in

Direito à cultura – Atividades sobre o ECA – Cidadania

Direito à cultura - Atividades sobre o ECA – Cidadania

As atividades: cidadania – ECA, foram elaboradas, para auxiliar os professores, que necessitam introduzir, o assunto em sala de aula, transmitindo aos alunos, a importância de conhecerem os seus direitos. Como demonstração do que poderá ser feito, trouxemos aqui Direito à cultura e outras Atividades sobre o ECA – Cidadania.

Direito à cultura

ECA, com letra maiúscula, é a sigla do Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8069, publicada em 13 de julho de 1990! Como o nome do estatuto é meio grande, usamos o apelido ECA para simplificar…

O ECA surgiu da consciência de que as crianças e adolescentes merecem proteção integral, isto é, condições completas para seu bom desenvolvimento. É um conjunto de regras que estabelecem os direitos dos menores à vida, saúde, convivência familiar, educação… e também seus deveres dentro da sociedade. O Estatuto foi elaborado de forma democrática, com a participação do governo (Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário) e de vários movimentos populares.

Atividades sobre o ECA – Cidadania

Por se tratar de um assunto que traz leis e regras, procuramos meios atrativos, para que boa parte das informações, sejam fixadas na memória de crianças e adolescentes, sem causar confusão ou dispersão.

Direito à cultura – Atividades sobre o ECA

Um dos direitos da criança e adolescente, defendido pelo ECA, é o direito à cultura. Para termos uma noção, sobre nossas origens, e saber um pouco sobre a história brasileira, que tal visitarmos um museu?

Recursos para a atividade: Cidadania ECA – Direito à  cultura

  • Caderneta
  • lápis ou caneta

Passo a passo para a atividade: cidadania – ECA: Direito à cultura

  1.  Programe com a turma, um passeio a um museu  que contenha utensílios, quadros e relíquias, que estejam ligados à história do Brasil.
  2. Permita que eles façam um mergulho no passado, e conheçam o que for possível sobre nossas origens.
  3. Visite os pertences de pessoas que ajudaram a construir nossa cultura, os portugueses, os negros, mas não esqueçam também dos indígenas.
  4. Conhecer outras culturas é maravilhoso, mas, saber sobre a nossa é essencial.
  5. Conclua o passeio na aula seguinte, em uma roda de debate.

Para requerer o direito à cultura, é necessário que a criança e adolescente, saiba primeiro quais são suas origens.

Fim da atividade Direito à cultura

Se você gostou da atividade, compartilhe a ideia, deixe seu comentário ou crítica.

10 atividades sobre o ECA – Cidadania

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou dessa lista, e quer mais, temos diversas outras para alegrar a garotada. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!

Deixe uma resposta

Direito à educação - Atividades sobre o ECA – Cidadania

Direito à educação – Atividades sobre o ECA – Cidadania

Direito ao Lazer - Atividades sobre o ECA – Cidadania

Direito ao Lazer – Atividades sobre o ECA – Cidadania