Neste post, você encontrará diversas dinâmicas de primeiro dia de aula para quebrar o gelo nesse momento tão complicado.

E que tal começar suas aulas com dinâmicas para o primeiro dia de aula? Acredito que esse seja o momento ideal para causar uma ótima impressão e conhecer um pouco mais os alunos na medida que apresenta a escola e você.

Dinâmicas para o primeiro dia de aula 

O primeiro dia de aula deve ser um dia especial para os alunos. Aproveite para transformar esse momento em algo descontraído e divertido.

ambiente escolar doutissima iStock getty images 849x423 1 700x349 6199927

O primeiro dia de aula nem sempre é um dos melhores, afinal, você não conhece ninguém, tem que socializar e muitas das vezes não sabe nem como irá chegar nos outros alunos.

Apresentações nem sempre são um momento agradável, a primeira impressão sempre é a que fica, então nunca sabemos quais palavras utilizar para não ser mal interpretado logo de cara.

Nesse post, você encontrará diversas dinâmicas de primeiro dia de aula onde a apresentação será evidenciada, para que haja um entrosamento natural sem que ninguém se sinta pressionado. Confira a seguir.

Vídeo de dinâmicas para o primeiro dia de aula

Confira o vídeo que fizemos comentando cada uma destas dinâmicas e dando muitas dicas de como você pode aplicar com seus alunos!

Agora, vamos para o texto!?

Dinâmicas para o primeiro dia de aula: Qual é a minha matéria? 

Geralmente temos no primeiro dia de aula a apresentação do professor aos alunos, mas para deixar esse dia mais especial, sugerimos a dinâmica qual é a minha matéria, onde os alunos precisam reconhecer através de dicas, aparência ou materiais do professor, etc.. 

minha materia 7208759

Recursos para a dinâmica qual é a minha matéria? 

Não há recursos para a dinâmica  

Execução para a dinâmica qual é a minha matéria? 

  • Comece dando algumas dicas – “eu lido com…” –, e faça, na lousa, uma lista dos elementos relacionados à disciplina de História, mas sem ser óbvio: “números”, “nomes”, “lugares”, “arte”, “livros”, “pessoas”, “política”, “sociedade”, “economia”, “dados estatísticos”…  
  • À medida que for mencionando os elementos, deixe a classe ir lançando suas apostas e escreva-as na lousa.  
  • Quanto mais diversas forem as dicas, mais diversas serão as respostas dos alunos que citarão diferentes disciplinas: Matemática, Português, Sociologia, Psicologia, Geografia, História etc. 

A dinâmica só terá sucesso se os alunos realmente desconhecerem o professor e não tiverem em mãos o calendário escolar.

Dinâmicas para o primeiro dia de aula: Boas vindas 

O primeiro dia de aula sempre gera grandes expectativas, por isso a dinâmica de boas-vindas é ideal para esse momento.  

boas vindas 5264015

Recursos para a dinâmica: boas vindas

Bexigas coloridas  

Caneta permanente (usada para retroprojetor).  

Execução da dinâmica boas vindas 

  • Distribua as bexigas e peça aos alunos que encham e fechem com um nó.  
  • Cada aluno deve escrever na bexiga uma frase ou palavra que expresse suas expectativas sobre o ano que se inicia.  
  • Pode, também, escrever algo relacionado à matéria que mais gostem. 
  • Terminada a tarefa, todos se levantam e brincam entre si com as bexigas sem deixar que elas estourem.  

O importante é que as bexigas circulem entre os alunos. Ao sinal do professor, cada um pega um dos balões, qualquer um. Os alunos formam grupos de acordo com a cor. O grupo lê o que está nos balões e conversem entre si a respeito. Deixe os balões e deixar pendurados durante uns dias até que murchem.

Dinâmicas para o primeiro dia de aula: escravos de Jó 

Esta cantiga Escravos de Jó é uma brincadeira de roda, de origem africana muito popular e que exige agilidade e concentração.  

transferir 1 8339296

Recursos para a dinâmica escravos de Jó 

Pedrinhas 

Copos de plástico 

Execução para a dinâmica escravos de Jó 

  • Cada aluno tem na mão direita um objeto igual (pedrinha, copo plástico etc).  
  • Sentados em roda começam a cantar a cantiga marcando o ritmo, passando o objeto ao vizinho da direita e recebendo com a mão esquerda o objeto da vizinho da esquerda, trocando-o rapidamente de mão.   
  • Quando a letra disser “zigue, zigue, zá”, o objeto é retido na mão direita, e só passado para a pessoa da direita na última palavra.  
  • Escravos de Jó, jogavam caxangá. Tira, põe, deixa ficar… Guerreiros com guerreiros, fazem zigue zigue zá, Guerreiros com guerreiros, fazem zigue zigue zá.  

A dinâmica do escravos de Jó tem cinco níveis. Na primeira vez, é cantada a música com a letra tradicional. Na segunda, a melodia é entoada apenas com os sons de “lá-lá-lá” no mesmo ritmo. Na terceira, os jogadores apenas murmuram a melodia no mesmo ritmo. Na quarta, sem nenhum som, os jogadores movimentam os objetos; apenas as batidas na mesa dão o ritmo da cantiga. No quinto nível, os jogos recomeçam acelerando o ritmo.

Dinâmicas para primeiro dia aula: Mudanças 

A dinâmica mudanças é própria para o 5º ou 6º ano introduzindo o aluno à primeira reflexão sobre o passado e suas mudanças e permanências.  

mudanças

Recursos para a dinâmica Mudanças 

Fotografias antigas 

unnamed 2 2137806

Execução da dinâmica mudanças 

  • Peça para que cada aluno leve uma foto de quando eram crianças 
  • Cada um deve escrever seu nome no verso da foto.  
  • Peça aos alunos para manterem as fotos como “documento secreto” e não mostrarem para os amigos.  
  • Os alunos entregam as fotos para o professor que as fixa na lousa, de forma aleatória. Deixar espaço entre as fotos. Em seguida, cada aluno é chamado para identificar as fotos colocando o nome daquele que julga ser o retratado.  

A dinâmica mudanças possibilita que os alunos se motivem a querer conhecer melhor os colegas, caso não se conheçam. Incentive os alunos a perceberem traços fisionômicos comuns que se mantêm. Reconhecem mudanças e a passagem do tempo. O aluno da foto não existe mais como criança, mudou seu corpo, sua mente, seus interesses…  

Dinâmicas para o primeiro dia de aula: Desvendando o passado do professor 

A intimidade do professor é algo que mexe com a imaginação dos alunos, proporcione através da dinâmica desvendando o passado do professor.  

passado 5945911

Recursos para a dinâmica desvendando o passado do professor 

Objetos pessoais do professor 

qual a importancia do professor na formacao do aluno 700x466 2166425

Execução da dinâmica desvendando o passado do professor 

  • Reúna os vários objetos que dizem respeito à sua infância e juventude: brinquedos, livros, fotos, jogos,  
  • Divida a sala em duplas ou trios e entregue a cada grupo um desses objetos.  
  • O grupo deve analisar todos os detalhes do objeto procurando descobrir pistas que informem sobre o professor. 
  • Os alunos anotam as suas conclusões no caderno. Em seguida, cada grupo apresenta-as oralmente e, a partir delas, a classe deve buscar traçar o passado do professor.  

O objetivo da dinâmica é mostrar como nossos objetos carregam características de nossa personalidade, como influenciam em nossas escolhas e em nosso futuro.  

Dinâmica para o primeiro dia de aula: Revirando o lixo 

A dinâmica revirando o lixo, tem ênfase na matéria de história, principalmente, podendo ser adaptada para outras matérias, trocando-se apenas o conteúdo da lixeira.  

unnamed 1 3860124

Recursos para a dinâmica revirando o lixo 

Lixeira 

unnamed 6736194

Saco de lixo limpo 

Pertences que correspondam a matéria 

Execução da dinâmica revirando o lixo 

  • Comece preparando um “bom lixo” para realizar essa atividade: páginas de caderno amassadas, pontas e aparas de lápis, caneta sem tinta, giz, recibos da cantina, guardanapo, etiquetas, tubo de cola, lembretes, rascunhos, páginas de revistas rasgadas etc.  
  • Revirar o lixo e, com os alunos, descobrir o que cada material representa buscando reconstituir a trajetória de cada elemento, sua função e o que ele “conta” para nós. Com isso, mostra-se para o aluno como funciona o trabalho do historiador. 

A intenção de trabalhar esta dinâmica no primeiro dia de aula é promover uma interação entre os alunos de uma forma diferente e descontraída.  

Dinâmica para o primeiro dia de aula: STOP do nome 

A dinâmica do stop do nome tem o objetivo de facilitar o entrosamento, despertar a cordialidade, promover aproximação entre os colegas, ou entre eles e alunos novos. 

stop 4038331

Recursos para a dinâmica STOP do nome 

Fichas ou crachás com os nomes das crianças participantes  

uma caixa para colocar os crachás 

Execução da dinâmica STOP do nome 

  • Colocar todos os crachás em uma caixa 
  • Sente as crianças na roda  
  • Professora fique com um apito 
  • A caixa vai passando e quando ouvir o apito, o aluno abre a caixa e pega uma ficha/crachá e diz alguma qualidade do colega escolhido pelo nome para os outros adivinharem quem é. 

A dinâmica do STOP do nome não precisa ser realizada apenas no primeiro dia de aula, aproveite para realizar essa dinâmica sempre que sentir que os alunos precisam de interação e diversão.  

Dinâmica para o primeiro dia de aula: Recebendo elogios 

Como reflete o nome, a dinâmica recebendo elogios, ajuda a trabalhar os sentimentos e como aceitar elogios das pessoas é gostoso.  

elogios 6092332

Recursos para a dinâmica recebendo elogios 

Uma folha 

Canetas coloridas  

Um pedaço de fita crepe para cada participante 

Execução da dinâmica recebendo elogios 

  • Cole uma folha nas costas das crianças com fita crepe  
  •  fique com uma caneta nas mãos 
  • Ao som da música os alunos andam pelo espaço 
  • Quando a música parar os alunos devem escrever uma palavra de elogio/qualidade nas costas de um colega que estiver mais próximo 

No final da dinâmica o professor pede que os alunos retirem o papel das costas e leiam o que os colegas escreveram sobre ele. 

Dinâmica para o primeiro dia de aula: E você, quem é? 

A dinâmica E você, quem é? Tem o objetivo de promover a interação e a socialização de todos. 

quem e vc 9495538

Recursos para a dinâmica E você, quem é? 

Não há recursos para essa dinâmica 

Execução da dinâmica E você, quem é? 

  • Forme uma roda, tomando o cuidado de verificar se todas as pessoas estão sendo vistas pelos demais colegas. 
  • Combinar com o grupo para que lado a roda irá girar. 
  • O educador inicia a atividade se apresentando e passa para outro. Por exemplo: “Eu sou Luis, e você, quem é?” “Eu sou Aline, e você, quem é?” “Eu sou Luana, e você quem é?” 

A dinâmica E você, quem é? É bastante simples, e pode ser feita com o grupo de alunos ou estudantes sentados sem a roda girar. 

Dinâmica para o primeiro dia de aula: Meus hobbies 

A dinâmica meus hobbies leva os alunos a se conhecerem melhor, pois explora cada cantinho e cada hobbie que a criança tiver.  

hobbies 9378018

Recursos para a dinâmicas meus hobbies 

Uma folha contendo o formulário abaixo: 

Meu nome é: 

O que eu mais gosto de fazer: 

O que menos gosto de fazer: 

Uma qualidade minha é: 

Um defeito meu é: 

Qual profissão desejo exercer: 

Execução da dinâmica meus hobbies 

  • Reúna todos os alunos ou participantes num círculo, o movimento de cadeiras e ajuste do círculo iniciará o entrosamento dos participantes. 
  • Cada aluno ou participante receberá uma folha contendo o formulário. 
  • Os alunos terão 10 minutos para responder. 
  • Depois dos 10 minutos cada um se apresentará ao grupo, lendo o que escreveu. 

Professor, promova um ambiente agradável e descontraído para que todos possam se apresentar. Observe se os alunos apresentam um bom auto-conhecimento e como reagem as respostas de seus colegas. 

Dinâmicas para o primeiro dia de aula: Coração partido 

A dinâmica do coração partido nada tem a ver com desilusões e sim com conhecimentos. Esta dinâmica  leva os alunos a se conhecerem melhor, desenvolvendo o relacionamento interpessoal e a comunicação. 

coraçao partido

Recursos necessários para a dinâmica do coração partido 

Faça Corações de cartolina e corte-os em duas partes de forma que uma delas se encaixem na outra. Cada coração só poderá encaixar em uma única metade (não pode ter partes iguais). 

Execução da dinâmica do coração partido 

  • Distribua os corações já divididos de forma aleatória. 
  • Informe que ao ouvirem uma música (pode substituir por estipular o tempo) caminharão pela sala em busca de seu par. 
  • Quando todos encontrarem seus pares, o educador irá parar a música e orientar para que os participantes conversem (caso não se conheçam perguntar o nome, idade, etc.), caso não se conheçam deverão apresentar o seu par para turma. 

Explique aos alunos que sozinhos somos incompletos, para isso, precisamos ter colegas, amigos, pessoas ao nosso lado. Para isso é importante respeitarmos os colegas, sermos companheiros e colaborarmos uns com os outros. 

Dinâmicas de primeiro dia de aula – Dupla

Em um ambiente com um grande grupo em que ninguém se conhece, junte duplas para que elas possam dialogar e se conhecerem.

Recursos para dinâmica em Dupla

  • Folha de sulfite
  • Caneta

Execução da dinâmica em dupla

  1. Ao formar duplas, peça que as mesmas conversem entre si e faça anotações ao longo da conversa,
  2. Estabeleça algumas perguntas padrões e outras a serem trabalhadas,
  3. Ao final da conversa da dupla, finalize a dinâmica fazendo com que cada dupla apresente seu parceiro com base nas informações extraídas a partir da conversa para que o restante do grupo o conheça.

Dinâmicas de primeiro dia de aula – Confidência

24572304331104917 8531742

Quando compartilhamos segredos e coisas que nos afligem, naturalmente criamos um vinculo maior com as pessoas. Isso é um ótimo pretexto para se usar em uma dinâmica.

Recursos para dinâmica de confidência

  • Folha de sulfite
  • Caneta

Execução da dinâmica de confidência

  1.  Em um grupo. certifique que todos possuem caneta e papel;
  2.  Peça  para os envolvidos na dinâmica que escreva algo que não compartilhariam com o grupo, algo desconfortável, sem identificação;
  3.  Após todos compartilharem sua insegurança no papel, recolha-os e os distribua aleatoriamente;
  4.  Após todos terem um papel, peça para que cada um leia em voz alta o segredo do outro;
  5.  O objetivo dessa dinâmica não é expor ninguém, e sim aproximar mais ainda os participantes fazendo com que todos vejam que todos possuem problemas, compartilhando esses segredos de forma anônima, o grupo pode até discutir de maneira consciente e construtiva, quem sabe até solucionando alguns problemas. Essa dinâmica faz com que os participantes criem mais empatia com próximo

Dinâmicas de primeiro dia de aula – Ping Pong

DSCN7131 6116744

Essa dinâmica é perfeita para quebrar o gelo e despertar o raciocínio rápido de quem participa, além de ser um jogo rápido e divertido, fará com que todos prestem atenção no jogo.

Recursos para dinâmica Ping Pong

  • Uma bola de ping pong ou algo que a represente, como uma folha amassada por exemplo.

Execução da dinâmica Ping Pong

  1. O responsável por administrar a dinâmica deve jogar uma bolinha para uma pessoa aleatoriamente de forma que a mesma deverá se apresentar em até 1 minuto dizendo nome, objetivo profissional e uma qualidade.
  2. A pessoa que acabou de se apresentar joga a bolinha para outra pessoa e assim por diante.
  3. Quando a última pessoa se apresentar, peça que ela devolva a bolinha para a pessoa que jogou para ela dizendo o nome dela, função e a qualidade.
  4. O objetivo dessa dinâmica é forçar a memória dos participantes e os fazer lembrar o quanto é importante prestar atenção nas pessoas a sua volta.

Dinâmicas de primeiro dia de aula – Sequência

observacao de sala de aula getty images 700x466 8591088

Assim como a anterior, a sequência é uma das dinâmicas de apresentação que trabalha a memorização dos envolvidos.

Recursos para dinâmica Sequência

  • Um ambiente amplo.

Execução da dinâmica Sequência

  1.  Formar um círculo;
  2. Após o círculo formado, cada um deve se apresentar falando o nome, algumas características e fazer um gesto de própria escolha;
  3. A pessoa seguinte, deve fazer o mesmo que a pessoa anterior, se apresentar, repetir o gesto do participante anterior e fazer um outro que complete o movimento;
  4. Isso deve repetir por todos participantes, fazendo com que cada vez que um novo se apresente, a dificuldade aumente.

Dinâmicas de primeiro dia de aula – Qualidades

20190306 161353 0001 5696195

Essa dinâmica é uma ótima maneira com que os participantes explorem qualidades dentro de si.

Recursos para dinâmica de Qualidade

  • Um espaço amplo.

Execução da dinâmica de Qualidade

  1. O responsável da dinâmica deve pedir para que todos do grupo se apresentem falando a letra que o nome começa e em seguida o nome;
  2. Após isso, o responsável irá apontar aleatoriamente para que cada participante cite uma qualidade com a primeira letra do seu próprio nome;
  3. O objetivo dessa dinâmica é  fazer com que todos envolvidos busquem de maneira simples, qualidades dentro de si.

Dinâmicas de primeiro dia de aula – Fale mais sobre você

PLANO DE AULA RODA DE CONVERSA 700x304 5620463

Na prática, além de criar abertura para que se conheçam mais, o exercício trabalha a capacidade de buscar união, a importância da comunicação, do respeito e da simpatia.

Recursos para dinâmica Fale mais sobre você

  • Caneta
  • Papel Sulfite

Execução da dinâmica Fale mais sobre você

  1. Conforme o tamanho do grupo divida as pessoas, em duplas ou em trios, e peça que elas se questionem sobre seus gostos pessoais e profissionais e anotem num folha em branco pelo menos duas ou três características ou gostos que elas compartilhem mutuamente.
  2. Além de divertida, esta dinâmica proporciona maior integração entre os colaboradores, quebra o gelo inicial, permite que conversem e se conheçam um pouco melhor e possam reconhecer em seu colega de trabalho afinidades.

Dinâmicas de primeiro dia de aula – Entrevistando

IMG 3926 700x394 1835886

Essa dinâmica é espetacular para despertar a curiosidade dos participantes pelo próximo, de modo que eles que serão os “líderes” da dinâmica, sem que haja um mediador líder.

Recursos para dinâmica Entrevistando

  • Cadeira giratória;
  • Sala Ampla.

Execução da dinâmica Entrevistando

  1. Em um círculo ao redor da cadeira, os participantes, por sua vez, devem ser incentivados a fazer perguntas sobre: os hobbies do colega, sua formação profissional, departamento onde atua, porque escolheu sua profissão, tempo de empresa, experiências na área e as atividades que realiza em seu dia a dia, por exemplo;
  2. Assim que todos tiverem sido entrevistados, a equipe deve ser convidada a falar sobre a experiência e a compartilhar o que aprendeu com a entrevista coletiva;
  3. O objetivo final é que todos possam se conhecer melhor e quebrar a barreira da falta de conhecimento sobre quem o outro é e o que faz.

Dinâmicas de primeiro dia de aula – Canta Comigo

unnamed 3 1850143

Essa dinâmica irá fazer com que todos envolvidos entrem no mesmo clima e estejam mais unidos.

Recursos para dinâmica Canta Comigo

  • Papel sulfite
  • Caneta

Execução da dinâmica Canta Comigo

  1. Peça a cada colaborador que escreva num papel em branco, o nome de uma música conhecida, com uma mensagem positiva e, de que goste muito.
  2. Em seguida, peça que coloquem a folhinha numa urna com o seu nome assinado. Após todos fazerem isso, reúna as pessoas num círculo e peça, aleatoriamente, que de um a três colegas tirem um papelzinho (se forem muitas pessoas, escolha menos gente para otimizar o seu tempo, afinal, é interessante que a dinâmica seja rápida);
  3. Quando o papel for escolhido, o colaborador que indicou deve explicar porque gosta daquela canção e mostrar quais lições positivas ela traz.
  4. Em seguida, o instrutor, deve convidar as pessoas a cantarem um trecho daquela música juntos.  Este momento, mesmo cantando bem ou desafinando, todos vão ter um propósito em comum e estarão refletindo e repercutindo palavras positivas e cantando numa só voz.
  5. Além de divertida, é uma sensação incrível ver todos os colegas entoando a mesma melodia e trabalhando em conjunto pelo mesmo resultado. Isso é o que deve acontecer também em seu dia a dia de trabalho, num ambiente positivo e de cooperação mutua entre todos os integrantes. Ao final, peça que as pessoas falem sobre

Dinâmicas de primeiro dia de aula – Eu vou para a lua

Essa dinâmica é ótima para notar se os participantes possuem raciocínio lógico e se realmente estão prestando atenção.

Recursos para dinâmica Eu vou para a Lua

  • Sala ampla

Execução da dinâmica Eu vou para a Lua

  1. O responsável pela dinâmica irá se apresentar e falar um objeto com a primeira letra do seu nome e falar que vai para a Lua, por exemplo: “Olá, meu nome é Lucas, tenho 25 anos, vou levar livros para a Lua, eu vou para a Lua!”;
  2. Após fazer isso, todos terão que se apresentar e falar um objeto;
  3. Com isso, o líder irá falando se os participantes vão para a Lua ou não ao longo das rodadas;
  4. Após longas rodadas, quem não conseguiu matar a charada, o líder irá explicar a lógica da dinâmica.

Dinâmicas de primeiro dia de aula – Auto Retrato

O objetivo dessa dinâmica é favorecer a integração do grupo, a percepção e o conhecimento do outro através da linguagem não verbal.

Recursos para dinâmica de auto retrato

  • Folha de papel ofício;
  • Pincel atômico.

Execução da dinâmica de auto retrato

  1. Pedir que cada treinando faça seu “auto-retrato”, escolhendo um objeto ou uma imagem que represente a sua característica pessoal mais marcante. É necessário que ninguém se identifique na folha;
  2. Assim que terminarem o desenho, o desenvolvedor da dinâmica recolhe todas as folhas e as redistribui, de forma que cada pessoa que está participando da dinâmica não receba o seu próprio desenho;
  3. Cada participante vai olhar o desenho que recebeu, imaginar a característica que ele representa e apresentar o possível colega portador desta qualidade;
  4. Depois da apresentação do possível dono daquele retrato, o participante vai pegar a gravura e deixar no centro da sala;
  5. Quando todos terminarem, pedir que cada treinando pegue o seu desenho e faça a apresentação de sua característica, dizendo se o colega acertou ou não a característica e o desenho.

Recadinhos para o primeiro dia de aula

Dessa vez vamos falar sobre Recadinhos para o primeiro dia de aula! Vamos conferir?

4nbpkhyo2b9xangbybjfjgzqh 5844239 7147858

Os professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I fazem uso de vários recursos para o letramento do aluno. Um desses recursos são justamente as atividades e também recursos que causam bem estar e também deixam o aluno confortável no ambiente escolar. Estes e outros fatores ajudam na memorização, processo de aprendizado e assim como facilitam a comunicação com o aluno de maneira personalizada.

Pensando na importância de fazer com o que aluno se sinta bem no ambiente escolar e que como professor sempre desejamos ir além em nossa relação de respeito e profissionalismo com os alunos, preparamos uma galeria com atividades incríveis e divertidas para iniciar 2018 com o pé direito com as novas turmas.

Galeria de Recadinhos para o primeiro dia de aula

Na galeria abaixo você irá encontrar atividades incríveis para trabalhar com os alunos na volta as aulas, ajudando a quebrar o gelo entre os colegas de classe, fazer com que os alunos se sintam mais confortáveis com você e também quebrar o gelo para iniciar com tudo o novo ano.

Para salvar, clique para aumentar a imagem, e depois com o botão direito e em salvar como Recadinhos para o primeiro dia de aula.

Você gostou das dinâmicas?

Espero que após esse post repleto de dinâmicas de diversos estilos, você faça uma apresentação com os calouros no primeiro dia de aula de maneira bem descontraída para que todos fiquem mais a vontade.

E assim acabamos nossa primeira lista de dinâmicas para o primeiro dia de aula. Espero ter dado boas ideias e que você consiga aplicar com sucesso essas atividades educativas em sala de aula.

Não deixe de conferir nossas outras dinâmicas e de curtir nossa página no facebook.

Antes de ir embora, um disclaimer importante:

Nossas imagens são retiradas do pixabay e google imagens, todas marcadas como livres de direito autorais. todo caso, se alguma das imagens utilizadas for sua, por favor entre em cotato que creditaremos ou retiraremos do site, como preferir.

Por favor comente o post, compartilhe e ficamos esperando sua próxima visita.