in

Emprestando o lápis – Dinâmicas para o dia das crianças

Emprestando o lápis – Dinâmicas de Grupo para Crianças
Emprestando o lápis – Dinâmicas de Grupo para Crianças
68 / 100 SEO Score

Neste post, você encontrará uma dinâmica para o dia das crianças Emprestando o lápis, que com certeza proporcionarão muita diversão para os pequenos.

Dinâmicas para o dia das crianças

Criança é um ser humano que está em fase de aprendizado e desenvolvimento. É um período marcado pela inocência, curiosidades e muitas descobertas.

Comemorado anualmente no dia 12 de outubro no Brasil, o dia das crianças é uma data comemorativa que visa homenagear todas as crianças.

Neste post, você encontrará uma dinâmica para o dia das crianças que com certeza proporcionarão muita diversão para os pequenos.

Emprestando o lápis

Essa é uma excelente dinâmica para crianças que tem como objetivo primordial mostrar para as crianças a importância de compartilhar suas coisas estimulando o relacionamento interpessoal e a união entre os membros do grupo.

Emprestando o lápis – Dinâmicas de Grupo para Crianças
Emprestando o lápis – Dinâmicas de Grupo para Crianças

Recursos para a dinâmica

  • Lápis de cor;
  • Desenho para colorir.

Execução da dinâmica

  1. Um dia antes da atividade com crianças em sala de aula a professora deve orientar que no próximo dia cada um traga apenas 1 lápis de cor, pode ser de qualquer cor.
  2. O professor também deverá providenciar um desenho para colorir, pode ser qualquer tema, Importante que cada folha tenha duas cópias do desenho, um ocupando a metade superior da folha e outro ocupando a metade inferior da folha e também providenciar a quantidade de cópias suficientes para todos os participantes, o desenho deve ser o mesmo para todos.
  3. Ao escolher o desenho certifique-se que ele tenha várias partes para colorir.
  4. No dia da brincadeira com as crianças o professor deverá verificar se todos trouxeram um lápis de cor, caso contrário é importante que tenha algum de reserva. Também deve observar que as crianças usem apenas um lápis, uma cor, pedir que os demais lápis sejam colocados na bolsa ou debaixo da carteira.
  5. Todos com as folhas com desenhos em mãos a professora vai iniciar a atividade orientando que as crianças pintem somente o desenho de cima da folha com o lápis que trouxeram, ou seja, o desenho será pintado com apenas uma cor.
  6. Após todos terminarem de pintar o primeiro desenho com apenas uma cor a professora orientará da seguinte maneira: Agora vocês vão pintar o segundo desenho mas não podem utilizar o lápis que trouxeram. É importante nesse momento o educador ou coordenador da atividade observe a reação das crianças para ver se por si só encontrarão a solução para o problema, ou seja, se não podem usar o próprio lápis então como pintarão o desenho? A solução é simples, trocar o lápis com o de um amigo.
  7. Dependendo da idade das crianças que estão participando da brincadeira logo se darão conta e começarão a emprestar os lápis dos amigos, se a solução demorar a aparecer o professor deverá interagir para que os alunos cheguem a conclusão por si próprios.
  8. Quando todos entenderem o que deve ser feito o coordenador da atividade deverá orientar que podem usar quantas cores quiserem para pintar o desenho de baixo mas precisarão trocar e emprestar os lápis de seus amigos.
  9. Antes de encerrar a atividade o coordenador ou professor deverá explicar aos alunos que o primeiro desenho foi pintado com apenas uma cor pois cada um utilizou apenas o lápis que tinha, no entanto ao compartilharem os lápis emprestando uns aos outros puderam colorir o desenho de baixo deixando-o mais bonito.
  10. A conclusão aqui é que em certas circunstancias de nossa vida devemos aprender a compartilhar nossas coisas com nossos amigos para atingirmos um objetivo em comum.

Fim da dinâmica Emprestando o lápis

Se você gostou da dinâmica, compartilhe a ideia, deixe seu comentário ou crítica.

Veja outras dinâmicas também: https://demonstre.com/10-dinamicas-para-o-dia-das-criancas/

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Deixe seu comentário e compartilhe com os colegas!

Veja também: https://demonstre.com/filmes-e-livros-brincadeiras-para-estimular-a-leitura/

Quem sou eu – Dinâmicas para o dia das crianças

Quem sou eu – Dinâmicas para o dia das crianças

A metade certa – Dinâmicas para o dia das crianças

A metade certa – Dinâmicas para o dia das crianças