/S10361627L?ap=305a

Veja esse vídeo com 10 atividades explicadas para combater o bullying e o preconceito na escola e em casa!

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Confira também as entrevistas com poetas que estamos realizando no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

E ainda temos os vídeos de poesias, sempre maravilhosos e diários no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

Atividade de Leitura Para o Dia Nacional do Surdo

A atividade de leitura sugerimos trabalhar com os alunos a Lei 11.796 de 29 de outubro de 2008 que cria o dia Nacional do Surdo. Além disso, sugerimos como leitura complementar, textos como este da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos.

O professor poderá criar pequenos textos com base nestas duas referências sobre o tema e passar em sala de aula, durante uma leitura silenciosa.

Produção Textual Para o Dia Nacional do Surdo

Para a produção textual os alunos irão criar um guia para o ensino da Língua Brasileira de Sinais na escola. Divididos em grupos, os alunos deverão aprender o básico sobre a Língua de Sinais e desenvolver uma campanha para que toda a escola tenha este ensino estimulado entre os alunos.

Dia Nacional do Surdo

Aspectos sobre       a      inclusão  social      deverão        permear  a discussão dos alunos. Depois, os alunos deverão criar uma cartilha para promover a campanha do ensino de Libras na escola.

Feedback Para o Final da Sua Aula Sobre o Dia Nacional do Surdo

Para a atividade de feedback os alunos irão apresentar a sua cartilha explicando sobre Língua Brasileira de Sinais de sala em sala. As apresentações deverão abordar a importância de respeitar as diferenças e a importância de se criar ações para a inclusão social.

Para a avaliação, os alunos irão utilizar plaquinhas verdes, para “muito bom” e amarelas para “pode melhorar” (ver ferramentas de feedback no final deste e-book).

Compartilhe nosso plano de aula em suas redes sociais.

Obrigado por acompanhar até aqui. Confira nossos outros planos de aulas sobre datas comemorativas. Boa Leitura!

1 COMMENT

  1. Parabéns pelos conteúdos do Demonstre, muitas matérias e artigos bons!

    Sobre o tema do Dia Nacional do Surdo, vou deixar aqui alguns artigos, que possam ser um complemento para quem quer trazer o tema para a sala de aula:

    ABC, um jogo divertido para praticar libras:
    https://blog.surdoparasurdo.com.br/abc-hist%C3%B3rias-em-libras-7b1e697fa401

    Infográficos para trazer materiais mais visuais para a aula:
    https://blog.surdoparasurdo.com.br/direitos-educationais-para-crian%C3%A7as-surdas-d840957fbb0c
    https://blog.surdoparasurdo.com.br/educa%C3%A7%C3%A3o-de-surdos-uma-nova-filosofia-159cb5c27113
    https://blog.surdoparasurdo.com.br/10-raz%C3%B5es-para-aprender-libras-7c7dafbdfbee

    Espero ter ajudado e contribuido 😉

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.