Gatos são a encarnação animal da limpeza, e essa forma de ser se aplica não só a sua higiene pessoal mas a tudo que está a seu redor, incluindo os cheiros que fazem parte do seu mundo.

O sentido mais apurado de um gato é o olfato, e como sendo este o seu carro chefe, ele tem suas preferências de cheiros, e também possui odores que gato nenhum suporta.

Cheiros cítricos

Gatos não gostam de limas, laranjas, limões e qualquer cheiro cítrico. Existem até repelente de gatos que possuem essências cítricas em sua composição. Se quiser afastar seu gato de um moveis da casa, ou não quer que ele brinque com suas plantas é so colocar castas dessas frutas cítricas, ou óleo de laranja e o gato nao chegara perto.

Banana

Elas podem até ser ricas em potássio, mas são grandes inimigas dos gatos. Esfregue a casca de banana no sofá ou coloque uma em qualquer lugar que você nao quer que ele suba.

Caixa de areia suja

O odor de uma caixa de areia suja pode irritar tanto um gato que ele pode tentar te provocar usando suas roupas, cama ou até um tapete caro como substituto.

Pinho

Algumas areias possuem essência de pinho para tentar tornar a caixa de areia mais agradável, mas se o cheiro for muito forte terá o efeito contrario.

Peixe podre

Eles podem até gostar de peixe mais ninguém suporta o cheiro de um peixe podre. nunca dê a seu gato um peixe estragado, alem do fato de que ele não via chegar perto do alimento, pode ficar doente.

Pimenta

Gatos não suportam alimentos picantes ou muito temperados, o olfato felino detecta esses odores como algo toxico.

Sabão e desodorante

Cheiros quimicos são rejeitados por gatos, na hora de lavar qualquer coisa usada pelo seu felino, lembre de usr produtos neutros. lembre-se que cheiros podem afastar os felinos para sempre.

Plantas

Apesar de amarem flores, existem plantas que para os gatos são extremamente toxicas, por isso antes de levar uma planta para casa e´bom pesquisar.

Eucalipto

O oleo e essencia de eucalipto pode ser nocivo para os felinos, por isso os gatos rejeitam qualquer coisa que tenha este tipo de cheiro.

Outros gatos

Gatos não se incomodam com o cheiro de felinos que ele já conhece, mas colocar um gato novo em casa vai afastar o seu na hora. Gatos são territoriais e a presença de outro felino pode ser um repelente estanteado para os gatos, que se conectam pelo ofato.

Pode dar bicarbonato para gatos?

Sim, o bicarbonato é ótimo para manter a higiene do pet. 

Naftalina espanta gatos?

Nunca use naftalina para afastar um gato porque é um produto muito tóxico, não só para eles, mas também para as pessoas.

O que os gatos não gostam?

Os gatos odeiam os odores fortes e têm um olfato sensível, embora não seja tão forte como o dos cães. Os felinos usam odores para se comunicarem, por isso o fato de estarem rodeados das potentes fragrâncias humanas pode ser bastante desconfortável.

O que é espanta gato?

O Afasta Gato é um odorizante de ambiente doméstico em forma de pastilha aromática indicada para mascarar locais domésticos demarcados pelos animais.

Saiba mais sobre gatos aqui.