Olá pessoal hoje o demonstre traz um trabalho diferenciado, onde fala das teorias da economia, e neste dia vamos falar da história da economia, com a Economia pós-guerra (1945 – 1970).

Onde vamos falar dessas etapas de desenvolvimento, do inicio ao fim falando e mostrando todas as etapas do processo do surgimento das teorias econômicas até os dias atuais, baseado nas origens.

Índice: hide

Economia pós-guerra (1945 – 1970)

Após a guerra políticas de assistência social foram adotadas para amparar os trabalhadores em situação de desemprego, doença e velhice.  O consumo popular passou a ser o carro-chefe da expansão da economia. A tecnológica e a obsolescência programada dos produtos faziam girar as grandes estruturas industriais.

Algumas regiões expandiram-se rapidamente, como certos países da América Latina e do Extremo Oriente. Entretanto, na maior parte dos países africanos, no sudeste asiático e na península indiana, as lutas de descolonização deixaram profundas cicatrizes, cujos reflexos ainda persistem.

Havendo guerra e depressão, os países devem cooperar – comércio internacional de Bretton Woods

Resultado de imagem para Bretton Woods

A cooperação é essencial em momentos de desespero, onde pessoas em seus países estão totalmente desamparadas, na maioria dos desastres acontecidos no mundo uma grande quantidade de países de primeiro mundo se mobilizam com a situação.

Bretton Woods

Sistema Bretton Woods de gerenciamento econômico internacional, estabeleceram em julho de 1944 as regras para as relações comerciais e financeiras entre os países mais industrializados do mundo. O sistema Bretton Woods foi o primeiro exemplo, na história mundial, de uma ordem monetária totalmente negociada, tendo como objetivo governar as relações monetárias entre Nações-Estado independentes.

Vídeo sobre Bretton Woods:

Tudo o que os países pobres precisam é de um grande impulso – economia desenvolvimentista

Resultado de imagem para economia desenvolvimentista

Um grande impulso para os países pobres é de grande serventia, pelo fato de ser uma grande alavancagem no desenvolvimento do país. Política econômica baseada na meta de crescimento da produção industrial e da infraestrutura, com participação ativa do estado, como base da economia e o consequente aumento do consumo.

Paul Rosenstein-Rodan e Walt Rostow

Paul Narcyz Rosenstein-Rodan era um economista de origem judaica nascido em Cracóvia, que foi treinado na tradição austríaca sob Hans Mayer em Viena.

Walt Whitman Rostow OBE foi um economista e teórico político americano que serviu como Assistente Especial para Assuntos de Segurança Nacional ao Presidente dos EUA, Lyndon B. Johnson, de 1966 a 1969.

Vídeo sobre Paul Rosenstein-Rodan e Walt Rostow:

As pessoas são influenciadas por alternativas irrelevantes – decisões irracionais

Resultado de imagem para decisões irracionais

As pessoas são influenciadas a partir do que outras pessoas acham, de modo a agirem sem pensar, ou melhor tomam decisões irracionais, por estarem com medo do qque pode acontecer no futuro

Maurice Allais

Maurice Allais foi um físico e economista francês. Maurice Allais fez um percurso como economista e professor universitário, tendo-se dedicado à teoria da decisão e à política monetária, entre outras áreas, e sido autor de mais de uma centena de livros.

Vídeo sobre Maurice Allais:

Os governos devem se restringir a controlar a oferta de moeda – política monetarista

Imagem relacionada

Política monetária é a atuação de autoridades monetárias sobre a quantidade de moeda em circulação, de crédito e das taxas de juros controlando a liquidez global do sistema econômico.

Milton Friedman

Milton Friedman foi um economista, estatístico e escritor norte-americano, que lecionou na Universidade de Chicago por mais de três décadas.

Vídeo sobre Milton Friedman:

Quanto mais pessoas trabalham, mais altas são as suas contas – inflação e desemprego

Resultado de imagem para inflação

Um grande desafio dos economistas é a inflação porque quanto maior for o dinheiro arrecadado se não tiver controle financeiro a inflação cresce incontrolavelmente. A queda da taxa de inflação é generalizada, mas particularmente importante na inflação de serviços. No curto prazo, a taxa de inflação de serviços é determinada por duas relações: a relação entre taxa de juros real e desemprego e entre desemprego e inflação de serviços

Alban William Phillips

Alban William Housego “A. W.” “Bill” Phillips, MBE foi um economista da Nova Zelândia que passou a maior parte de sua carreira acadêmica como professor de economia na London School of Economics. Sua contribuição mais conhecida para a economia é a curva de Phillips, que ele descreveu pela primeira vez em 1958.

Vídeo sobre Alban William Phillips:

O consumo cai ao longo da vida – poupar para gastar

Resultado de imagem para poupar para gastar

O consumo cai ao longo da vida por que as pessoas vão buscando coisas novas e vão usando de economia para que possam gastar as vezes com mateiral de luxo próprio e outros.

Franco Modigliani

Franco Modigliani foi um economista nascido na Itália, naturalizado norte-americano em 1946. Obteve um doutorado em economia na New School for Social Research em 1944, onde trabalhou com Jacob Marschak. A sua tese de doutoramento formou, junto com o modelo IS/LM de John R.

Vídeo sobre Franco Modigliani:

As instituições são importantes – instituições na economia

Resultado de imagem para economia

As instituições na economia são ideais pois desenvolvem papeis importantes que fazem parte do processo de controle e gestão de riscos do dinheiro de um país podendo mudar esse cenário.

Douglass North

Douglass Cecil North foi um economista estadunidense. North era considerado, juntamente com Ronald Coase, um dos fundadores da nova economia institucional. Foi laureado com o Prémio de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel de 1993. Há alguns estudos introdutórios no Brasil sobre North.

Vídeo sobre Douglass North:

 As pessoas se safam quando podem – informação e incentivos de mercado

Resultado de imagem para incentivos de mercado

O mercado de incentivo tem muito mais a oferecer para conquistar o engajamento e a lealdade de diferentes públicos. Por exemplo: uma boa estratégia de capacitação também pode ser utilizada como uma forma de recompensar e reconhecer os participantes de um programa.

Kenneth Arrow

Kenneth Joseph Arrow foi um economista estadunidense.

Vídeo sobre Kenneth Arrow:

Teorias da eficiência do mercado exigem muitas suposições – mercados e resultados sociais

A eficiência em todo e qualquer trabalho é baseada em estudos que mostrem sobre esses acontecidos anteriormente, onde os erros que outros cometeram são estudados para fazer de maneira diferente.

Gérard Debreu

Gérard Debreu , nascido em Calais , na França ,4 de julho de 1921 e morreu em 31 de dezembro de 2004em Paris , é um matemático e economista francês , que também adquiriu a nacionalidade americana . Ele é o primeiro francês a receber o Prêmio Nobel de Economia em 1983 por seu trabalho sobre o equilíbrio geral.

Vídeo sobre Gérard Debreu:

Não há sistema de votação perfeito – teoria da escolha social

Resultado de imagem para escolha social

O sistema de votação não é seguro segundo algumas pessoas, pois na área de informática todos os profissionais sabem que não existe nenhum sistema completamente seguro

A teoria da escolha social estuda como as preferências individuais se agregam para formar uma preferências coletiva. A teoria da escolha social remonta à publicação por Condorcet do paradoxo da votação.

Kenneth Arrow

Kenneth Joseph Arrow foi um economista estadunidense.

Vídeo sobre Kenneth Arrow:

FIM

Chegamos ao fim da lista que fala da Economia pós-guerra (1945 – 1970), falando e explicando como foi feito até os dias atuais, assim tanto nos negócios quanto na vida pessoal. Se você gostou compartilhe nas redes sociais.

Deixe uma resposta