Olá, pessoal! Hoje falaremos sobre o Dia Nacional dos Clubes. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Desde já agradeço pela visita!

Você conhece a Teoria das Gerações? Veja neste vídeo os desafios das gerações na escola e como vencer:

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Confira também as entrevistas que estamos realizando no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

 

Dia Nacional dos Clubes – 15 de julho

O dia nacional dos clubes é uma ocasião bastante oportuna para abordarmos o trabalho em equipe, visto que o trabalho conjunto de pessoas com um objetivo em comum torna as grandes metas e desafios muito mais palpáveis.

Caberá a você ou (ao educador responsável) desenvolver no aluno noções de trabalho conjunto, pensamento crítico e escrita. A disciplina de Língua Portuguesa será diretamente beneficiada por esta atividade ao trabalhar-se o gênero carta convite.

No entanto, outras disciplinas também poderão colher bons frutos dessa atividade desde que o conceito de clubes de estudo seja levado para as outras áreas de conhecimento.

Para você, o que é um clube?

Para esta oficina de ideias escreva no quadro a palavra CLUBE e reúna seus alunos em um círculo. Cada estudante deverá falar o que sabe sobre o conceito de clube, como formar um e os tipos de clubes existentes.

Naturalmente os clubes de futebol serão citados nos primeiros momentos, mas a discussão deve ser direcionada para o “clube” de maneira geral, não necessariamente aos clubes de futebol, pois existem centenas de modalidades possíveis. Portanto, apeguemo-nos às novas possibilidades de abordagem.

Clubes na história

Para a atividade de leitura será realizada uma pesquisa sobre a história dos clubes e as modalidades existentes. Incentive seus alunos a buscarem por clubes que possuam relações com o ambiente escolar. Alguns exemplos de clubes escolares são:

  • Clube de matemática;
  • Clube de literatura;
  • De literatura nacional;
  • Clube de ciências aplicadas;
  • Clube de língua portuguesa;
  • Clube de escritores;
  • Entre outros…

O que não faltam são modalidades de clubes diferentes e nas mais diversas áreas. Deixe claro a existência de clubes para todos os tipos de gostos. Assim, os participantes poderão escolher aquilo com o que mais se identificam.

Dia nacional dos clubes – Uma oficina de produção textual

Baseando-se na lista criada sobre os possíveis clubes na escola os alunos deverão escolher o tipo de clube que gostariam de criar ou associarem-se.   Em seguida, como produção escrita, os alunos irão trabalhar o gênero de carta convite dirigida aos seus colegas explicando sobre seu clube e convidando-lhes. Para tal, incentive-os a escrever de maneira persuasiva e convincente, mostrando aos possíveis candidatos as vantagens e benefícios existentes na associação ao clube criado.

Feedback

Baseando-se na lista criada sobre os possíveis clubes na escola os alunos deverão escolher o tipo de clube que gostariam de criar ou associarem-se.   Em seguida, como produção escrita, os estudantes irão trabalhar o gênero de carta convite, que dirigida aos colegas explicando-lhes sobre o clube. Para tal, incentive-os a escrever de maneira persuasiva e convincente, convidando e mostrando aos possíveis candidatos as vantagens e benefícios existentes na associação ao clube (já existente ou criado).

Compre a apostila completa para atividades com datas comemorativas para o mês de julho!

Obtenha este e mais 30 materiais com atividades exclusivas para o mês de julho por apenas 10 reais. Compre agora e receba o ebook completo, com esquemas e fotos! <3

APENAS 10 REAIS!


 

Obrigado por chegar até aqui. Peço gentilmente que você compartilhe este conteúdo exclusivo em suas redes sociais, com seus colegas e amigos. Também conto com as suas sugestões para os próximos conteúdos. Forte abraço e até a próxima!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.