10 Dinâmicas para o primeiro dia de aula

2
23289
10 Dinâmicas para o primeiro dia de aula 12

E que tal começar suas aulas com dinâmicas para o primeiro dia de aula? Acredito que esse seja o momento ideal para causar uma ótima impressão e conhecer um pouco mais os alunos na medida que apresenta a escola e você.

Dinâmicas para o primeiro dia de aula 

O primeiro dia de aula deve ser um dia especial para os alunos. Aproveite para transformar esse momento em algo descontraído e divertido.

dinamicas para o primeiro dia de aula

Dinâmicas para o primeiro dia de aula: Qual é a minha matéria? 

Geralmente temos no primeiro dia de aula a apresentação do professor aos alunos, mas para deixar esse dia mais especial, sugerimos a dinâmica qual é a minha matéria, onde os alunos precisam reconhecer através de dicas, aparência ou materiais do professor, etc.. 

 

Recursos para a dinâmica qual é a minha matéria? 

Não há recursos para a dinâmica  

Execução para a dinâmica qual é a minha matéria? 

  • Comece dando algumas dicas – “eu lido com…” –, e faça, na lousa, uma lista dos elementos relacionados à disciplina de História, mas sem ser óbvio: “números”, “nomes”, “lugares”, “arte”, “livros”, “pessoas”, “política”, “sociedade”, “economia”, “dados estatísticos”…  
  • À medida que for mencionando os elementos, deixe a classe ir lançando suas apostas e escreva-as na lousa.  
  • Quanto mais diversas forem as dicas, mais diversas serão as respostas dos alunos que citarão diferentes disciplinas: Matemática, Português, Sociologia, Psicologia, Geografia, História etc. 

A dinâmica só terá sucesso se os alunos realmente desconhecerem o professor e não tiverem em mãos o calendário escolar.

Dinâmicas para o primeiro dia de aula: Boas vindas 

O primeiro dia de aula sempre gera grandes expectativas, por isso a dinâmica de boas-vindas é ideal para esse momento.  

Recursos para a dinâmica: boas vindas

Bexigas coloridas  

Caneta permanente (usada para retroprojetor).  

Execução da dinâmica boas vindas 

  • Distribua as bexigas e peça aos alunos que encham e fechem com um nó.  
  • Cada aluno deve escrever na bexiga uma frase ou palavra que expresse suas expectativas sobre o ano que se inicia.  
  • Pode, também, escrever algo relacionado à matéria que mais gostem. 
  • Terminada a tarefa, todos se levantam e brincam entre si com as bexigas sem deixar que elas estourem.  

O importante é que as bexigas circulem entre os alunos. Ao sinal do professor, cada um pega um dos balões, qualquer um. Os alunos formam grupos de acordo com a cor. O grupo lê o que está nos balões e conversem entre si a respeito. Deixe os balões e deixar pendurados durante uns dias até que murchem.

Dinâmicas para o primeiro dia de aula: escravos de Jó 

Esta cantiga Escravos de Jó é uma brincadeira de roda, de origem africana muito popular e que exige agilidade e concentração.  

Recursos para a dinâmica escravos de Jó 

Pedrinhas 

Copos de plástico 

Execução para a dinâmica escravos de Jó 

  • Cada aluno tem na mão direita um objeto igual (pedrinha, copo plástico etc).  
  • Sentados em roda começam a cantar a cantiga marcando o ritmo, passando o objeto ao vizinho da direita e recebendo com a mão esquerda o objeto da vizinho da esquerda, trocando-o rapidamente de mão.   
  • Quando a letra disser “zigue, zigue, zá”, o objeto é retido na mão direita, e só passado para a pessoa da direita na última palavra.  
  • Escravos de Jó, jogavam caxangá. Tira, põe, deixa ficar… Guerreiros com guerreiros, fazem zigue zigue zá, Guerreiros com guerreiros, fazem zigue zigue zá.  

A dinâmica do escravos de Jó tem cinco níveis. Na primeira vez, é cantada a música com a letra tradicional. Na segunda, a melodia é entoada apenas com os sons de “lá-lá-lá” no mesmo ritmo. Na terceira, os jogadores apenas murmuram a melodia no mesmo ritmo. Na quarta, sem nenhum som, os jogadores movimentam os objetos; apenas as batidas na mesa dão o ritmo da cantiga. No quinto nível, os jogos recomeçam acelerando o ritmo.

Dinâmicas para primeiro dia aula: Mudanças 

A dinâmica mudanças é própria para o 5º ou 6º ano introduzindo o aluno à primeira reflexão sobre o passado e suas mudanças e permanências.  

Recursos para a dinâmica Mudanças 

Fotografias antigas 

Execução da dinâmica mudanças 

  • Peça para que cada aluno leve uma foto de quando eram crianças 
  • Cada um deve escrever seu nome no verso da foto.  
  • Peça aos alunos para manterem as fotos como “documento secreto” e não mostrarem para os amigos.  
  • Os alunos entregam as fotos para o professor que as fixa na lousa, de forma aleatória. Deixar espaço entre as fotos. Em seguida, cada aluno é chamado para identificar as fotos colocando o nome daquele que julga ser o retratado.  

A dinâmica mudanças possibilita que os alunos se motivem a querer conhecer melhor os colegas, caso não se conheçam. Incentive os alunos a perceberem traços fisionômicos comuns que se mantêm. Reconhecem mudanças e a passagem do tempo. O aluno da foto não existe mais como criança, mudou seu corpo, sua mente, seus interesses…  

Dinâmicas para o primeiro dia de aula: Desvendando o passado do professor 

A intimidade do professor é algo que mexe com a imaginação dos alunos, proporcione através da dinâmica desvendando o passado do professor.  

Recursos para a dinâmica desvendando o passado do professor 

Objetos pessoais do professor 

Execução da dinâmica desvendando o passado do professor 

  • Reúna os vários objetos que dizem respeito à sua infância e juventude: brinquedos, livros, fotos, jogos,  
  • Divida a sala em duplas ou trios e entregue a cada grupo um desses objetos.  
  • O grupo deve analisar todos os detalhes do objeto procurando descobrir pistas que informem sobre o professor. 
  • Os alunos anotam as suas conclusões no caderno. Em seguida, cada grupo apresenta-as oralmente e, a partir delas, a classe deve buscar traçar o passado do professor.  

O objetivo da dinâmica é mostrar como nossos objetos carregam características de nossa personalidade, como influenciam em nossas escolhas e em nosso futuro.  

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

O grande sonho da maior parte dos docentes é passar em um concurso, e sem dúvidas a maior dificuldade está em entender a prova e aprender a estudar para o certame. Por isso, sendo eu concursado e tendo passado por isso, quero indicar um curso que realmente faz a diferença:

Centro do ConcurseiroClique aqui para fazer o curso do Pietro Frazon e conquiste sua vaga.

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminha o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Dinâmica para o primeiro dia de aula: Revirando o lixo 

A dinâmica revirando o lixo, tem ênfase na matéria de história, principalmente, podendo ser adaptada para outras matérias, trocando-se apenas o conteúdo da lixeira.  

Recursos para a dinâmica revirando o lixo 

Lixeira 

Saco de lixo limpo 

Pertences que correspondam a matéria 

Execução da dinâmica revirando o lixo 

  • Comece preparando um “bom lixo” para realizar essa atividade: páginas de caderno amassadas, pontas e aparas de lápis, caneta sem tinta, giz, recibos da cantina, guardanapo, etiquetas, tubo de cola, lembretes, rascunhos, páginas de revistas rasgadas etc.  
  • Revirar o lixo e, com os alunos, descobrir o que cada material representa buscando reconstituir a trajetória de cada elemento, sua função e o que ele “conta” para nós. Com isso, mostra-se para o aluno como funciona o trabalho do historiador. 

A intenção de trabalhar esta dinâmica no primeiro dia de aula é promover uma interação entre os alunos de uma forma diferente e descontraída.  

Dinâmica para o primeiro dia de aula: STOP do nome 

A dinâmica do stop do nome tem o objetivo de facilitar o entrosamento, despertar a cordialidade, promover aproximação entre os colegas, ou entre eles e alunos novos. 

Recursos para a dinâmica STOP do nome 

Fichas ou crachás com os nomes das crianças participantes  

uma caixa para colocar os crachás 

Execução da dinâmica STOP do nome 

  • Colocar todos os crachás em uma caixa 
  • Sente as crianças na roda  
  • Professora fique com um apito 
  • A caixa vai passando e quando ouvir o apito, o aluno abre a caixa e pega uma ficha/crachá e diz alguma qualidade do colega escolhido pelo nome para os outros adivinharem quem é. 

A dinâmica do STOP do nome não precisa ser realizada apenas no primeiro dia de aula, aproveite para realizar essa dinâmica sempre que sentir que os alunos precisam de interação e diversão.  

Dinâmica para o primeiro dia de aula: Recebendo elogios 

Como reflete o nome, a dinâmica recebendo elogios, ajuda a trabalhar os sentimentos e como aceitar elogios das pessoas é gostoso.  

Recursos para a dinâmica recebendo elogios 

Uma folha 

Canetas coloridas  

Um pedaço de fita crepe para cada participante 

Execução da dinâmica recebendo elogios 

  • Cole uma folha nas costas das crianças com fita crepe  
  •  fique com uma caneta nas mãos 
  • Ao som da música os alunos andam pelo espaço 
  • Quando a música parar os alunos devem escrever uma palavra de elogio/qualidade nas costas de um colega que estiver mais próximo 

No final da dinâmica o professor pede que os alunos retirem o papel das costas e leiam o que os colegas escreveram sobre ele. 

Dinâmica para o primeiro dia de aula: E você, quem é? 

A dinâmica E você, quem é? Tem o objetivo de promover a interação e a socialização de todos. 

Recursos para a dinâmica E você, quem é? 

Não há recursos para essa dinâmica 

Execução da dinâmica E você, quem é? 

  • Forme uma roda, tomando o cuidado de verificar se todas as pessoas estão sendo vistas pelos demais colegas. 
  • Combinar com o grupo para que lado a roda irá girar. 
  • O educador inicia a atividade se apresentando e passa para outro. Por exemplo: “Eu sou Luis, e você, quem é?” “Eu sou Aline, e você, quem é?” “Eu sou Luana, e você quem é?” 

A dinâmica E você, quem é? É bastante simples, e pode ser feita com o grupo de alunos ou estudantes sentados sem a roda girar. 

Dinâmica para o primeiro dia de aula: Meus hobbies 

A dinâmica meus hobbies leva os alunos a se conhecerem melhor, pois explora cada cantinho e cada hobbie que a criança tiver.  

Recursos para a dinâmicas meus hobbies 

Uma folha contendo o formulário abaixo: 

Meu nome é: 

O que eu mais gosto de fazer: 

O que menos gosto de fazer: 

Uma qualidade minha é: 

Um defeito meu é: 

Qual profissão desejo exercer: 

Execução da dinâmica meus hobbies 

  • Reúna todos os alunos ou participantes num círculo, o movimento de cadeiras e ajuste do círculo iniciará o entrosamento dos participantes. 
  • Cada aluno ou participante receberá uma folha contendo o formulário. 
  • Os alunos terão 10 minutos para responder. 
  • Depois dos 10 minutos cada um se apresentará ao grupo, lendo o que escreveu. 

Professor, promova um ambiente agradável e descontraído para que todos possam se apresentar. Observe se os alunos apresentam um bom auto-conhecimento e como reagem as respostas de seus colegas. 

Dinâmicas para o primeiro dia de aula: Coração partido 

A dinâmica do coração partido nada tem a ver com desilusões e sim com conhecimentos. Esta dinâmica  leva os alunos a se conhecerem melhor, desenvolvendo o relacionamento interpessoal e a comunicação. 

Recursos necessários para a dinâmica do coração partido 

Faça Corações de cartolina e corte-os em duas partes de forma que uma delas se encaixem na outra. Cada coração só poderá encaixar em uma única metade (não pode ter partes iguais). 

Execução da dinâmica do coração partido 

  • Distribua os corações já divididos de forma aleatória. 
  • Informe que ao ouvirem uma música (pode substituir por estipular o tempo) caminharão pela sala em busca de seu par. 
  • Quando todos encontrarem seus pares, o educador irá parar a música e orientar para que os participantes conversem (caso não se conheçam perguntar o nome, idade, etc.), caso não se conheçam deverão apresentar o seu par para turma. 

Explique aos alunos que sozinhos somos incompletos, para isso, precisamos ter colegas, amigos, pessoas ao nosso lado. Para isso é importante respeitarmos os colegas, sermos companheiros e colaborarmos uns com os outros. 

FIM

E assim acabamos nossa primeira lista de dinâmicas para o primeiro dia de aula. Espero ter dado boas ideias e que você consiga aplicar com sucesso essas atividades educativas em sala de aula.

Não deixe de conferir nossas outras dinâmicas e de curtir nossa página no facebook.

10 Dinâmicas para sala de aula

Antes de ir embora, um disclaimer importante:

Nossas imagens são retiradas do pixabay e google imagens, todas marcadas como livres de direito autorais. todo caso, se alguma das imagens utilizadas for sua, por favor entre em cotato que creditaremos ou retiraremos do site, como preferir.

Por favor comente o post, compartilhe e ficamos esperando sua próxima visita.

 

2 COMENTÁRIOS

  1. Muito boa a ” lista de dinâmicas para o primeiro dia de aula “, dá até para criar outras situações em sala de aula, no decorrer do ano letivo, inspirada por ela. Com certeza irei utiliza-la.
    Valeu a dica!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here