Bom dia, gente! Tudo ok? O tema da vez é o dia do Portador de Deficiência. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Espero que gostem!

03 de dezembro – Dia do Portador de Deficiência – Roteiro de atividades

O dia 03 de dezembro foi escolhido durante uma Assembleia Geral da ONU, realizada em 14 de outubro de 1992, e coincide com a data da adoção do Programa de Ação Mundial para as Pessoas com Deficiência pela Assembleia Geral da ONU, em 1982. As entidades mundiais da área criaram o dia visando gerar conscientização, compromisso e ações que transformem a situação dos deficientes no mundo. Esta é uma excelente oportunidade para trabalhar em sala de aula a luta das pessoas com deficiência, explorando a sua posição na sociedade e o respeito. Os alunos poderão desenvolver valores sobre cidadania e participação plena em igualdade de condições.

 Nesta atividade os valores de respeito, ajuda e compreensão do aluno será estimulado, com ênfase na escrita e apresentação oral. Disciplinas como português, artes e história poderão se beneficiar desta atividade.

Brainstorm – Dia do Portador de deficiência

Para a oficina de ideias os alunos deverão estar reunidos em círculo, no chão da sala. O professor deverá dispor de um grande cartaz escrito DEFICIENTE FÍSICO. Os alunos receberão tinta colorida e pincéis para pintarem, escreverem e desenharem no cartaz todos os aspectos importantes de se respeitar as pessoas com deficiência.

Ao final deste primeiro momento cada aluno poderá contar para a turma em uma conversa descontraída o que sabe sobre o tema. O professor mediará uma discussão descontraída entre os alunos.

Fizemos um vídeo lendo e explicando atividades para realizar em sala de aula. Vamos dar uma olhada?

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Temos um anunciante!!! Clique na imagem ou no link e veja esse curso ímpar que nosso anunciante está oferencendo para quem está querendo trabalhar na web!

Sobre o autor do curso e o curso: 

Alex Vargas é um empreendedor digital em série e tem mais de 40 projetos online. Só que o melhor é que ele desenvolveu um sistema a prova de falhas e que já vem aprimorando a mais de 4 anos, pra criar esses projetos de forma extremamente rápida. Com esse sistema, que na verdade é um método em passos simples, mas que devem ser aplicados na ordem certa é possível criar vários projetos online de forma muito rápida, progressiva e altamente lucrativa. E esse sistema ele compilou tudo em um Super Treinamento que chamou de Formula Negocio Online. https://go.hotmart.com/S10361627L

Já tivemos acesso ao treinamento e desde a semana passada estou aplicando aqui no blog. De uma olhada nesse ebook, clique no link abaixo:

https://go.hotmart.com/S10361627L?ap=b6e8

O Treinamento é totalmente em vídeo aulas, com mais de 200 vídeos, mais de 50 horas no total de pura informação de qualidade no modelo de passo a passo, é impossível errar.Além disso, tem muito material extra, como: Mapas Mentais, Checklists, Exercícios, Fluxogramas, Ferramentas Para os Membros, Várias Bônus Fantásticos. E ainda uma galera muito bacana que faz parte dos alunos e esta aprendo e trocando idéias, e ainda o próprio Alex Vargas, esta sempre pronto pra responder todas as duvidas. Olha os depoimentos deles:

https://go.hotmart.com/S10361627L?ap=305a

Veja esse vídeo com 10 atividades explicadas para combater o bullying e o preconceito na escola e em casa!

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Confira também as entrevistas com poetas que estamos realizando no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

E ainda temos os vídeos de poesias, sempre maravilhosos e diários no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

Atividade de leitura – Dia do Portador de deficiência

Para a atividade de aprendizagem os alunos serão divididos em grupos e deverão realizar uma pesquisa online e uma pesquisa na biblioteca da escola. Aspectos sobre a história da luta das pessoas com deficiência no Brasil e no mundo poderão ser pesquisados e anotados. Os alunos serão encorajados a discutirem sobre o tema em grupo.

  • O que é deficiência física
  • Luta das pessoas com deficiência
  • Respeito pelas diferenças

Produção escrita – Dia do Portador de deficiência

Na atividade de produção textual os alunos deverão trabalhar em grupos para criarem um pequeno livro com título “Deficiente Físico e a Escola”. Cada grupo deverá ser responsável por um capítulo do livro. Os desenhos do livro também serão responsabilidade dos alunos, por isso eles deverão dispor de lápis coloridos, canetas, fitas, purpurina, cola, dentre outros.

            Para a atividade de avaliação os alunos poderão expor o livro criado na própria biblioteca.

Feedback – Dia do Portador de deficiência

Sugerimos utilizar o termômetro (ver ferramentas de feedback no final deste e-book), onde cada participante ou aluno poderá desenhar uma linha vermelha na temperatura de satisfação com a atividade, que vai desde “pode melhorar” (baixa temperatura) até “muito bem” (alta temperatura). Além disso, cada aluno também fará uma análise crítica do que foi produzido e da satisfação que teve com a atividade.

Compartilhe nosso plano de aula nas suas redes sociais

Obrigado por nos acompanhar até aqui. Confira nossos outros planos de aulas sobre datas comemorativas.

Você também pode gostar de:

Dia do Deficiente Físico – Plano de aula

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.