Olá, como sabemos a biologia está presente em nosso dia a dia de várias formas, sendo assim o demonstre hoje vem com uma lista de fatores que influenciam na biologia, e principalmente no modo de viver pelas pessoas.

E hoje vamos falar de Ecologia, onde baseado em estudos, vamos mostra como é o desenvolver desse processo biológico que envolve diversos fatores.

Ecologia

O que é ecologia e o que estuda

Resultado de imagem para ecologia

A ecologia estuda o meio ambiente e todos os seres vivos e não vivos que tem dentro dele, a ecologia tenta mostrar com o entendimento do funcionamento de toda a natureza, para que todos conheçam as suas especies e a diversidade da natureza.

Estudo do meio Ambiente

É o conjunto de fatores físicos, biológicos e químicos que cerca os seres vivos, influenciando-os e sendo influenciado por eles. Pode ser entendido também como o conjunto de condições que permitem abrigar e reger a vida em todas as suas formas – os ecossistemas que existem na Terra.

Videos sobre ecologia:

Teias e cadeias alimentares

Resultado de imagem para Teias e cadeias alimentares

A cadeia alimentar os organismos estabelecem relação de alimentação em um ecossistema. Sendo que a cadeia é composta por produtores, consumidores e decompositores. No meio ambiente, os seres vivos interagem entre si, transferindo matéria e energia por meio de nutrição. Em uma sequência de seres vivos em que um serve de alimento para o outro pode ser chamada tanto de cadeia alimentar quanto de teia alimentar, sendo essa última denominação no caso de cadeias alimentares interligadas.

Videos sobre Teias e cadeias alimentares:

Fluxo de energia

Resultado de imagem para Fluxo de energia e níveis tróficos

O fluxo de energia na cadeia alimentar é passado de um animal ao outro, de acordo com a cadeia, sendo que a cada etapa as energias diminuem de um animal para o outro, sendo um ecossistema é sempre unidirecional, e a cada nível trófico, menor é a energia disponível para o nível seguinte.

Níveis trópicos

A cada nível trófico, menos energia é passada. Normalmente, apenas 5% a 20% da energia é passada para o próximo nível trófico, sendo esse fenômeno chamado de eficiência ecológica. Diante dessa baixa quantidade de energia transferível, uma cadeia alimentar dificilmente possui mais de cinco níveis tróficos.

Videos sobre Fluxo de energia e níveis trópicos:

Ciclos biogeoquímicos

Resultado de imagem para Ciclos biogeoquímicos

É o percurso realizado no meio ambiente por um elemento químico essencial à vida. O termo é derivado do fato de que há um movimento cíclico de elementos que formam os organismos vivos e o ambiente geológico, onde intervêm mudanças químicas.

Importância dos ciclos biogeoquímicos

Os ciclos biogeoquímicos permitem que os elementos químicos não acabem na natureza. Através deles, os elementos passam pela atmosfera e entre os seres vivos, garantindo a manutenção da vida na Terra. Esses ciclos também tem papel no aquecimento global, sendo que a sua causa principal é a ação do homem, seja de maneira direta ou indireta.

Videos sobre Ciclos biogeoquímicos:

Características das populações

Imagem relacionada

Podemos dizer que os principais fatores que alteram o tamanho de uma população são: a natalidade, mortalidade e deslocamento. Populações aumentam quando a natalidade é maior que a mortalidade e/ou quando o número de indivíduos que imigra (entra na população) é maior do que os que emigram (saem da população) (Gotelli, 2009).

Videos sobre Características das populações:

AVISOS!

AVISO 1:

Série nova no canal, com vídeos super legais sobre diferentes materiais encontrados no Museu Câmara Cascudo.

Neste primeiro vídeo Mary explica o que é icnologia e suas variações: Paleoicnologia e Neoicnologia, mostrando a importância dos rastros para ciência.

Para começar, vamos falar um pouco sobre a crise no sistema prisional brasileiro?

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

AVISO 2:

Que tal um vídeo com 10 dinâmicas para fazer com o ensino fundamental II? São dinâmicas incríveis para trabalhar com esses pré e adolescentes que precisão de uma atenção toda especial!

Pensamos em algumas dinâmicas efetivas para desenvolver trabalho em equipe nas escolas e outros espaços:

Papo Sério! Como fazer um horário escolar justo!

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

AVISO 3:

PRECISAMOS DO SEU APOIO!!

CONTAS PARA DOAÇÃO

NUBANK: Banco 260 – Nu Pagamentos S.A. Agência: 0001 Conta: 1583623-5 CPF: 008.290.814-10

BB: Maryane C Ferreira Banco 001 – AG: 1668-3 Conta: 32.061-7 CPF: 086.173.344-44

CAIXA: Operação: 0013 AG: 0035 Conta: 00220259-2 CPF: 008.290.814-10 PARA

BOLETO, REQUISITAR POR E-MAIL OU ZAP: [email protected]/84999583848

Confira as entrevistas com poetas que realizamos neste projeto do Demonstre:

E ainda temos os vídeos de poesias, sempre maravilhosos e diários no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

Controle populacional

Resultado de imagem para Controle populacional animais

O controle populacional do meio ambiente é feito pelos próprios animais, sendo que cada especie tem sua função de controlar o animais para que não cresça desordenadamente, Assim quando uma especie entra em extinção, coloca a população ambiental em risco.

Videos sobre Controle populacional:

Competição intraespecífica

Resultado de imagem para Competição e cooperação intraespecífica

Competição intraespecífica propriamente dita: indivíduos da mesma espécie competem por um ou mais recursos que, na maioria das vezes, não estão disponíveis em quantidade suficiente no ecossistema. Pode delinear uma população, principalmente em seu tamanho.

Cooperação intraespecífica

Colônia: indivíduos da mesma espécie que vivem e necessitam estar anatomicamente agrupados, interagindo de forma que proporciona vantagem a todos. Nesta, há divisões de trabalho, onde todos desempenham funções vitais para o grupo.

Videos sobre Competição e cooperação intraespecífica:

Relações ecológicas interespecíficas

Imagem relacionada

A relação ecológica intraespecífica ocorre entre indivíduos da mesma espécie, enquanto que a relação ecológica interespecífica ocorre entre indivíduos de espécies diferentes. O presente artigo abordará apenas as relações interespecíficas que ocorrem entre seres de diferentes espécies.

Competição, herbiovoria, predação, parasitismo, mutualismo

Mutualismo: também chamado por alguns autores como mutualismo obrigatório. O mutualismo é um tipo de relação ecológica interespecífica em que as duas espécies envolvidas se beneficiam.

Protocooperação, também é conhecido como cooperação ou mutualismo facultativo. Nesse tipo de relação ecológica interespecífica, as espécies associadas se beneficiam, mas conseguem viver isoladamente, não havendo nenhum tipo de dependência entre eles.

Comensalismo: associação entre dois indivíduos em que um se beneficia dos restos alimentares de outro, que não é prejudicado.

Inquilinismo: relação ecológica interespecífica na qual uma espécie, chamada de “inquilina”, fixa-se ou procura abrigo em outro organismo que chamamos de “hospedeiro”.

Videos sobre Relações ecológicas interespecíficas:

Grandes biomas do mundo

Resultado de imagem para Grandes biomas do mundo

No mundo existem diversos biomas onde se concentram uma diversidade muito de varias especies, que são pesquisadas constantemente e pessoas que observam a vida de animais e plantas, viajam muito para conhecer. Entre os mais famosos temos:

Tundra Situa-se nas regiões próximas ao Polo Ártico, norte do Canadá, da Europa e da Ásia. Apresenta temperaturas baixas durante todo o ano. O inverno é bastante severo e o verão é frio.

Taiga Também chamado de floresta de coníferas devido a predominância de pinheiros e abetos. Situa-se no hemisfério norte, ao sul da tundra ártica, em região de clima frio. Porém, possui uma estação quente mais longa e amena, comparada ao bioma tundra.

Biomas do Brasil

O bioma Amazônia corresponde a quase metade do território nacional. Abrange os estados brasileiros do: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima; parte de Rondônia, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins. O clima dessa região é quente e úmido e sua densa vegetação é caracterizada pela floresta amazônica com árvores de grande porte.

O Cerrado é considerado o segundo maior bioma do Brasil em extensão. Ele abrange os estados do: Maranhão, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Tocantins. Além disso, ocupa uma pequena área de outros seis estados.

A Caatinga ocupa grande parte da região nordeste do país. Ela abrange os estados do: Ceará, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe.

A Mata Atlântica ocupa a faixa litorânea de norte à sul do país. Assim, ela engloba a totalidade de três estados brasileiros: Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina; grande parte do Paraná e pequenas porções de onze estados.

O Bioma Pantanal, considerado o de menor extensão territorial do país, abrange dois estados brasileiros, a saber: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Videos sobre Grandes biomas do mundo e do Brasil:

O que afeta os ecossistemas

Videos sobre O que afeta os ecossistemas:

FIM

Chegamos ao fim de mais uma lista de fatores que envolvem a biologia, e hoje falamos de Ecologia. Se você gosta de nossos trabalhos, ajude para que mais pessoas possam também conhecer do nosso conteúdo, compartilhe nas redes sociais, indique amigos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.