A importância do banho e tosa para os pets

A manutenção do cabelo do cão é um trabalho vital, porque a saúde do animal depende dele. Atua contra o frio, o mau tempo e muitos outros inconvenientes. Se a manutenção for mais ou menos entediante, dependendo da raça, do comprimento do cabelo e da textura, qualquer que seja o tipo de cão, deve ser regular.

Bichon Havanês nas flores

Manter o pêlo do seu cão é uma questão de estética e saúde . Os cabelos contribuem, de fato, para proteger o animal contra as agressões externas que são o frio e a umidade , entre outras. Portanto, é essencial garantir que eles estejam sempre em condições de desempenhar plenamente sua função, além de preservar sua beleza.

Poeira, restos de vegetação, pêlos mortos e outras impurezas devem ser eliminados com cuidado regular, desde a simples escovação até a limpeza cuidadosa. Deve ser lembrado que a dieta do cão também contribui para a qualidade e beleza do cabelo

Escovar seu cachorro

Todos os cães devem ser escovados pelo menos uma vez por semana , independentemente da raça a que pertencem e as especificidades do seu cabelo. Esta é a principal medida de manutenção. Ele ajuda a livrar o cão de cabelos mortos , detritos de vários tipos (planta, poeira, sujeira) e estimular a circulação sanguínea na pele.

Spaniel anão continental marrom

É também um momento especial com o animal. Geralmente, os cães gostam de ser escovados, contanto que um proceda com cuidado e na direção do cabelo . Ainda é necessário ensiná-los a ficarem quietos durante o tratamento. É por isso que é importante acostumá- los desde cedo .

A escovação torna-se mais frequente durante a muda , o que ocorre uma ou duas vezes por ano, dependendo da raça. Em alguns cães, isso deve ser feito todos os dias. Em cães com cabelos compridos , é aconselhável procurar e desenredar qualquer  antes de escová-los. Caso contrário, corremos o risco de fortalecê-los e não poder desfazê-los. Não é recomendado cortá-las , pois existe o risco de tocar a pele e, assim, ferir o cão.

O lado da ferramenta, é usado pente que facilita a facilidade de desembaraçar, as barras de arame da escova e a escova de cabelo para finalizar a operação de escovação e polimento do cabelo. Finalmente, vale a pena lembrar que a escovação é uma oportunidade para inspecionar o cabelo e a pele do cão para garantir que não haja parasitas externos .

Higiene para certas raças

Para algumas raças de cães, o aliciamento é um exercício necessário, mesmo se os participantes não tiverem a intenção de serem exibidos ou participarem de competições. Higiene permite manter tanto a beleza do seu vestido como para limpar certas áreas sensíveis do corpo, como as orelhas e, assim, para prevenir infecções e doenças da pele.

Os tratamentos variam de corte para a remoção do cabelo , através da desembaraçar e de sega . Eles dependem das especificidades do casaco e deve ser feito por um groomer profissional como eles podem ser prejudiciais se não for feito corretamente. Não é incomum, no entanto, que os donos de cães cuidem de sua própria higiene. A menos que eles realmente se beneficiem da experiência e do equipamento necessário, essa abordagem é fortemente desencorajada.

Maltês sentado

Dê o banho para o seu cachorro

Quanto à higiene, o banho não é obrigatório para todos os cães. As raças mais rústicas, usadas para viver ao ar livre, podem prescindir e se contentar com a escovação regular, exceto quando estão muito sujas.

Para outros, especialmente aqueles que vivem em áreas urbanas expostos à poluição urbana, recomenda-se lavá-los várias vezes ao ano usando um xampu específico . É preciso ter cuidado para que o cão tenha sido completamente enxaguado e o cão esteja completamente seco usando uma toalha e, possivelmente, um secador de cabelo. O secador deve ser mantido a uma distância segura para evitar queimaduras na pele do cão.

Os banhos não devem ser muito frequentes para não quebrar a camada de sebo que constitui uma película protetora.

Os benefícios da tosa para os cães

Lave seu companheiro regularmente para uma boa saúde . Na verdade, se você não mantiver seu animal de estimação, isso pode levar a: maus odores, parasitas, gengivite (inflamação das gengivas), infecções de ouvido, etc.

Um cão não sabe como se cuidar ao contrário de um gato. Ele precisará de você para limpá-lo. Saiba que, qualquer que seja a raça do seu cão, ela deve ser bem mantida. O banheiro de cães com cabelos longos permanece mais longo e mais importante do que para cães com cabelos curtos. No entanto, os cuidados relacionados aos olhos, ouvidos, dentes ou unhas são os mesmos para todos.

A higiene do seu cão tem consequências para o seu comportamento

Se o seu cão tem pouca higiene , ele vai jogar tanto na sua moral , mas também na sua maneira de percebê-lo.

SAMOIEDA com filhotes

Não importa a estação, escove seu animal de estimação regularmente . No inverno, acontece que os mestres negligenciam a higiene de seu cão, uma atitude de não adotar, especialmente porque pode causar consequências adversas em seu companheiro. Por exemplo, se você não pensa em olhar para as unhas, elas podem se virar e machucar o coxim que o faria mancar. Isso poderia impedi-lo de praticar um esporte ou torná-lo agressivo por causa da dor intensa.

Higiene: virtudes educacionais

Quando os cães vivem em grupos , eles respeitam uma hierarquia forte . O líder da matilha pode pedir aos seus subordinados para lavar os olhos, orelhas ou casaco como quiser.

Pequinês bravo

Higiene tem uma grande importância na relação dog-dog , e em relacionamentos posteriores com o groomer. De fato, se os donos não impuserem qualquer manutenção física em seu animal, ou forem impedidos por ele (grunhidos ao escovar, mostrar presas, etc.), eles falham em seu papel.

No entanto, se você colocar o seu cão na aparência assim que ele for um filhote , ele se tornará um companheiro muito mais dócil e obediente do que no caso oposto. Ao apoiar manipulações como imobilização, banho, secagem, etc., o cão mostra que ele aceita sua autoridade de maneira concreta e que ele confia naquele que o prepara.

Referências

https://akc.org
https://thesprucepets.com
https://cesarsway.com
https://rspca.org.uk


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20