in

Dinâmica Domínio próprio

Dinâmica Domínio próprio

Trouxemos aqui Domínio próprio e outras Dinâmica para trabalhar valores, como demonstração do que poderá ser feito.

Você já parou para pensar em como uma dinâmica para trabalhar valores em sala de aula pode ser significativa para passar um conceito, um olhar e vencer o bulling e o preconceito no espaço escolar?

Domínio próprio

Cada vez mais temos que ensinar valores aos nossos alunos. Atitudes simples, que costumavam vir de seus lares parecem ter se perdido no tempo. Apesar de darmos exemplos como professores, conversarmos, orientarmos e fazermos tudo o que está ao nosso alcance para que os alunos realmente internalizem esses valores, apenas atitudes na escola não parecem surtir efeitos em alguns casos. Promover uma educação voltada para valores humanos é uma condição que toda escola deve estudar a fundo, pois os mesmos devem estar presentes nas relações cotidianas da instituição.
Para isso, é importante que a equipe de professores da escola se reúna a fim de discutir quais as formas de trabalhar esses valores, pois não podem ficar no senso comum, mas voltando-se para a internalização dos conceitos e práticas dos mesmos.
Um trabalho pode ser totalmente perdido se não existem bons exemplos das pessoas que compõem a estrutura da escola.
Devemos lembrar que uma das formas mais eficientes de ensinar é através do exemplo, dos bons exemplos, que são observados pelos alunos durante as aulas.

Dinâmica para trabalhar valores

Pois é, dinâmicas são excelentes para tratar não somente de brainstorms de aprendizagem, mas ensinar valores, por isso reservamos esse momento para apresentar 10 Dinâmicas para trabalhar valores em sala de aula:

Domínio próprio – Dinâmica dos valores

Dinâmica Domínio próprio 1

Nossos valores em determinadas situações acabam chegando antes mesmo do nosso olá, por isso a dinâmica do domínio próprio ensina que a harmonia é o melhor cartão de visitas.

Recursos para dinâmica defeitos e virtudes

  • bexigas coloridas

Execução da dinâmica defeitos e virtudes

  1. cada participante deve receber uma bexiga
  2. Cada um deverá encher sua bexiga o máximo que conseguir, sem segurar e sem estourá-las.
  3. Ao final, mesmo com muito cuidado, muitas bexigas terão sido estouradas

Finalize a dinâmica explicando da seguinte forma: se paro de encher a bexiga contento-me com algo pequeno talvez por medo. Se encho demais e estouro eu erro pois, exagero seja na raiva, nas expectativas… Se controlo a situação eu tenho uma bela bexiga. Devemos sempre encontrar nosso ponto de equilíbrio em tudo o que fazemos.

Fim da dinâmica Domínio próprio

Se você gostou da dinâmica, compartilhe a ideia, deixe seu comentário ou crítica.

10 Dinâmicas para trabalhar valores

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou dessa lista, e quer mais, temos diversas outras para alegrar a garotada. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!

Colorir desenhos da Moana 14

Colorir desenhos da Moana

15 Cactos 16

15 Cactos