in

Diversidade Cultural

Diversidade Cultural

Olá pessoal hoje o demonstre traz um trabalho onde retrata do nosso dia a dia de acordo com a nossa frande cultura, com base na 26 Diversidade de culturas, e nesse post vamos trabalhar com o “26 Diversidade Cultural”.

Onde vamos mostrar o modo de se relacionar das pessoas baseada em várias culturas, que demonstram como estão se sentindo através de diversos hábitos.

Diversidade Cultural

Diversidade cultural é existência de uma grande variedade de culturas antrópicas. Há vários tipos de manifestações culturais que nos revelam essa variedade, tais como: a linguagem, danças, vestuário, religião e outras tradições como a organização da sociedade.

Diversidade Cultural 1

No Brasil existe uma grande diversidade cultural que envolve diversas culturas diferentes.

Cultura Material e imaterial

Ambas possuem aspectos simbólicos, posto que carregam a herança cultural de determinado povo, ao mesmo tempo que promovem sua identidade.

Resultado de imagem para Cultura Material e imaterial

A Cultura Material e Imaterial representam os dois tipos de patrimônio cultural, e que juntos constituem a cultura de determinado grupo.

Cultura Material

Associada aos elementos concretos de uma sociedade está a cultura material ou o patrimônio cultural material. Esses elementos foram sendo criados ao longo do tempo e, portanto, representam a história de determinado povo.

  • Bens móveis: podem ser transportados e reúnem os acervos e coleções.
  • Bens imóveis: são estruturas fixas e representam os centros históricos, sítios arqueológicos, etc.

Cultura Imaterial

Cultura Imaterial representa os elementos intangíveis de uma cultura. Sendo assim, ele é formado por elementos abstratos que estão intimamente relacionados com as tradições, práticas, comportamentos, técnicas e crenças de determinado grupo social. Diferente do patrimônio material, este tipo de cultura é transmitida de geração em geração.

Vídeo sobre Cultura Material e imaterial:

Patrimônio cultural no Brasil

O patrimônio cultural do brasil é bastante diverso, pelo fato de ser composto por várias culturas diferentes.

Resultado de imagem para diversidade cultural no Brasil

Patrimônio cultural é o conjunto de todos os bens, manifestações populares, cultos, tradições tanto materiais quanto imateriais, que reconhecidos de acordo com sua ancestralidade, importância histórica e cultural de uma região adquirem um valor único e de durabilidade representativa simbólica/material.

Diversidade cultural no Brasil

A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões.

Vídeo sobre Patrimônio e diversidade cultural no Brasil:

A Conquista da América

A conquista da América foi um dos maiores empreendimentos realizados pela Espanha em sua história.

Resultado de imagem para A Conquista da América

A chegada da expedição de Cristóvão Colombo na América, em 1492, iniciou um processo que levou ao domínio dos povos indígenas e foi o auge de um longo processo de exploração do Atlântico durante todo o século XV.

Causas da Conquista da America

Em várias partes da América, entretanto, houve resistências dos nativos, que lutaram para sobreviver. Outros, em contrapartida, optaram por fugir. Além disso, muitos espanhóis tentaram defender os nativos, denunciando as violências cometidas. O bispo Frei Bartolomé de Las Casas foi o maior nome na defesa dos índios contra a violência espanhola. Mesmo assim, a mortalidade foi gigantesca e estima-se que cerca de 80% da população nativa original tenha morrido durante o século da conquista.

Vídeo sobre A Conquista da América:

Conflitos entre europeus e indígenas na América colonial

A relação entre os portugueses e os índios é muito além da utilização da mão-de-obra e da exploração do pau-brasil. Cabe destacar, que para o povoamento do território foi imprescindível as alianças entre portugueses e determinadas tribos indígenas que viviam no território brasileiro.

Resultado de imagem para Conflitos entre europeus e indígenas na América colonial

Num ambiente extremamente hostil, com um número de homens insuficiente, as alianças com indígenas era de fundamental importância para que os portugueses pudessem fazer frente a outras tribos indígenas inimigas e invasores estrangeiros.

Vídeo sobre Conflitos entre europeus e indígenas na América colonial:

A escravidão e formas de resistência indígena e africana na América

Os portugueses desenvolveram a atividade de exploração do pau-brasil, árvore abundante na Mata Atlântica naquele período. Houve reações em todos os grupos indígenas, muitos lutando contra os colonizadores até a morte ou fugindo para regiões mais remotas.

Resultado de imagem para A escravidão e formas de resistência indígena e africana na América

A reação indígena contra a dominação portuguesa ocorreu pelo fato de que as sociedades indígenas sul-americanas desconheciam a hierarquia e, consequentemente, não aceitavam o trabalho compulsório.

Vídeo sobre A escravidão e formas de resistência indígena e africana na América:

História cultural dos povos africanos

As manifestações culturais africanas sofreram uma intensa destruição pelos regimes coloniais, o que leva as nações africanas modernas ao embate com o nacionalismo árabe e ao imperialismo europeu.

Resultado de imagem para História cultural dos povos africanos

Principais Culturas Africanas

Religiões Africanas: em termos religiosos, vários cultos estão presentes na África, com destaque para o islamismo e cristianismo. Além deles, destacam-se as religiões tradicionais, muitas vezes vistas como prática de magia e a feitiçaria.

Organização Política: os povos africanos podem ser nômades e vagarem pelo deserto ou se fixarem em território para construir grandes impérios.

Também são muito conhecidas as danças e músicas tradicionais africanas, marcadas pelos batuques e movimentos corporais bem acentuados, como o rebolado.

Vídeo sobre História cultural dos povos africanos:

A luta dos negros no Brasil

Dentre as lutas mais importantes estão os famosos “quilombos”*, o mais famoso deles chamado Palmares que durou 104 anos durante os quais negros, índios e alguns brancos fizeram uma aliança étnica contra a pratica da escravidão.

Resultado de imagem para A luta dos negros no Brasil

Segundo o vereador do Partido dos Trabalhadores de Florianópolis e militante do Núcleo de Estudos Negros Marcio de Souza, atualmente um dos espaços privilegiados de organização da raca negra são as Escolas de Samba: “as escolas de samba representam uma organização silenciosa da população negra.

Negro na formação da sociedade brasileira

O negro da formação da sociedade brasileira foi o formador de diversas culturas, como a capoeira, algumas danças, algumas comidas e outros.

Vídeo sobre A luta dos negros no Brasil e o negro na formação da sociedade brasileira:

História dos povos indígenas

Diversos povos indígenas habitavam o Brasil muito tempo antes da chegada dos portugueses em 1500. Cada povo possuía sua própria cultura, religião e costumes. Viviam basicamente da caça, pesca e agricultura.

Resultado de imagem para História dos povos indígenas

Tinham um contato total com a natureza, pois dependiam dela para quase tudo. Os rios, árvores, animais, ervas e plantas eram de extrema importância para a vida destes índios. Por isso, os índios respeitavam muito a natureza.

Formação sociocultural brasileira

Os índios viviam em tribos e tinham na figura do cacique o chefe político e administrativo. O pajé era o responsável pela transmissão da cultura e dos conhecimentos. Era ele também que cuidava da vida religiosa e dos tratamentos medicinais, através da cura com ervas, plantas e rituais religiosos.

Vídeo sobre História dos povos indígenas e a formação sociocultural brasileira:

Conflitos da vida em sociedade

Nos dias atuas os conflitos em sociedade são bastantes complicados, pois agrava bastante a vida das pessoas com diversos problemas no dia a dia que poderiam ser resolvidos facilmente.

Resultado de imagem para causas dos Conflitos da vida em sociedade

Logo os conflitos fazem parte da vida em sociedade, não tem tem como uma sociedade viver sem conflitos.

Causas dos Conflitos em Sociedade

Os conflitos em sociedade são causados por diversos problemas o maior deles é a briga pelo poder, também temos a inveja e outros.

Vídeo sobre Conflitos da vida em sociedade:

FIM

Chegamos ao fim do poste onde falar da Diversidade Cultural, falando e explicando como foi feito até os dias atuais, assim tanto nos negócios quanto na vida pessoal. Se você gostou compartilhe nas redes sociais.

Tartaruga em inglês - conceitos e exemplos

Tartaruga em inglês – conceitos e exemplos

20 Curiosidades sobre Animais

20 Curiosidades sobre Animais