Dia Oficial da Farmácia 1

Olá, pessoal! O post de hoje é pra partilhar o que vocês irão encontrar na sequência didática “05  de setembro – Dia Oficial da Farmácia” do E-book 48 Atividades para o mês de setembro.

05  de setembro – Dia Oficial da Farmácia

 No dia 05 de setembro comemora-se o Dia Oficial da Farmácia. A primeira convenção dos oficiais de farmácia – outro nome para os responsáveis técnicos de uma drogaria – aconteceu no dia 5 de setembro de 1953, na Biblioteca Municipal de São Paulo. Por isso, a categoria foi homenageada nessa data.

Logo, neste contexto o professor poderá abordar com os alunos mais de uma possível área de atuação profissional, aproximando os alunos do mercado de trabalho e reforçando pontos da história das profissões do nosso país.

Para o Dia Oficial da Farmácia propomos trabalhar com:

  • Desenvolvimento de diversas habilidades como escrita, oralidade e criatividade;
  • Exploração do gênero “Teatro”;
  • Atividade interdisciplinas entres as disciplinas de português, ciências, história e artes.

Dia Oficial da Farmácia

Estrutura dessa proposta da atividade para o dia Oficial da Farmácia

  • Essa sequência didática é composta por um momento inicial de brainstorm, no qual sugerimos uma discussão sobre os passos que o professor deverá tomar a fim de realizar a atividades proposta;
  • Sugestão de uma atividade de leitura, em que sugerimos um referencial teórico que auxiliará o professor nesse processo, indicando um material para consulta e leitura;
  • Orientação para a proposição de uma produção textual.;
  • Sugestão de uma atividade de FeedBack, na qual orientamos detalhadamente como deve acontecer.

Conheça uma das nossas atividades: Atividade de Leitura

 Para a oficina de ideias o professor irá apresentar o “Dia Oficial da Farmácia”, contando que neste mês comemoramos esta data. Com um cartaz escrito a palavra “Farmácia”, o professor irá perguntar o que alunos sabem sobre esta temática. Todas as opiniões serão relevantes e poderão ser discutidas.

  A conversa descontraída deverá ser conduzida e o professor poderá auxiliar com sugestões. Em seguida, o professor realizará uma breve introdução sobre o tema e abordará a data que se comemora esta área profissional.

Conheça uma das nossas atividades: Atividade de Leitura

Para realizar a atividade de leitura os alunos serão conduzidos a textos históricos e informativos sobre a área da Farmácia. O professor poderá auxiliar na pesquisa e ajudar na interpretação de textos mais complexos. O professor de ciências também poderá utilizar esta atividade para abordar temáticas correlatas, como análises de laboratório, exames, medicamentos, dentre outros.

O professor de história também poderá auxiliar na contextualização histórica desta área profissional no Brasil. Após a leitura, os alunos se reunirão em grupo e discutirão o que mais os interessou na leitura, criando uma lista de interesses

Conheça uma das nossas atividades: Produção Textual

 Para a atividade de produção escrita, cada grupo será responsável por criar um parágrafo sobre “Dia Oficial da Farmácia”, com as próprias palavras. O professor direcionará qual parte cada grupo deve abordar (exemplo: história, criação da profissão, mercado de trabalho, atribuições, ambiente de trabalho, dentre outros). Ao final desta produção textual, os alunos irão fixar em um cartaz as partes do texto na ordem indicada.

 

Dia Oficial da Farmácia

Conheça uma das nossas atividades: Feedbak

Para a atividade de feedback os alunos irão colar o cartaz no mural da sala e baseando-se no cartaz irão encenar o dia de um farmacêutico. Nesta etapa os alunos poderão desenvolver o cenário e o figurino com tintas, folhas em branco e coloridas, cartolinas, tecidos, pincéis, canetas coloridas, purpurina, cola branca, revistas, tesoura, barbante, dentre outros.Ao final, sugerimos utilizar alguma das nossas ferramentas de feedback no final deste e-book.

Obrigado por se interessa por esse e-book, intitulado 48 Atividades para o mês de setembro!!!

Para comprar esse book aqui:

Não perca tempo!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.