Olá, hoje nosso tema é o Dia Nacional do Surdo. Vamos trabalhar inclusão com nossos alunos. Boa leitura!

26 de setembro — Dia Nacional do Surdo – Plano de Aula

O dia   26    de    setembro é  a data escolhida para a comemoração do Dia Nacional dos Surdos. Com o objetivo de desenvolver a reflexão sobre os direitos e a inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade, esta data apresenta aos alunos uma oportunidade de ser aprender respeito, diversidades e inclusão social.

Dia Nacional do Surdo

Nesta atividade, os alunos desenvolverão habilidades de trabalho em equipe, desenvolvendo valores de respeito mutuo e inclusão social. Disciplinas como português e artes se beneficiarão desta data comemorativa.

Brainstorm Para o Dia Nacional do Surdo

Para esta oficina de ideias sugerimos que o professor entre em sala de aula se comunicando com os alunos pela Língua Brasileira de Sinais. Para que os alunos se familiarizem ainda mais com a temática, sugerimos que o professor passe para a turma vídeos sobre esta linguagem como estes nos links 1 e 2.

Após o momento de introdução, o professor deverá apresentar a data comemorativa e incentivar os alunos a fazerem os gestos da nova linguagem que aprenderam.

Quer se preparar para um concurso público dando aula? Veja esse vídeo!

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Confira também as entrevistas que estamos realizando no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

 

Atividade de Leitura Para o Dia Nacional do Surdo

A atividade de leitura sugerimos trabalhar com os alunos a Lei 11.796 de 29 de outubro de 2008 que cria o dia Nacional do Surdo. Além disso, sugerimos como leitura complementar, textos como este da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos.

O professor poderá criar pequenos textos com base nestas duas referências sobre o tema e passar em sala de aula, durante uma leitura silenciosa.

Produção Textual Para o Dia Nacional do Surdo

Para a produção textual os alunos irão criar um guia para o ensino da Língua Brasileira de Sinais na escola. Divididos em grupos, os alunos deverão aprender o básico sobre a Língua de Sinais e desenvolver uma campanha para que toda a escola tenha este ensino estimulado entre os alunos.

Dia Nacional do Surdo

Aspectos sobre       a      inclusão  social      deverão        permear  a discussão dos alunos. Depois, os alunos deverão criar uma cartilha para promover a campanha do ensino de Libras na escola.

Feedback Para o Final da Sua Aula Sobre o Dia Nacional do Surdo

Para a atividade de feedback os alunos irão apresentar a sua cartilha explicando sobre Língua Brasileira de Sinais de sala em sala. As apresentações deverão abordar a importância de respeitar as diferenças e a importância de se criar ações para a inclusão social.

Para a avaliação, os alunos irão utilizar plaquinhas verdes, para “muito bom” e amarelas para “pode melhorar” (ver ferramentas de feedback no final deste e-book).

Compartilhe nosso plano de aula em suas redes sociais.

Obrigado por acompanhar até aqui. Confira nossos outros planos de aulas sobre datas comemorativas. Boa Leitura!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.