Dietas para quem tem gastrite

0

A gastrite é um inflamamento do revestimento do estomago. Ela pode ser causada pelos mais diversos motivos, e um deles é uma má alimentação. Algumas pessoas podem te-las temporariamente, outros de forma crônica. Tendo qualquer um dos dois, quem está com essa inflamação precisa mudar sua alimentação e hábitos o quanto antes, para seu próprio bem. Evitando então que esse problema piore e seja necessário medidas ainda mais drásticas.

Dietas para quem tem gastrite

Sendo assim, pesquisamos e montamos algumas dietas para quem precisa cuidar de seu estômago de uma forma mais minuciosa.

Atenção: As dietas devem ser feitas com cautela, e nunca substituem um médico ou/e nutricionista. Por isso, procure sempre um médico antes de seguir qualquer dieta ou algo do tipo.

Dieta Saudável para quem tem gastrite

O que é a Dieta Saudável para quem tem gastrite

Essa dieta não somente evitará alimentos que tendem a piorar quem tem gastrite, mas também mudará sua má alimentação para uma mais saudável e natural. Ela também focará nos alimentos de mais fácil digestão para essas pessoas, com o foco principalmente em alimentos cozidos.

Ela é ideal para quem tem tanto Gastrite Crônica quanto a temporária. Fazendo um maior efeito na vida dos que tem a crônica.

Benefícios da Dieta Saudável para quem tem gastrite

Essa dieta não somente ajudará no controle de seu estomago, mas pode te ajudar a melhorar outros órgãos e partes do seu corpo que não estão trabalhando como deviam por causa de uma carência de nutrientes.

Ela pode demorar um pouco mais para curar a gastrite, mas com isso você está também prolongando seu conforto após se livrar da mesma. Ao mudar sua alimentação você evitará que essa gastrite em algum ponto da sua vida volte.

Como fazer a Dieta Saudável para quem tem gastrite

Para fazer essa dieta aconselhamos o acompanhamento médico, por mexer com alimentos que afetam todo o nosso sistema. O ideal dela é ser feita durante toda a sua vida, mas caso não seja possível por qualquer motivo, deve ser mantida o máximo que der. Além do resultado da cura da gastrite, você notará outras diferenças em seu corpo.

Além de adicionar alimentos em suas refeições, haverá também o corte de alguns. Alimentos que são de forma geral ruim para seu corpo são excluídos.

Alimentos presentes na Dieta Saudável para quem tem gastrite

Nessa dieta há a necessidade de diminuição de produtos com muito conservante, corante e produtos industrializados de forma geral. E a adição de alimentos mais naturais, saudáveis e que vão fazer bem para seu estomago.

É preciso lembrar que nem todos os alimentos que são bem saudáveis são bons para a sua gastrite. Por isso, mesmo sendo ótimos, devem ser evitados. Alguns dos alimentos presentes nessa dieta são:

  • Frutas (evitando as cítricas)
  • Vegetais de forma geral (especialmente cozidos, que são mais fáceis de digerir)
  • Carnes magras
  • Grãos integrais
  • Café descafeinado (para quem não vive sem café)
  • Iogurte natural e integral
  • Lentilha
  • Temperos sempre naturais
  • Queijos brancos

Cardápios da Dieta Saudável para quem tem gastrite

O cardápio para melhor eficiência em ambos gastrite e saúde em geral é preciso ser feito por alguém que conheça seu corpo. Ele vai precisar saber como encaixar cada alimento para melhor sua disposição e saúde.

Um exemplo de cardápio a ser feito nesse tipo de dieta é esse:

  • Café da manhã: Suco de frutas (sem ser cítricas), pão integral com ovo e/ou requeijão ou algum queijo branco.
  • Lanche da manhã: Uma fruta e castanhas ou algum grão.
  • Almoço: Arroz integral, peixe ou frango assados ou cozidos (melhor cozido sempre) e legumes cozidos.
  • Lanche da tarde: Iogurte natural e integral.
  • Jantar: Peixe assado com batatas e outros legumes a desejar.

Riscos, contraindicações e desvantagens da Dieta Saudável para quem tem gastrite

Esse tipo de dieta costuma ser de grande porte, ou seja, uma mudança radical. Pois, além de estar parando e evitando de comer determinados alimentos que antes você consumia, também está trabalhando com novos alimentos em sua dieta. Isso gera uma diferença de nutrientes, proteínas e calorias em suas refeições.

Por isso é necessário faze-la com o apoio de um médico especializado, como os nutricionistas, para ter um melhor resultado para todo seu corpo. A carência ou excesso de algum nutriente pode gerar problemas em outros lugares do seu corpo.

Dieta Para Gastrite e Úlcera para quem tem gastrite

O que é a Dieta Para Gastrite e Úlcera para quem tem gastrite

Essa dieta não somente te ajudará a conter e curar sua gastrite, mas também as úlceras gástricas. As úlceras são pequenas, médias ou grandes feridas que se formam na mucosa seja do estômago, esôfago ou intestino delgado. Ambas podem ser tratadas e curadas, e nessa dieta você encontrará como curar cada uma sem prejudicar a outra e nem prejudicar o restante do seu corpo.

Benefícios da Dieta Para Gastrite e Úlcera para quem tem gastrite

Essa dieta trará benefícios específicos para ambas as irritações estomacais. Como o foco é somente em um órgão, o resultado acaba sendo mais rápido e eficiente do que algumas outras dietas.

Como fazer a Dieta Para Gastrite e Úlcera para quem tem gastrite

Para fazer essa dieta não é necessário ter gastrite e úlcera. Se você possuir somente um desses problemas a dieta já é uma boa opção para sua alimentação.

Ela deve ser feita de 3-4 semanas, ou até ambos os problemas forem resolvidos. Isso varia de pessoa a pessoa e também o quão a risca você está levando a dieta. Ela vai adicionar e excluir alguns alimentos de suas refeições, o que pode trazer incomodo no começo, mas é um mal necessário para alcançar a cura de ambos problemas.

Alimentos presentes na Dieta Para Gastrite e Úlcera para quem tem gastrite

  • Cebolas
  • Alho
  • Abóbora
  • Pimentão
  • Folhas verdes
  • Alcachofra
  • Gengibre
  • Maçãs
  • Nozes
  • Ovo
  • Carnes brancas

Cardápios da Dieta Para Gastrite e Úlcera para quem tem gastrite

O cardápio pode ser formulado da forma que você achar melhor. Se sua alimentação já não era muito ruim antes de ter a gastrite e/ou úlcera, é possível que você só tenha que fazer algumas mudanças em suas refeições.

Um exemplo de cardápio dessa dieta é esse:

  • Café da manhã: Suco ou vitamina de frutas. Caso prefira, tome muita água. Água é um bom ajudante para problemas estomacais e outros do corpo.
  • Lanche da manhã: Nozes ou castanhas, desde que seja rico em fibras.
  • Almoço: Peixe ou frango cozido ou assado com omelete.
  • Lanche da tarde: Outro alimento que seja rico em fibras. (Fibras são sempre boas para gastrite e úlcera).
  • Jantar: Vegetais e carne desejada (desde que não seja vermelha)

Riscos, contraindicações e desvantagens da Dieta Para Gastrite e Úlcera para quem tem gastrite

A única desvantagem dessa dieta é que alguns alimentos ao serem retirados ou colocados em sua alimentação diária pode causar uma sensação de abstinência. Porém, sabendo controlar os desejos impulsivos por alimentos e bebidas que irão fazer mal para seu estômago e suas mucosas, o resultado virá de forma satisfatória.

Dieta Evitando Alimentos para quem tem gastrite

O que é a Dieta Evitando Alimentos para quem tem gastrite

Nessa dieta o foco não vai ser ter toda a sua alimentação mudada. Ela é especial para somente quem não tem Gastrite Crônica e quer resolver o problema o mais rápido possível.

Diferente das outras citadas, a Dieta Evitando Alimentos irá focar na restrição de alimentos que fazem mal para o estomago e podem gerar/piorar o estado da inflamação no revestimento (mucosa gástrica).

Benefícios da Dieta Evitando Alimentos para quem tem gastrite

Uma parcela dos alimentos que são excluídos de seu cotidiano durante essa dieta normalmente já são produtos que não costumam fazer bem para o nosso corpo de qualquer forma. Seja afetando diretamente no nosso estômago ou em outra parte do corpo. Ao excluir esses alimentos você de alguma forma já estará não somente melhorando o estado da sua gastrite, quanto melhorando seu estilo de vida.

Mas o principal é sua rapidez na hora de melhorar o estado da sua gastrite. Ao evitar alimentos que prejudicam e pioram o estado da sua mucosa gástrica, você dá tempo para que a mesma se recupere de forma total e sem interrupções. O resultado não somente será mais rápido, como também melhor e mais eficiente.

Como fazer a Dieta Evitando Alimentos para quem tem gastrite

Iniciando sozinho ou com o apoio de um nutricionista ou outro médico, essa dieta deve ser mantida por no mínimo um período de 3 semanas. Algumas pessoas conseguem curar a gastrite mais rápido, caso ela esteja em um grau mais leve, porém outras precisarão seguir a mesma um pouco mais do que o esperado. Sempre mantendo exames em dia para acompanhar se a dieta está ou não fazendo efeito.

Alimentos presentes na Dieta Evitando Alimentos para quem gastrite

A dieta não vai adicionar nenhum produto a sua alimentação normal (a não ser que algum alimento tenha que ser substituído). Ela vai trabalhar com restrições de alimentos que fazem mal ao estomago e sua parede mucosa.

Sendo então esses alimentos:

  • Refrigerantes (de qualquer marca)
  • Café
  • Carnes processadas (salsichas, linguiças e outras)
  • Açúcar e sal (diminuição do uso dos dois)
  • Chás verde ou preto
  • Leite
  • Cigarros e álcool
  • Produtos industrializados com muito corante e conservantes
  • Tomate
  • E comidas muito pesadas, pois demoram mais a serem digeridas.

Cardápios da Dieta Evitando Alimentos para quem tem gastrite

Os cardápios devem viabilizar a alimentação sem esses produtos. Um exemplo é o macarrão que deve ser evitado, pois além de ser uma comida pesada ao juntar com molhos vermelhos, você entra em contato com tomate que não é muito bom para a gastrite.

Riscos, contraindicações e desvantagens da Dieta Evitando Alimentos para quem tem gastrite

Ao evitar alimentos você pode estar tirando de sua alimentação alguns nutrientes e isso pode fazer falta e deixar seu corpo fraco ou vulnerável a ataques de vírus e algumas doenças. Por isso, ao cortar esses alimentos de sua dieta, não importa por quanto tempo for dura-la, é essencial estar de olho se algo irá ficar faltando e como você pode repô-lo sem comprometer a dieta e piorar sua gastrite.

Outro ponto a ser destacado é que por ser uma dieta de restrição, ao finalizar, a volta do consumo diário de alguns desses alimentos pode fazer com que a gastrite retorne. Algumas pessoas acabam deixando para sempre de lado a maioria dos alimentos que foram restritos, mas caso esse não seja seu caso e você queira voltar a comer tudo que antes comia, deve haver cuidado para que a gastrite não volte ainda pior do que já era.

Dieta Gastrite e Úlcera: Alimentação Adequada para quem tem gastrite

O que é a Dieta Gastrite e Úlcera: Alimentação Adequada para quem tem gastrite

Nessa dieta você não vai mexer somente nos tipos de alimentos que você vai ingerir. Mas também na quantidade.

Focado em recuperação e cura da gastrite e úlcera, essa dieta vai eliminar e adicionar diversos alimentos.

Benefícios da Dieta Gastrite e Úlcera: Alimentação Adequada para quem tem gastrite

Essa dieta vai conseguir mexer com os dois problemas que você está passando no estomago. Tendo um bom desenvolvimento

Como fazer a Dieta Gastrite e Úlcera: Alimentação Adequada para quem tem gastrite

Vai ser realizada de forma bem atenta a seus exames de sangue, pois irá mexer na quantidade de comida, ou seja, na quantidade de calorias e nutrientes. Deve ser feita por no mínimo 5 semanas.

Alimentos presentas na Dieta Gastrite e Úlcera: Alimentação Adequada para quem tem gastrite

  • Açafrão
  • Couve manteiga
  • Chá de camomila ou erva doce
  • Mirtilo
  • Cereja (sem ser as industrializados)

Cardápios da Dieta Gastrite e Úlcera: Alimentação Adequada para quem tem gastrite

  • Café da manhã: 1 fatia de melão, 1 fatia de pão integral com tofu
  • Lanche da manhã: castanha do pará e suco de frutas

Riscos, contraindicações e desvantagens da Dieta Gastrite e Úlcera: Alimentação Adequada para quem tem gastrite

A mudança de alimentação repentino pode causar algumas baixas e carências no seu sistema de determinados nutrientes. A dieta deve ser feita sempre com acompanhamento médico, incluindo exames de sangue e exames para saber como está a situação da gastrite e úlcera.

Dieta Ideal para quem tem gastrite

O que é a Dieta Ideal para quem tem gastrite?

Essa dieta é a junção de várias dietas até chegar nessa que foca especialmente na cura total da gastrite. Ela pode ser feita tanto por quem tem a gastrite temporária, quanto quem tem a crônica.

Benefícios da Dieta Ideal para quem tem gastrite

Com sua especificidade o resultado da melhora é evidente rapidamente. Logo, a cura é ainda mais rápida em casos temporários. Quem possui a crônica também logo de cara percebe uma melhora no seu desempenho estomacal, e seguindo a mesma por tempo indeterminado é possível trazer ainda mais essa melhora. Tendo então uma vida mais saudável e com mais conforto, sem ter tantas crises.

Como fazer a Dieta Ideal para quem tem gastrite

Ela deve ser realizada se possível com supervisão médica. Deve durar entre 4-6 semanas, sempre mantendo os exames em dia. Caso sua gastrite dure mais, pode continuar com a mesma.

Alimentos presentes na Dieta Ideal para quem tem gastrite

Priorização de alimentos como:

  • Suco de Aloe Vera
  • Biomassa de banana
  • Folhas verdes escuras
  • Couve
  • Chia

Cardápios da Dieta Ideal para quem tem gastrite

  • Café da manhã: 1 fatia de bolo integral + 1 suco de frutas + omelete
  • Lanche da manhã: Iogurte com soja
  • Almoço: Peixe cozido + legumes

Riscos, contraindicações e desvantagens da Dieta Ideal para quem tem gastrite

Alguns cardápios podem ser uma mudança brusca de alimentação para algumas pessoas. Isso vai gerar desconforto no começo para se acostumar com essas novas refeições feitas. Além de que pode causar uma mudança física e interna de seu corpo. Por isso é ideal manter em dia os exames de sangue.

FIM

Não devemos deixar de sempre procurar um médico para ele dizer como abordar a situação da melhor maneira possível. Esperamos que tenham gostado e não esqueçam de deixar seu comentário.