10 Doenças Bacterianas – As principais doenças causadas por bactérias

0

Oi pessoal, o post de hoje é sobre 10 doenças bacterianas. Espero que gostem e curtam mais esse post da série de listas sobre doenças do Demonstre. Vamos começar?

10 Doenças Bacterianas – As principais doenças causadas por bactérias

As bactérias são seres microscópicos que possuem um grande poder  de se multiplicarem, além disso, as  bactérias encontram-se  em  todas os lugares desde o ar como  na água.

As bactérias são essenciais para o equilíbrio da vida humana.No entanto, algumas delas podem ser extremamente prejudiciais a saúde humana, essas bactérias conhecemos popularmente como germes e elas podem causar inúmeras doenças.

A essas  doenças  chamamos de bacterioses ou bacteriana  e apesar  de, atualmente,  serem  facilmente tratadas com antibióticos, muitas delas podem ser  bem  graves  tendo até a   morte.

Dessa forma, listamos a seguir as principais doenças  causadas por  bactérias:

Doenças Bacterianas – Tuberculose

Doenças Bacterianas - turbeculose

Doença pulmonar causada pelas bactérias Mycobacterium tuberculosis, também chamada de Bacilo de Koch (BK) é uma das doenças mais  antigas do mundo, sendo que  antigamente era altamente mortal, até mesmo pela  ausência de antibióticos e vacinas.

Por ser extremamente contagiosa, até o início do  século XX , a “peste” –  como era conhecida –  foi motivo de alarde público ,  principalmente entre a classe mais  pobre e  boêmia da Europa.

  • Transmissão: a tuberculose possui uma forma de contágio agressiva, já que somente  o contato e a aproximação com pessoas doentes e em ambientes fechados é suficiente para o contágio, já que a mesma pode ser  transmitida pela tosse, espirro e até mesmo pela fala.
  • Sintomas:  a febre alta, tosse e  o emagrecimento estão entre os  sintomas mais  comuns, mas  a doença pode apresentar também: fadiga,  falta de apetite, sudorese, rouquidão e , nos casos mais avançados expectoração com sangue.
  • Prevenção: atualmente a maior arma contra a  tuberculose é vacinação infantil- a  vacina BCG. Além disso, hábitos  saudáveis, alimentação adequada e cuidados de higiene dificultam o contágio da doença.

Doenças bacterianas – Meningite

As meninges são  membranas que envolvem e protegem o encéfalo e a medula espinhal, quando ocorre a inflamação  dessas membranas é quando temos  a doença que conhecemos como meningite.

A meningite pode ser  causada por vírus, fungos ou bactérias, sendo que a  bacteriana é a mais grave, pois pode levar a morte de forma rápida, além de  trazer diversas sequelas ao  paciente.

Doenças Bacterianas - Meningite

A meningite bacteriana pode ser  causadas  pelas seguintes  bactérias: meningococos, pneumococos e Haemophylus.

  • Transmissão: através de espirro, saliva e tosse.
  • Sintomas: dor de cabeça e no pescoço, rigidez na nuca, febre alta e manchas vermelhas.
  • Prevenção: vacinação e evitar contato com doentes.

Doenças bacterianas – Pneumonia

Pneumonia é uma infecção  pulmonar  que pode ser causada  vírus e por  fungos,  mas  sua principal  forma de ocorrência   é por meio das  bactérias Streptococcus pneumoniae.

Apesar de ser  facilmente tratada por meio de antibióticos,

Doenças Bacterianas - Pneumonia

a  pneumonia quando não  corretamente medicada pode ser extremamente grave, levando até mesmo  o óbito, principalmente em  crianças.

  • Transmissão:  a pneumonia não possui um alto índice  infectante, mas o seu contágio de dá principalmente pela queda do sistema imunológico, como  no caso de resfriados e queda bruscas de temperatura.
  • Sintomas: Febre alta; Tosse; Dor no tórax; Alterações da pressão arterial; Confusão mental; Mal-estar generalizado; Falta de ar; Secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada;  Toxemia e Prostração.
  • Prevenção: cuidados gerais com a saúde, como cuidados com alimentação, evitar excessos de álcool e fumo e ainda,  exposição  a temperaturas mais frias.

Doenças bacterianas – Terçol

Resultado de imagem para terçol

Terçol ou hordéolo é uma inflamação das glândulas sebáceas de Zeiss e Mol, que ocorre devido à infecção de bactérias, geralmente estafilococos.  O terçol, geralmente, localiza-se nas pálpebras, perto das raízes dos cílios e o seu tratamento é por meio de colírios ou pomadas.

  • Transmissão: através do toque na lesão ou contato com a lágrima do doente.
  • Sintomas: inchaço nas pálpebras, coceira, vermelhidão, sensibilidade à luz e dor ao piscar.
  • Prevenção: lavar bem as mãos ao ter contato com os olhos, não dormir com maquiagens, falta de higiene em lentes de contato e evitar passar as mãos no local da lesão.

Doenças bacterianas – Tétano

Doenças bacterianas - Tétano

Causada pelas bactérias Clostridium tetani, o tétano ataca o sistema nervoso central. Apesar de ser tratada facilmente por meio de relaxantes musculares e antibióticos, quando não tratada, pode levar ao óbito.

  • Transmissão: através de pequenos cortes ou feridas que entrem em contato com fezes, plantas, objetos enferrujados e que podem ter a bactéria.
  • Sintomas: rigidez dos músculos, febre, dor de cabeça, espasmos musculares e dificuldade para abrir a boca.
  • Prevenção: vacinação, limpeza cuidadosa de feridas.

Doenças bacterianas – Botulismo

O botulismo é causado pelas bactérias Clostridium botulinum e é uma das doenças bacterianas mais recentes, já que os primeiros casos da doença só foram registrados após o aumento do consumo de carnes processadas e enlatadas.  Quando contaminado pela doença, o paciente deverá ser internado para administração de antibióticos venosos.

  • Transmissão: ingestão de alimentos contaminados.
    Doenças bacterianas - Botulismo
  • Sintomas: prisão de ventre, tontura, visão distorcida e dificuldade de abrir os olhos na claridade. O agravamento da doença pode levar o doente à morte na sequência da paralisia dos músculos respiratórios.
  • Prevenção: cuidado na escolha de alimentos enlatados, atentando para que a lata não tenha ferrugem ou esteja estufada.

Doenças bacterianas – Cistite

A cistite é uma doença crônica caracterizada por uma irritação ou inflamação da parede da bexiga, é uma doença  extremamente comum , principalmente em mulheres.

Resultado de imagem para cistite

A doença é causada pelas bactérias Escherichia coli e seu tratamento é por meio de antibióticos.

  • Transmissão: o fato de beber pouca água pode deixar de limpar as bactérias presentes na bexiga, tal como o uso de roupas íntimas apertadas.
  • Sintomas: vontade frequente de urinar, ardor ao urinar, febre.
  • Prevenção: beber água muitas vezes, urinar logo que tiver necessidade, evitar roupas íntimas apertadas.

Doenças bacterianas – Cólera

Doenças bacterianas - Cólera
Cólera

A cólera é uma doença infectocontagiosa causada pelas bactérias Vibrio cholerae, a doença é muito comum em lugares que não tem saneamento básico, devido o consumo de água contaminada, por essa razão  em  grandes centros  a doença ficou praticamente extinta.   Apesar de possuir um  tratamento simples – a base de antibióticos –  também  pode ocasionar à morte por conta da intensa desidratação que ela causa.

  • Transmissão: ingestão de água ou alimentos contaminados.
  • Sintomas: diarreia, desidratação, vômitos, fraqueza, perda de peso e cólicas abdominais.
  • Prevenção: lavar muito bem frutas e legumes antes de consumi-los, bem como lavar muito bem as mãos antes das refeições e melhoria do saneamento básico.

Doenças bacterianas – Hanseníase

Doenças bacterianas - Hanseníase

A hanseníase é uma doença crônica, conhecida antigamente como lepra. Sendo altamente mortal no passado, a doença é causada pelas bactérias Mycobacterium leprae, também conhecido como bacilo de Hansen, hoje pode ser curada por meio de  tratamentos com antibióticos.

Apesar de ser curável hoje em dia, o  tratamento  pode variar entre 6 meses a 1 ano e ainda, é extremamente contagiosa.

  • Transmissão: através de espirro, saliva e tosse de pessoas infectadas.
  • Sintomas: manchas na pele, no local das manchas a temperatura aumenta mais do que no restante do corpo. Surgem também caroços nos cotovelos, nas mãos e nas orelhas. Inchaço nas mãos e pés. Perda de força muscular e dor nas articulações.
  • Prevenção: ir ao médico para fazer diagnóstico quando houver contato com pessoas doentes.

Doenças bacterianas – Difteria

Doenças bacterianas - Difteria

 

A difteria é uma doença infectocontagiosa causada pelas bactérias Corynebacterium diphtheriae. Sua principal característica é a inflamação da garganta, o que causa um inchaço na região do pescoço,  a  doença  é  altamente contagiosa  então  os  pacientes devem  ser isolados  e submetidos  a tratamentos com  antibióticos.

  • Transmissão: contato com pessoas infectadas, através da saliva ou lesões da pele.

Sintomas: dor de garganta, aparecimento de placas nas amígdalas, febre e mal-estar, tosse, febre, calafrios e coriza nasal. O agravamento da doença pode levar à morte por asfixia.

  • Prevenção: vacinação infantil.

Obrigado por pesquisar sobre Doenças Bacterianas

Muito obrigado por se preocupar e ter interesse pelo tema. Acreditamos que a informação é o principal aliado na hora de enfrentar as Doenças bacterianas.

Por favor, compartilhe esse post e divulgue informação para o BEM!

Você também pode gostar de:

10 Doenças Parasitarias