in ,

Dietas para diabéticos

Dietas para diabéticos 1

A diabete é uma doença caracterizada pela elevação de glicose no sangue, a hiperglicemia. Ela pode se dar de duas formas: tipo 1 e tipo 2.

No tipo 1, o sistema imunológico da própria pessoa ataca as células beta. Ocorrendo então a falta de insulina sendo liberada para o organismo. Esse tipo de diabetes em nada pode ser associado a má alimentação ou obesidade. Já no tipo 2, a mais comum de todas, acontece quando o organismo não consegue controlar e utilizar a insulina que o corpo produz. Esse tipo pode ser advindos de fatores genéticos ou a má alimentação combinado com excesso de peso.

Cada uma dessas diabetes serão tratadas de forma diferente, também dependendo de como as pessoas reagem aos tratamentos e a própria doença. Mas uma coisa que todas as diabetes possuem em comum durante seu tratamento, é a correção e melhoria da alimentação.

Índice: hide

Dietas para diabéticos

E para te auxiliar durante esse tratamento, selecionamos algumas dietas para quem tem diabetes e quer melhorar sua qualidade de vida.

Atenção: As dietas devem ser feitas com cautela, e nunca substituem um médico ou/e nutricionista. Por isso, procure sempre um médico antes de seguir qualquer dieta ou algo do tipo.

Dieta Com Alimentos Ideais – Dietas para diabéticos

O que é a Dieta Com Alimentos Ideais para diabéticos?

O maior foco dessa dieta é com a adição e uso de produtos e alimentos que vão te ajudar a controlar sua diabetes. Nela, você não encontrará muito sobre quais alimentos cortar, mas sim o que colocar. Ela é ideal para os dois tipos de diabetes, ajudando quem tem ambos.

Benefícios da Dieta Com Alimentos Ideais para diabéticos

Essa dieta só tende a trazer benefícios para você. Ela não vai chegar cortando nenhum alimento (mesmo que junto com ela deva ser feito o corte de alimentos que pioram a diabetes), e também vai te ajudar a ter uma vida mais saudável utilizando produtos naturais e com menos açúcar e gordura.

Como fazer a Dieta Com Alimentos Ideais para diabéticos

Quando a pessoa já está com diabetes, é imprescindível que o cuidado seja por toda sua vida. Um descuido com a sua alimentação e sua vida pode diminuir alguns anos. Então o ideal é que essa dieta seja feita por toda a sua vida.

Com o tempo fica bem mais fácil de comer esses alimentos e acaba se tornando um hábito saudável.

Alimentos presentes na Dieta Com Alimentos Ideais para diabéticos

Apesar do que acham, a dieta para pessoas com diabetes não precisa ser restritiva e nem ter poucas coisas. Você terá uma noção disso com os alimentos que fazem parte da Dieta Com Alimentos Ideais:

  • Grãos integrais – como quinoa, chia e linhaça contribuem além da diabetes, no saciamento, consequentemente com a ajuda na hora de perder peso.
  • Legumes e verduras – de todos os tipos e cores!
  • Leguminosas – como lentilha, feijão contribuem muito no controle das taxas de glicemia.
  • Canela – ajuda na sensibilidade à insulina, além de ser aliada para quem quer perder peso.
  • Aveia
  • Maçã – a fruta possui baixíssimos índices glicêmicos.
  • Azeite de oliva
  • Nozes e castanhas
  • Abacate – esse alimento é bom para quase tudo!

Cardápios da Dieta Com Alimentos Ideais para diabéticos

Como deu para perceber, a Dieta Com Alimentos Ideais vêm com o propósito de adicionar produtos mais naturais e com baixos índices glicêmicos para ajudar no controle da diabetes. Para adicionar esses alimentos em suas refeições é uma boa pedida buscar por uma nutricionista, que irá lhe guiar quanto a quantidade e outros fatores.

Mas de qualquer forma, um exemplo de cardápio utilizando esses alimentos seria:

  • Café da manhã: Iogurte natural (o mais sem açúcar possível) com chia, quinoa ou linhaça. Pode adicionar uma pitada de canela também, caso deseje.
  • Lanche da manhã: uma maçã.
  • Almoço: carnes leves como peixe e frango, junto de feijão ou lentilha. Legumes e verduras à vontade e de total escolha sua.
  • Lanche da tarde: Nozes e castanhas (umas 5 já são suficientes para saciar)
  • Jantar: A janta deve ser preparada com cuidado e o mais leve possível, evitando açúcar de todas as formas. Para que o corpo consiga absorver tudo antes de dormir.

Riscos, contraindicações e desvantagens da Dieta Com Alimentos Ideais para diabéticos

Ela não apresenta riscos, pois alimentos citados são todos bons para o controle da diabetes. Entretanto, é necessário ter um acompanhamento diário para entender qual a quantidade ideal daqueles alimentos para seu corpo. Não se deve usa-los excessivamente, pois podem acabar fazendo o efeito contrário e piorando o estado de saúde da pessoa.

Dieta Pobre – Dietas para diabéticos

O que é a Dieta Pobre para diabéticos?

Diferente de seu nome, a Dieta Pobre irá somente enriquecer sua saúde e disposição física e mental. Nela o foco é o corte de alimentos que são cheios de açúcar e carboidratos, dois inimigos enormes de quem tem diabetes.

É ótima para quem tem os dois tipos de diabetes.

Benefícios da Dieta Pobre para diabéticos

Ela além de baixar o índice glicêmico ao retirar alimentos e produtos que são ruins para o organismo de quem tem diabetes, também ajuda para uma vida mais saudável e para a perda de peso.

Como fazer a Dieta Pobre para diabéticos

A dieta deve durar por toda a vida da pessoa que estiver fazendo.

Alimentos NÃO presentes na Dieta Pobre para diabéticos

Essa dieta é baseada no corte de alimentos que fazem mal ao seu corpo e prejudicam no seu tratamento da diabetes. Sendo assim, a lista principal de alimentos a serem evitados, e se possível cortados, das suas refeições são:

  • Massas – pães, pizzas, macarrão e outros tipos devem ser evitados por terem muito carboidrato.
  • Bebida alcoólica – deve ser cortada drasticamente pois envolve muito todo o processo da insulina.
  • Diminuição de sal
  • Evitar coisas fritas – sempre optar pela versão grelhada, cozida ou asssada.
  • Evitar produtos industrializados – muitos dos nomes que aparecem em ingredientes no qual não sabemos o que significam, são açúcar e prejudicam muito a saúde.
  • Doces – é complicado parar de comer doce, mas a diminuição deve ser bem grande, e sempre ao comer preferir os doces mais naturais.

Cardápios da Dieta Pobre para diabéticos

Como o foco é o corte desses alimentos, é ideal saber o que fazer em seu lugar e como utilizar alimentos que vão nutrir você. Isso deve ser feito então com a ajuda de médicos e nutricionistas, que saberão a quantidade e também como repor.

Mas um exemplo de cardápio nesse estilo da Dieta Pobre seria:

  • Café da manhã: Leite desnatado (troque totalmente o integral devido a gordura) e pão integral (pois possuem muita fibra)
  • Lanche da manhã: uma fruta (evitar frutas com alto índice glicêmico como pêra, pêssego e outros)
  • Almoço: nada de frituras! Opte por um grelhado ou assado, e adicione legumes e verduras a vontade.
  • Lanche da tarde: nozes (ricas em fibras)
  • Jantar: Algo bem leve, nada de massas ou frituras.

Riscos, contraindicações e desvantagens da Dieta Pobre para diabéticos

Ao tirar um alimento ou produto de sua dieta normal, pode ser que você esteja privando seu corpo de certos nutrientes. Por isso, ao fazer a Dieta Pobre é necessário checagem com médicos e exames de sangue contínuos para saber se não está em falta de algum nutriente, e caso esteja, como proceder.

Dieta Mediterrânea – Dietas para diabéticos

O que é a Dieta Mediterrânea para diabéticos?

Essa dieta é muito conhecida e é baseada em usar apenas alimentos naturais, frescos e de boa qualidade. Evitando todo o tipo de produtos industrializados e cheios de açúcar, sal e outros que fazem mal para seu corpo.

Ela pode ser feita pela maioria das pessoas, incluindo os dois que possuem qualquer um dos tipos de diabetes.

Benefícios da Dieta Mediterrânea para diabéticos

Ela além de fazer com que você tenha uma vida mais saudável e natural, promovendo um bem-estar em todo seu corpo e mente, a Dieta Mediterrânea ajuda no controle da diabetes. Isso se dá pois seus alimentos combinados são de grande ajuda na hora de controlar o índice glicêmico.

Como fazer a Dieta Mediterrânea para diabéticos

Para realizar a Dieta Mediterrânea é necessário mudar muitos de seus hábitos. Especialmente para quem tem problemas com a má alimentação, esse pode ser um caminho duro, mas que valerá a pena no final.

Ela deve ser adotada para toda a vida, e com o tempo se tornando um hábito e ficando mais fácil.

Alimentos presentes na Dieta Mediterrânea para diabéticos

Os alimentos que estão presentes nessa dieta são os mais saudáveis e naturais possíveis. Nela você vai evitar fritura, produtos industrializados, açúcar e sal demais.

Entretanto, nela você vai utilizar e comer muito peixe, que é uma fonte de ômega-3, ótimo para quem tem diabetes tipo 2. Os alimentos que você vai adicionar em suas refeições são:

  • Peixes (salmão, atum, tilápia e vários outros)
  • Azeite de oliva
  • Frutas (evitando as com muita frutose)
  • Legumes e verduras variados
  • Queijos brancos (troque completamente outros tipos de queijos como a mussarela)
  • Alimentos ricos em fibras (como a aveia)
  • Temperos naturais (como cúrcuma e açafrão ajudam os diabéticos)

Cardápios da Dieta Mediterrânea para diabéticos

Os cardápios dessa dieta se baseiam no consumo moderado de alimentos que irão te saciar por um período completo. Para os diabéticos é ideal nunca pular nenhuma refeição.

  • Café da manhã: Leite desnatado (nunca integral), pão integral com ricota ou outro queijo branco e alguma fruta pequena e não muito doce.
  • Lanche da manhã: Torradas integrais com castanhas
  • Almoço: Salmão grelhado, feijão ou outra fonte de proteína, salada com verduras variadas e legumes cozidos.
  • Lanche da tarde: Iogurte natural com linhaça, quinoa outra fonte de fibra, tapioca com recheio light.
  • Jantar: Peito de frango grelhado, pode fazer com algum molho saudável como o de tomate. Feijão ou lentilha junto com o arroz integral, e salada variada e de sua escolha.

Riscos, contraindicações e desvantagens da Dieta Mediterrânea para diabéticos

O único porém da Dieta Mediterrânea é que ela não foi feita especialmente para quem tem diabetes. Desta forma, alguns alimentos (como frutas mais calóricas e doces) podem não ser muito bons para estas pessoas. Caso você siga essa dieta, é ideal ter sempre pesquisas se aqueles alimentos são OK para você ingerir, e de preferência, ser acompanhado de um médico nutricionista que conheça você a partir de exames médicos.

Dieta Guia Essencial – Dietas para diabéticos

O que é a Dieta Guia Essencial para diabéticos?

Essa dieta tem como o foco saber como se alimentar e não privar e adicionar diretamente produtos a suas refeições. O cuidado todo de aprender como controlar os seus índices de glicemia e assim ter uma vida mais confortável ao lado da diabetes.

É uma dieta para quem tem todos os tipos de diabetes.

Benefícios da Dieta Guia Essencial para diabéticos

A Dieta Guia Essencial não somente te ajudará a controlar sua diabetes, mas também a viver com ela. Quando comer, o que comer, porque não comer aquilo, tudo isso fará parte da sua reeducação alimentar para melhorar ainda mais sua saúde e manter tudo sob controle.

Como fazer a Dieta Guia Essencial para diabéticos

Você terá que aprender e levar ela para toda a sua vida. É ideal saber se alimentar então saiba que para diabéticos:

  • Nunca deve pular o café da manhã.
  • Faça de 5 a 6 refeições por dia.
  • Não utilize adoçante ou açúcar com muita frequência.
  • Evite ou diminua o consumo de bebidas alcoólicas.
  • Evite frituras.
  • Não exagere na carne – seja vermelha ou branca.

Alimentos presentes na Dieta Guia Essencial para diabéticos

  • Arroz integral
  • Batata doce
  • Feijão
  • Verduras e legumes
  • Frutas

Riscos, contraindicações e desvantagens da Dieta Guia Essencial para diabéticos

Não existe nenhum risco e nem contraindicação a respeito dessa dieta, pois ela se assemelha muito a uma reeducação alimentar. Entretanto, como você está mexendo muito com quantidade e tipos de produtos e alimentos ingeridos, é essencial a busca por um profissional na área da saúde para te ajudar e orientar. Além de claro, sempre ter exames feitos.

FIM

Esperamos que tenham gostado das dietas que aqui reunimos e que tenham sido de ajuda para vocês. Não esqueçam de deixar seus comentários.

Leia também: Dietas para quem tem gastrite

Um Comentário

Deixe sua Opinião

Deixe uma resposta

Jogatina, de Roeva - Poema de bom dia

Jogatina, de Roeva – Poema de bom dia

Criança em inglês 7

Criança em inglês