Olá meus queridos! Hoje o nosso tema é o Dia Oficial da Farmácia. Profissão importante e que merece ser lembrada. Boa leitura!

05 de setembro – Dia Oficial da Farmácia – Plano de Aula

No dia 05 de setembro comemora-se o Dia Oficial da Farmácia. A primeira convenção dos oficiais de farmácia – outro nome para os responsáveis técnicos de uma drogaria – aconteceu no dia 5 de setembro de 1953, na Biblioteca Municipal de São Paulo. Por isso, a categoria foi homenageada nessa data. Assim, neste contexto o professor poderá abordar com os alunos mais uma possível área de atuação profissional, aproximando os alunos do mercado de trabalho e reforçando pontos da história das profissões do nosso país.

Dia Oficial da Farmácia
Nesta atividade os alunos irão desenvolver atividades de escrita, apresentação, oralidade e criatividade através de um teatro. As disciplinas de português, ciências, história e artes se beneficiarão desta atividade.

Brainstorm Para o Dia Oficial da Farmácia

Para a oficina de ideias o professor irá apresentar o “Dia Oficial da Farmácia”, contando que neste mês comemoramos esta data. Com um cartaz escrito a palavra “Farmácia”, o professor irá perguntar o que alunos sabem sobre esta temática. Todas as opiniões serão relevantes e poderão ser discutidas.
A conversa descontraída deverá ser conduzida e o professor poderá auxiliar com sugestões. Depois dessa conversa, o professor realizará uma breve introdução sobre o tema e abordará a data que se comemora esta área profissional.

Atividade de Leitura Para o Dia Oficial da Farmácia

Para realizar a atividade de leitura os alunos serão conduzidos a textos históricos e informativos sobre a área da Farmácia. O professor poderá auxiliar na pesquisa e ajudar na interpretação de textos mais complexos. O professor de ciências também poderá utilizar esta atividade para abordar temáticas correlatas, como análises de laboratório, exames, medicamentos, dentre outros.

Dia Oficial da Farmácia

O professor de história também poderá auxiliar na contextualização histórica desta área profissional no Brasil. Após a leitura, os alunos se reunião em grupo e discutirão o que mais os interessou na leitura, criando uma lista de interesses.

Produção Textual Para o Dia Oficial da Farmácia

Para a atividade de produção escrita, cada grupo será responsável por criar um parágrafo sobre “Dia Oficial da Farmácia”, com as próprias palavras. O professor direcionará qual parte cada grupo deve abordar (exemplo: história, criação da profissão, mercado de trabalho, atribuições, ambiente de trabalho, dentre outros). Ao final desta produção textual, os alunos irão fixar em um cartaz as partes do texto na ordem indicada.

Feedback Para o Final da Sua Aula Sobre o Dia Oficial da Farmácia

Para a atividade de feedback os alunos irão colar o cartaz no mural da sala e baseando-se no cartaz irão encenar o dia de um farmacêutico. Nesta etapa os alunos poderão desenvolver o cenário e o figurino com tintas, folhas em branco e coloridas, cartolinas, tecidos, pincéis, canetas coloridas, purpurina, cola branca, revistas, tesoura, barbante, dentre outros.
Ao final, sugerimos utilizar alguma das nossas ferramentas de feedback no final deste e-book.

Compartilhe nosso plano de aula nas suas redes sociais.

Muito obrigado por nos acompanhar até aqui. Não deixe de conferir nossos outros planos de aula. Até mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.