Olá pessoal hoje o demonstre traz um trabalho onde retrata do nosso dia a dia de acordo com o nosso modo de viver, com base no uso de práticas biológicas, e nesse post vamos trabalhar com o “Ecologia e ciências ambientais”.

Onde vamos mostrar o modo de se relacionar das pessoas baseada em práticas biológicas, que demonstram através de vários fatores do dia a dia.

Ecologia e ciências ambientais

A ecologia é o estudo da vida de diversos seres vivos que tende estudar tudo que refere-se a natureza, observando os pontos principais.

Ciências do ambiente são um campo acadêmico multidisciplinar que integra ciências físicas, biológicas e da informação para o estudo do ambiente e soluções para problemas ambientais.

Ecossistemas

Ecossistema é o conjunto dos organismos vivos e seus ambientes físicos e químicos. O termo ecossistema é originado a união das palavras “oikos” e “sistema”, ou seja, tem como significado, sistema da casa.

Resultado de imagem para ecossistemas

Ele representa o conjunto de comunidades que habitam e interagem em um determinado espaço.

Ecossistemas Brasileiros

A Amazônia: ocupa a Região Norte do Brasil, abrangendo cerca de 47% do território nacional. É a maior formação florestal do planeta, condicionada pelo clima equatorial úmido. Esta possui uma grande variedade de fisionomias vegetais, desde as florestas densas até os campos.

O Semi-árido (Caatinga) A área nuclear do Semi-Árido compreende todos os estados do Nordeste brasileiro, além do norte de Minas Gerais, ocupando cerca de 11% do território nacional. Seu interior, o Sertão nordestino, é caracterizado pela ocorrência da vegetação mais rala do Semi-árido, a Caatinga.

O Cerrado ocupa a região do Planalto Central brasileiro. A área nuclear contínua do Cerrado corresponde a cerca de 22% do território nacional, sendo que há grandes manchas desta fisionomia na Amazônia e algumas menores na Caatinga e na Mata Atlântica.

A Mata Atlântica, incluindo as florestas estacionais semideciduais, originalmente foi a floresta com a maior extensão latitudinal do planeta, indo de cerca de 6 a 32oS. Esta já cobriu cerca de 11% do território nacional. Hoje, porém a Mata Atlântica possui apenas 4% da cobertura original.

O Pantanal mato-grossense é a maior planície de inundação contínua do planeta, coberta por vegetação predominantemente aberta e que ocupa 1,8% do território nacional. Este ecossistema é formado por terrenos em grande parte arenosos, cobertos de diferentes fisionomias devido a variedade de micro relevos e regimes de inundação.

Vídeo sobre Ecossistemas:

https://youtube.com/watch?v=_d0mo6MK4TE

Fatores bióticos e abióticos

Fatores bióticos: Todos os organismos vivos. Produtores primários, consumidores, decompositores e parasitas.

Imagem relacionada

Fatores abióticos: Ambiente físico e químico que fornece condições de vida. Nutrientes, água, chuva, umidade, solo, sol, ar, gases, temperatura,etc.

Vídeo sobre Fatores bióticos e abióticos:

Habitat e nicho ecológico

Habitat é um local específico ou região onde se desenvolvem ou vivem seres vivos de forma organizada.

Resultado de imagem para Habitat

O habitat oferece as condições climáticas, físicas e alimentares adequadas para o desenvolvimento de uma determinada espécie. O mangue, por exemplo, é o habitat de algumas espécies de caranguejos.

Nicho Ecológico

O nicho ecológico é o conjunto de condições e recursos que permitem a uma espécie sobreviver no ambiente. Podemos dizer que representa o papel ecológico de um indivíduo no ecossistema. Cada espécie possui um nicho diferente. Isso porque não existem duas espécies exatamente iguais, cada uma possui diferentes formas e exigências de interagir com o ambiente.

Vídeo sobre Habitat e nicho ecológico:

Teia alimentar

Teia alimentar é um conjunto de cadeias alimentares interligadas entre si.A teia alimentar representa as muitas relações entre os organismos de um ecossistema.

Resultado de imagem para Teia alimentar

Ecossistema é o local ou meio ambiente em que se desenvolvem relações mútuas entre todos os seres que nele habita.

Cadeia alimentar

Cadeia alimentar é uma sequência de seres vivos que se dividem em produtores, consumidores e decompositores. Na sequência alimentar, os seres vivos se alimentam daqueles que os antecedem na cadeia, para depois serem comidos por aqueles que estão a seguir, de acordo com a hierarquia.

Vídeo sobre Teia alimentar:

Sucessão e comunidade clímax

É um Processo ordenado da instalação e desenvolvimento de uma comunidade.

Imagem relacionada

Que ocorre com o tempo e termina quando se estabelece na área uma comunidade estável.

Comunidade Clímax

É o último estágio alcançado por comunidades ecológicas ao longo da sucessão ecológica. Este estágio é caracterizado por compreender espécies que são as melhores competidoras da comunidade local.

Vídeo sobre Sucessão e comunidade clímax:

Dinâmica de populações

As populações possuem diversas características próprias, mensuráveis. Essas populações podem ser bastantes diversas englobando diferentes tipos.

Resultado de imagem para Dinâmica de populações

Cada membro de uma população pode nascer, crescer e morrer, mas somente uma população como um todo possui taxas de natalidade e de crescimento específicas, além de possuir um padrão de dispersão no tempo e no espaço.

Vídeo sobre Dinâmica de populações:

Interações entre os seres vivos

A relação entre seres vivos uns com outros, tanto da mesma espécie (relações intraespecíficas) quanto de espécies distintas (relações interespecíficas).

Resultado de imagem para Interações entre os seres vivos

Essas relações podem ser harmônicas, quando não há prejuízo para nenhum dos indivíduos envolvidos, ou desarmônicas, quando pelo menos um se prejudica.

Relações Intraespecíficas Harmônicas

Indivíduos da mesma espécie que se mantêm anatomicamente separados e que cooperam entre si por meio de divisão de trabalho. Geralmente, a morfologia corporal está relacionada com a atividade que exercem. Ex.: abelhas, cupins, formigas, etc.

Relações Intraespecíficas Desarmônicas

Canibalismo: ato no qual um indivíduo alimenta-se de outro(s) da mesma espécie. Competição: disputa por territórios, parceiros sexuais, comida etc.

Vídeo sobre Interações entre os seres vivos:

Ciclos biogeoquímicos

Os ciclos biogeoquímicos são processos que ocorrem na natureza para garantir a reciclagem de elementos químicos no meio.

Resultado de imagem para Ciclos biogeoquímicos

São esses ciclos que possibilitam que os elementos interajam com o meio ambiente e com os seres vivos, ou seja, garantem que o elemento flua pela atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera. Os principais ciclos biogeoquímicos encontrados na natureza são o ciclo da água, do carbono, do oxigênio e do nitrogênio.

Como o ciclo ocorre?

O ciclo ocorre através do Reservatório do elemento químico (atmosfera, hidrosfera ou crosta terrestre); Existência de seres vivos; Movimentação do elemento químico pelo meio ambiente e pelos seres vivos de um ecossistema.

Vídeo sobre Ciclos biogeoquímicos:

Fluxo de energia no ecossistema

A luz solar representa a fonte de energia externa sem a qual os ecossistemas não conseguem manter-se.

Resultado de imagem para energia no ecossistema

A transformação (conversão) da energia luminosa para energia química, que é a única modalidade de energia utilizável pelas células de todos os componentes de um ecossistema, sejam eles produtores, consumidores ou decompositores, é feita através de um processo denominado fotossíntese.

Vídeo sobre Fluxo de energia no ecossistema:

FIM

Chegamos ao fim do poste onde fala das Estudo das práticas corporais, falando e explicando como foi feito até os dias atuais, assim tanto nos negócios quanto na vida pessoal. Se você gostou compartilhe nas redes sociais.