Qual a diferença entre habilidade e competência? E a relação entre hábito e prática? 1

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Hoje eu vou falar sobre as diferenças entre o que é considerado habilidade e o que é competência, assim como também irei mostrar as relações entre hábito e prática. Existem algumas dúvidas comuns sobre o tema e por isso decidi responder suas possíveis dúvidas.

Diferenciando habilidade e competência, assim como hábito e prática

Segundo o dicionário Michaelis, as palavras habilidade e competência são definidas da seguinte maneira, respectivamente:

Habilidade. Conjunto de qualificações para o exercício de uma atividade ou cargo; suficiência.

Competência. Indivíduo com profundo conhecimento de determinado assunto.

Com essas definições, obviamente fica muito mais fácil compreender o que cada uma dessas palavras significa, e, qual seria a relação entre elas. Mas, é claro, a simples definição linguística é apenas o primeiro passo para o verdadeiro entendimento acerca do tema. No campo das ciências humanas, o indivíduo competente é aquele que possui um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, que, por sua vez, resultam na execução de atividades e tarefas. A pessoa competente está qualificada para desempenhar determinada função específica.

Um estudante de medicina, por exemplo, precisa de habilidades nos mais diversos âmbitos para poder graduar-se. Entre elas estão o estudo da anatomia, biofísica, bioquímica e cirurgia, além de muitas outras. Após desenvolver por longos anos todas as habilidades necessárias, o aluno terá então a competência exigida para se tornar médico.

Uma vez sendo clínico geral, esse profissional irá trabalhar tranquilamente como um médico “normal”, aquele que faz a consulta clínica, ao qual já estamos tão habituados. Agora, se ele quiser se especializar em outra área, serão necessárias novas habilidades para conferir a competência que a função exige. Para se tornar ortopedista, o médico deverá especializar-se em ortopedia e traumatologia.

Com o exemplo acima fica fácil perceber que a competência é composta por um conjunto de habilidades e conhecimentos. O que determina diferentes competências é a quantidade e o nível das habilidades relacionadas à área.


Podemos definir três tipos de habilidades diferentes:

Habilidades técnicas 

Estão relacionadas com o processo de execução, para o qual é exigido determinado nível de expertise. As engenharias são o melhor exemplo de habilidades técnicas, uma vez que envolvem a física, matemática, materiais, processos e execução de tarefas, todas de maneira regulamentada.

Habilidades conceituais 

Podem ser entendidas como a capacidade de uma pessoa compreender um sistema como um todo, assim como as suas respectivas partes. Noções de teorias, abstrações e conceitos fazem parte das habilidades conceituais.

Habilidades humanas

Estão ligadas com a inteligência emocional e a capacidade de relacionamento interpessoal de um indivíduo. Comunicação, linguagem corporal e outras habilidades fazem parte dessa áreas.

A relação entre o hábito e a prática.

O Hábito pode ser considerado como a Inclinação por alguma uma ação, ou disposição de agir constantemente de certo modo, adquirida pela frequente repetição de um ato.

Já a Prática pode ser entendida como a Execução repetida de um trabalho ou exercício sistemático com o fim de adquirir destreza ou proficiência

Hábito e prática no âmbito linguístico são sinônimos. Dentro da nossa reflexão, podemos entender o hábito como um conjunto de práticas. Imagine um sujeito completamente amador no mundo do tênis que começa a praticar algumas vezes por semana, por exemplo. Isso configura uma prática que poderá vir a se tornar um hábito. À partir da prática é que o hábito é desenvolvido. Por isso, esse jogador de tênis transformará sua prática em um costume (hábito), que por sua vez, tende a ser duradouro.

Com base no que foi dito até agora você já terá condições de compreender cada conceito e a sua aplicabilidade prática (que ironia usar essa palavra, não é mesmo?). Por favor, compartilhe esse artigo nas suas redes sociais, facebook, twitter e outros. Ajude a espalhar essa corrente de conhecimento à cada vez mais gente. Até a próxima, estou contando com você.

Demonstre!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.