Dia do Portador de Deficiência – Roteiro de atividades

0
119
Dia do Portador de Deficiência - Roteiro de atividades

Bom dia, gente! Tudo ok? O tema da vez é o dia do Portador de Deficiência. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Espero que gostem!

03 de dezembro – Dia do Portador de Deficiência – Roteiro de atividades

O dia 03 de dezembro foi escolhido durante uma Assembleia Geral da ONU, realizada em 14 de outubro de 1992, e coincide com a data da adoção do Programa de Ação Mundial para as Pessoas com Deficiência pela Assembleia Geral da ONU, em 1982. As entidades mundiais da área criaram o dia visando gerar conscientização, compromisso e ações que transformem a situação dos deficientes no mundo. Esta é uma excelente oportunidade para trabalhar em sala de aula a luta das pessoas com deficiência, explorando a sua posição na sociedade e o respeito. Os alunos poderão desenvolver valores sobre cidadania e participação plena em igualdade de condições.

 Nesta atividade os valores de respeito, ajuda e compreensão do aluno será estimulado, com ênfase na escrita e apresentação oral. Disciplinas como português, artes e história poderão se beneficiar desta atividade.

Brainstorm – Dia do Portador de deficiência

Para a oficina de ideias os alunos deverão estar reunidos em círculo, no chão da sala. O professor deverá dispor de um grande cartaz escrito DEFICIENTE FÍSICO. Os alunos receberão tinta colorida e pincéis para pintarem, escreverem e desenharem no cartaz todos os aspectos importantes de se respeitar as pessoas com deficiência.

Ao final deste primeiro momento cada aluno poderá contar para a turma em uma conversa descontraída o que sabe sobre o tema. O professor mediará uma discussão descontraída entre os alunos.

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

Compre o nosso ebook de atividades educativas para o mês de julho. Material 100 ilustrado, com atividades e roteiros de atividades únicas e focadas no ensino de leitura e escrito:

31 atividades escolares para o mês de julho

Clique aqui ou na imagem para comprar o ebook por apenas 10 reais!

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminhar o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Atividade de leitura – Dia do Portador de deficiência

Para a atividade de aprendizagem os alunos serão divididos em grupos e deverão realizar uma pesquisa online e uma pesquisa na biblioteca da escola. Aspectos sobre a história da luta das pessoas com deficiência no Brasil e no mundo poderão ser pesquisados e anotados. Os alunos serão encorajados a discutirem sobre o tema em grupo.

  • O que é deficiência física
  • Luta das pessoas com deficiência
  • Respeito pelas diferenças

Produção escrita – Dia do Portador de deficiência

Na atividade de produção textual os alunos deverão trabalhar em grupos para criarem um pequeno livro com título “Deficiente Físico e a Escola”. Cada grupo deverá ser responsável por um capítulo do livro. Os desenhos do livro também serão responsabilidade dos alunos, por isso eles deverão dispor de lápis coloridos, canetas, fitas, purpurina, cola, dentre outros.

            Para a atividade de avaliação os alunos poderão expor o livro criado na própria biblioteca.

Feedback – Dia do Portador de deficiência

Sugerimos utilizar o termômetro (ver ferramentas de feedback no final deste e-book), onde cada participante ou aluno poderá desenhar uma linha vermelha na temperatura de satisfação com a atividade, que vai desde “pode melhorar” (baixa temperatura) até “muito bem” (alta temperatura). Além disso, cada aluno também fará uma análise crítica do que foi produzido e da satisfação que teve com a atividade.

Compartilhe nosso plano de aula nas suas redes sociais

Obrigado por nos acompanhar até aqui. Confira nossos outros planos de aulas sobre datas comemorativas.

Você também pode gostar de:

Dia do Deficiente Físico – Plano de aula

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.