Eleições de mentira – Brincadeiras para aprender sobre cidadania

Você está procurando brincadeiras para aprender sobre cidadania? Achou o texto certo! Não é de hoje que as brincadeiras são usadas também como uma forma de promover o ensinamento de determinados assuntos para as crianças, além dos jovens. Brincar permite às pessoas se conectarem aos objetivos de uma brincadeira e até refletirem sobre aquilo que fora ensinado, sendo uma das melhores formas de conectar os pequenos com assuntos que possuem uma grande importância no mundo atual e precisam ser de seu conhecimento. Como demonstração do que poderá ser feito, trouxemos aqui Eleições de mentira e outras brincadeiras para aprender sobre cidadania.

Eleições de mentira

A cidadania pode ser descrita como a contribuição dos indivíduos, como seres políticos, civis e sociais, a fim de formar uma sociedade mais justa e equilibrada. Algumas atitudes, como participar das eleições políticas, cuidar do meio ambiente, cumprir as leis, proteger o patrimônio público e tratar com respeito todas as pessoas, são consideradas exercícios de cidadania.

Brincadeiras para aprender sobre cidadania

Aos educadores ou professores é possível afirmar que a cidadania pode ser um assunto bem complexo para passar aos pequenos, mas não impossível. A ideia é permitir criar brincadeiras que estimulem o aprendizado e façam entender o que representa a cidadania nos dias atuais e o porque a mesma é importante. Além de ser divertido, brincar também pode ser uma boa tática de ensinamento. Confira as brincadeiras para aprender sobre cidadania.

Eleições de mentira – Brincadeiras para aprender sobre cidadania

  • Público alvo: Pode ser realizada com crianças maiores, por exigir aos pequenos uma reflexão mais complexa sobre direitos e os deveres.
  • Idade: Crianças a partir de 10 anos de idade e até os mais velhos, que geralmente estão cursando a primeira parte do ensino fundamental.
  • Recursos: A professora pode usar caixas de papelão para criar urnas e papéis em branco para que os alunos escrevam o nome de quais os candidatos que desejam votar. A ideia é que os recursos possam ser usados como meios interessantes de promover o voto, ou no caso, a eleição que promove o ensinamento de cidadania desde bem cedo.
  • Objetivo: O objetivo da brincadeira eleições de mentira é fazer as crianças aprenderem desde pequenos o seu direito em escolher qual o melhor representante para responder pelo povo. Se não quiser que a eleição seja de mentira promova uma eleição representante da sala e um suplente que sirva de apoio caso o representante tenha faltado.

Passo a passo da brincadeira sobre cidadania eleições de mentira:

  1. Na sala de aula explique quais os direitos e deveres de uma votação, como ocorre o direito a cidadania para o povo e então lance essa brincadeira para a turma.
  2. A brincadeira poderá durar mais que uma aula, e poderá selecionar os primeiros candidatos ao cargo de representante pela a votação aberta, os quatro que tiverem mais votos vão para a campanha.
  3. A ideia é deixar que a pessoa exerça seu papel de cidadão votando e tendo o direito de escolher aquele que melhor lhe representa na sua sala de aula.

Fim da brincadeira Eleições de mentira

Se você gostou das brincadeiras, compartilhe a ideia, deixe seu comentário ou crítica.

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou dessa lista de brincadeiras, e quer mais, temos diversas outras brincadeiras para alegrar a garotada. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!

Add Comment