Diferença entre crescimento e desenvolvimento

0
1488
Diferença entre crescimento e desenvolvimento 1

Olá, hoje vamos falar um pouquinho sobre a diferença entre crescimento e desenvolvimento infantil. Esse é um assunto que deixa muitos profissionais na dúvida e que precisa ser entendido de forma clara pelos educadores.

Saiba a diferença entre crescimento e desenvolvimento

O que é crescimento infantil?

O crescimento infantil pode ser definido como o aumento da estrutura corporal. Isso ocorre pelo fato das células se multiplicarem e duplicarem de tamanho, tendo assim um crescimento linear.

Para podermos definir de modo mais geral, podemos dizer que é um processo que ocorre de forma dinâmica e continua, que se estende desde a concepção do feto, até o final da vida humana, levando em conta os fenômenos de substituição e de regeneração dos tecidos e dos órgãos.

O crescimento pode ser considerado um indicador da saúde da criança, ele pode ser considerado da seguinte forma, se o crescimento da criança está acontecendo normalmente, isso indica que sua saúde está em perfeito estado.

Veja um vídeo que explica de forma mais dinâmica o que é o crescimento infantil:


Quando uma gestante realiza um acompanhamento desde o pré-natal, se estendendo ao parto e ao pós-parto e possui um acompanhamento na amamentação e a avaliação médica nos primeiros anos de vida, a criança tem grandes probabilidades de crescer de forma correta e saudável.

É importante que seja realizado um acompanhamento de como a criança está crescendo, analisando seu peso corporal, sua estrutura e seu perímetro cefálico por exemplo. Esse processo é muito importante para saber quanto de medidas ou peso a criança perdeu e ganhou em um determinado período de tempo. Lembrando que essa avaliação deverá ser realizada a longo prazo para ter certeza de quanto a criança está crescendo.

Veja uma tabela que exemplifica qual seriam os padrões de crescimento de cada mês de uma criança:

Diferença entre crescimento e desenvolvimento
Fonte: http://pediatravirtual.net/grafico-curva-do-crescimento-infantil/

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

Compre o nosso ebook de atividades educativas para o mês de julho. Material 100 ilustrado, com atividades e roteiros de atividades únicas e focadas no ensino de leitura e escrito:

31 atividades escolares para o mês de julho

Clique aqui ou na imagem para comprar o ebook por apenas 10 reais!

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminhar o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Quais os fatores que influenciam o crescimento infantil saudável?

Todos nós seres humanos, nascemos com um potencial incluso na genética de crescimento onde essa meta poderá ou não ser alcançada, tudo irá depender da qualidade de vida e do meio social em que essa criança está inserida, desde seu nascimento até a vida adulta.

Para que esse crescimento ocorra, é necessário a união de fatores genéticos e ambientais, como explicado a cima, esses fatores incluem a alimentação, a boa saúde, condições de higiene, de habitação e saneamento básico, bem como os cuidados que os responsáveis aplicam a criança.

Ao contrário do que muitos pensam, atenção e carinho são ações que podem acelerar, e na falta deles, retardar o processo de crescimento.

O período onde o crescimento acontece de forma mais acelerada é o intrauterino, por isso a importância de um pré-natal bem acompanhado para identificar qualquer problema de crescimento e começar um tratamento o quanto antes.

Nesse momento o ideal realizar a orientação nas gestantes contra bebidas alcoólicas, drogas ilícitas e da importância de uma alimentação saudável e da prevenção de doenças como a diabetes gestacional, pressão alta e infecções que podem atrapalhar o crescimento da criança.

Diferença entre crescimento e desenvolvimento

O acompanhamento de uma gestação se torna mais importante ainda em melhores mais jovens, que engravidam antes dos 19 anos e em mulheres mais velhas, acima de 35 anos. O motivo é o fato que as chances da criança desenvolver uma anomalia congênita é muito grande, e isso pode interferir diretamente o crescimento da criança.

Após a idade intrauterina, outro fator que contribui diretamente para o crescimento da criança é a alimentação. É muito importante que cada fase seja respeitada e que os pais ofereçam o alimento ideal para a saúde da criança. Até os seis meses por exemplo, a criança deve ingerir somente leite materno, após esse período deve ser incluso em sua dieta frutas, verduras e legumes para que o seu crescimento seja favorecido.

E para que o crescimento não seja afetado pela saúde da criança, é importante que as vacinas estejam em dias, dessa forma você contribui para que as doenças que possam ser prevenidas sejam evitadas.

Qual a diferença entre crescimento e desenvolvimento?

Como explicado anteriormente o crescimento nada mais é do que o aumento do tamanho corporal, proveniente do aumento do número e tamanhos das células do corpo humano. Já o desenvolvimento é a aquisição de habilidades novas, ou seja, com o tempo a criança adquiri a capacidade de executar funções que se elevam de complexidade gradativamente.

Veja esse vídeo que explica de forma bem explicativa cada fase do desenvolvimento da criança:

O termo desenvolvimento de um modo geral, faz referência a uma completa transformação, que ocorre de forma continua, dinâmica e progressiva, onde está incluso o crescimento, a maturação do indivíduo, os conceitos de aprendizagem e os aspectos psíquicos e sociais que irão formar o caráter do ser humano.

Qual é a melhor forma de acompanhar o crescimento e o desenvolvimento infantil?

Os pais e professores devem ficar atentos e acompanhar o crescimento e o desenvolvimento integral de uma criança, assim é possível diagnosticar problemas de desenvolvimento desde cedo, facilitando em um tratamento e até mesmo a cura.

É muito importante que a criança tenha um acompanhamento continuo com o pediatra, para que se necessário haja a intervenção de um enfermeiro, neuropediatra, psicólogo, ou de outro profissional especializado na área, que contribua para o crescimento e o desenvolvimento da criança.

E para que você se sinta ainda mais preparado e capacitado e acima de tudo saiba como reconhecer quando uma criança não está se desenvolvendo ou crescendo como deveria, o curso Avaliação do Desenvolvimento Motor infantil, pode te ajudar nesse momento.

Fonte: http://www.abc.med.br/p/saude-da-crianca/30783/crescimento+infantil.htm

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.