A linguagem corporal do gato

Ao longo de sua vida, seu gato não vai parar de querer se comunicar com você. Ele tentará fazer isso por gestos, suas posturas, seu comportamento, mas também seus sons, miados, gemidos, gritos. É importante compreendê-lo para melhor atender às suas expectativas.

gato pequeno sendo segurado

Ele ronrona, rosna, miados, cauda abanando, rola no chão, garras, toca mobiliário ou as pernas, esfregando a cabeça, as orelhas são reduzidos, eles tendem a voltar, o rabo eriçado … Você tem que entender estes sinais para se adaptar ao pedido do seu gato e atender às suas necessidades.

Os diferentes comportamentos do gato

  • Orelhas e olhos estão ligados

Os ouvidos reta , transportado e olhos redondos mostram uma atitude neutra particularmente em seu gato. Ele não tem nenhum sentimento particular. Se ele piscar com as orelhas ainda tensas para a frente, então o seu gato irá mostrar-lhe o seu florescimento. Ele é feliz e permite que você saiba. Às vezes a raiva pode assumir. Neste caso, seu gato terá suas orelhas viradas para os lados e franzir a testa . O medo , é visível quando suas orelhas são puxados para trás e suas pupilas estão dilatadas .

Finalmente, as orelhas que se movem com as pupilas dilatadas podem ser um sinal de ansiedade em seu gato. Ele tenta se tranquilizar.

  • Seus bigodes

Ambos podem revelar a concentração do seu gato, caso sejam levantados para a frente. Quando ele expressa sua alegria , seus bigodes estão relaxados enquanto se esticam mais para os lados quando está estressado , em estado de alerta. A frustração foi manchado com bigodes que apontam para a frente . Eles saem mais em todos os cantos opostos à sua cabeça quando ele está com raiva.

gato filhote prestando atencao

Em qualquer caso, os bigodes são um meio de comunicação para o seu felino. Não deve ser tocado sob a dor de ter uma reação inesperada.

  • Sua cauda

A cauda do seu gato é um excelente indicador de seu humor, talvez até mais do que seus bigodes e ouvidos. Uma cauda desconcertante é um sinal de excitação , pois pode ser um sinal de que ele está farto de carícias. É melhor parar imediatamente. O mesmo se a cauda se mover por todos os lados. Não tem o mesmo significado que um cachorro. Seu gato mostra seu nervosismo, seu nervosismo . Deve ser deixado em paz.

Por outro lado, ele expressará sua alegria com uma cauda imóvel, ligeiramente inclinada para cima ou curva.

gato com bigode grande

Assustado, seu gato vai caber seu rabo dentro de suas duas patas traseiras. Seu corpo está esticado e seu cabelo é pastor. Ele está mais na defensiva do que em uma postura de ataque. Por outro lado, quando ele está com raiva , seu rabo fica tenso, rígido, reto e na maioria das vezes enrolado em volta do corpo.

Finalmente, uma cauda em posição baixa, esticada, expressa uma concentração no gato.

  • Seu gato está bocejando

Seu gato não está acostumado a bocejar para significar que ele está entediado. Pelo contrário, um bocejo é sinal de alívio absoluto, relaxamento de sua parte. Ele também pode começar a adormecer ou a se lavar. Ele não se preocupa com seu ambiente, prova de que ele é sereno e calmo. O corpo parece menos tenso, mais relaxado.

gato com olho azul
  • O gato fala com você com o corpo dele

Esta é a maior parte da comunicação do seu gato. Aquele que causa diferentes posturas para o seu gato. Às vezes, também, uma postura pode ser acompanhada por um som.

  • Ele esfrega contra as suas pernas . Isso significa que seu gato é feliz. Ele quer compartilhar seu bem-estar com seu dono. Ele mostra carinho e se sente ideal em sua empresa.
  • Se ele rola no chão em sua presença, é ao mesmo tempo um sinal de submissão, mas também um sinal de que ele está perfeitamente relaxado em sua presença. Ele te conhece perfeitamente e confia em você.
  • Ele está perto de suas pernas . Esta é uma pista para esfregar contra as pernas. Além de demonstrar seu afeto, ele deposita seus feromônios, prova de que ele considera você uma parte do seu território.
  • Ele se coloca nas costas

Quando seu gato fica atrás, vários significados são possíveis. O mais comum é onde seu gato mostra bem-estar real . Ele se sente bem em sua presença. No entanto, não o incomode. É também uma maneira de ele marcar seu território e depositar no chão seus feromônios . Isso é especialmente útil durante a época de acasalamento. Isso facilita o encontro com seu colega do sexo oposto.

Atenção, o fato de colocar nas costas não é de forma alguma um convite para acariciar sua barriga. Gatos odeiam tocar essa parte do corpo. Eles podem replicar com arranhões ou mordidas.

  • Ele te lambe

Muitas vezes acontece que seu gato vem para lamber você. O que esse comportamento pode esconder?

  • Ele te lambe porque ele considera você, assim como a mãe dele , como um membro pleno de sua família. Assim, ele te marca lambendo você porque ele tem uma confiança cega em você.
  • Este é um sinal de reconhecimento, de amor . Seu gato lambe você porque ele simplesmente ama você.
  • Ele mostra uma sensação de segurança . Ele se sente protegido por você e deixa você saber. Você tende a satisfazê-lo , deixa-o menos ansioso.
  • Por outro lado, alguns gatos tendem a lamber porque estão mais tensos, estressados, ansiosos. É a maneira deles de tornar isso conhecido, mas também de externalizar esse sentimento.
  • Seu gato também pode lamber você porque você tem um cheiro incomum em você . Você pode ter chegado perto de uma comida atraente para ele, ou você entrou em contato com outro gato no cio.

Dicas verbais

  • O ronronar

Embora misterioso , esse sinal leva a várias explicações . É um ruído que se manifesta tanto na inspiração quanto na expiração do ar. A laringe, ao se contrair, causa uma vibração das cordas vocais. Assim, o ronronar do seu gato pode ter vários significados opostos um do outro.

gato totalmente branco

Pode traduzir uma sensação de bem-estar, de prazer . Seu gato é feliz e esse é o jeito de mostrá-lo a você ou externalizá-lo. Por outro lado, eles podem ser sinônimo do sofrimento experimentado pelo seu gato. Um sofrimento psicológico como depressão ou dor física como uma doença ou dor secundária ao choque.

Para o seu gato, o ronronar também será benéfico, porque a maioria ronca produz vibrações que, segundo alguns especialistas, acelerariam a cura.

  • O miar

Essa forma de linguagem é usada apenas com o ser humano. De fato, entre eles, os gatos não miam. Eles podem gritar, reclamar, mas usar cada vez outras vocalizações . Por outro lado, tenderá a miar na sua presença. O que isso significa?

Um miado curto é uma tendência para saudar seu mestre, seu dono, para cumprimentá-lo. Um miado mais profundo e longo é muitas vezes sinónimo de um pedido do seu gato, uma reivindicação . Quando seu gato tem uma tendência a miar de uma forma aguda, ele pode sofrer de uma doença ou uma dor aguda . Essa é a maneira de reclamar. O miau é diferente do grunhido. Este último é usado para expressar sua insatisfação.

As posturas do seu gato e seus significados

  • Comportamento agressivo

Seu gato está bravo. Este não é o momento de perturbá-lo. Isso será notado em sua postura. Ele tem uma cauda rígida, reta ou enrolada em volta do corpo. Ele provavelmente vai rosnar. Ele tentará ser impressionante . Seu cabelo ficará eriçado e ele inclinará as pernas para a frente. Suas orelhas estão achatadas em sua cabeça e seus bigodes estão eretos.

  • Comportamento estressado, preocupado

Seu gato não consegue lidar com a mudança ou simplesmente ficar ansioso com o ambiente. Ele manterá os olhos abertos sem piscar , as pupilas ficarão dilatadas . Suas orelhas girarão sem parar. Ele poderia abaixar a cabeça . Sua cauda pode ficar imóvel ou se mover suavemente para um lado. Ele estará em guarda. X

  • Comportamento temeroso

Suas orelhas são abaixadas para trás , seus olhos estão apontando para cima. Não se move nem pouco, fica parado e refugia-se a maior parte do tempo em um canto da sala. Suas garras podem ser liberadas. Pode crescer para parecer mais impressionante. Desta vez, é para o propósito de defesa e não de ataque.

  • Comportamento feliz

As orelhas estão esticadas, para cima . Ele pode dormir ou deitar, os olhos semicerrados. Ele pisca devagar. Seus bigodes estão relaxados e não tensos. Quando você o acaricia, ele tende a ronronar de prazer.

O ronronar do gato

Seu gato começa a ronronar quando você abraça, mimar. É o sinal de um estado de êxtase, de um sentimento de bem-estar? Além disso, o que é um ronronar? Como e quando se manifesta? Qual tradução fazer? Todas as respostas a estas perguntas são bastante misteriosas.

O ronronar ainda permanece um mistério até hoje . Como todos os gatos, seu gato tem a capacidade de ronronar. A diferença é que o seu gato tem a capacidade de ronronar na expiração e inspiração . Para o resto, modula a intensidade deste zumbido.

O que é ronronar?

Seja para o seu gato ou até mesmo para um motor, o ronronar é, segundo a Larousse , um ” ruído surdo e constante ” que está perto de um burburinho .

Como o seu gato ronrona?

É um barulho que só gatos são capazes de emitir. O ronronar vem do ar indo e vindo na laringe . Em contato com o osso hióide , as vibrações após a passagem em frente à glote permitem que o gato libere um som. Não é certo que as cordas vocais tenham o menor uso aqui. Seu gato pode ronronar, porque ele tem a capacidade física de fazê-lo.

A origem do ronronar em seu gato

Seu gato vai ronronar pela primeira vez logo após o nascimento, em contato com sua mãe . Este é o primeiro meio de comunicação entre o gatinho e sua mãe. Os dois se respondem ronronando. Se o seu gato teve irmãos, é provável que ele tenha tido um diálogo com eles, ronronando no começo. Este modo de comunicação permanece depois.

O ronronar ocorre mais tarde nas relações sociais . Não é incomum ver seu gato ronronando em contato com sua mão, durante uma carícia. Também é comum ver seu gato ronronando antes de ser examinado por um veterinário.

O zumbido soa apenas como um estado de realização e bem-estar? Não necessariamente.

Por que seu gato ronrona

O ronronar do seu gato é basicamente uma maneira de desarmar uma situação que pode ser tensa. Seu gato mostra uma atitude comovente. O ronronar também tem um efeito calmante para o seu gato, uma vez que libera endorfinas essenciais ao seu bem-estar .

Estas endorfinas podem até reduzir a dor no caso de certas lesões , ou até se recuperar de uma doença. Assim, quando estressado , seu gato poderia começar a pensar em mudar sua percepção da situação, a viver com mais apaziguamento.

Finalmente, o ronronar também teria um efeito benéfico no tecido ósseo e muscular do seu gato. A frequência de seu ronronar ajudaria a consertá-los.

O significado de ronronar

Inicialmente, o ronronar é uma maneira de se comunicar entre seu gato e sua mãe. Subsequentemente, este ronronar ocorre especialmente em momentos agradáveis entre o seu gato e você: carícias, abraços, bichanos. Ele ronrona enquanto esfrega contra as suas pernas quando ele come. Seria impreciso, no entanto, dizer que ronronar traduz o bem-estar do seu gato.

Na realidade, essencialmente traduz todas as emoções . Da alegria, do cumprimento ao medo, ansiedade, estresse. O ronronar é uma forma de o seu gato combater situações desconfortáveis.

O ronronar é um meio único de comunicação para os felinos e ainda mais para o seu gato. Ele transmite suas emoções, positivas ou negativas. O ronronar pode ser benéfico para a saúde do seu gato (secreta endorfinas) e reduzirá seu estresse.

Os miados do gato

As gaiolas do gato são o principal meio de comunicação para este animal, com os diferentes elementos que compõem sua linguagem corporal. Portanto, é essencial conhecer o significado, para entender melhor seu companheiro.

miado é o choro característico do gato , assim como o latido do cachorro . As vocalizações que são os miados do gato diferem de acordo com os indivíduos, as situações, o que eles expressam e até às vezes as raças. A frequência e as características desses gritos são de fato muito diferente: entre os Siamese , por exemplo, a miar bastante estridente e repetido, enquanto no Chartreux eo Ragdoll , é muito mais discreta e raro.

No entanto, podemos classificá-los em vários tipos, a fim de melhor compreendê-los e, assim, conhecer as intenções , o estado de espírito e as expectativas do felino.

Então vamos ver juntos os principais tipos de mios do gato e o que eles significam .

A queixa ou a necessidade de atenção

Quando ele precisa de algo, um dos principais meios de comunicação do gato é miar. Ele mia insistente e repetidamente para fazer seu mestre entender que ele está com fome . Ele também faz isso porque quer sair ou quer usar lixo .

As gaiolas do gato expressam, além disso, a necessidade de atenção . Ele então pede carícias e, geralmente, expressões de afeto por parte de seu dono ou até mesmo de outra pessoa.

Alegria

O miado do gato pode assumir uma forma particularmente branda . Esse é especialmente o caso quando seu mestre chega em casa; o felino manifesta, assim, sua alegria de vê-lo novamente . O miado pode então estar a meio caminho entre aquele que expressa alegria e o que vimos acima, correspondendo à necessidade de atenção. O gato quer, aqui também, ser acariciado e bajulado.

Frustração

Se o gato mia intermitentemente , é provavelmente porque ele está irritado ou frustrado com alguma coisa. Este tipo de miado pode ser visto quando o gato vê um objeto ou presa que não pode alcançar.

Os dentes batendo às vezes acompanham estes frustração miando.

O conflito

Quando há confronto entre dois gatos, muitas vezes é possível ouvir miados muito mais sérios do que o habitual. Esses gritos podem ser tanto intimidação quanto a expressão do medo . Na maioria dos casos, o miado grave precede as lutas .

Miado de gato associado ao comportamento reprodutivo

Os gatos também usam miados quando são chamados para se reproduzir . Durante os períodos de calor, o gato geralmente emite miaus cujas características são próximas às dos gritos de boas-vindas, vistos na segunda sub-parte. Por outro lado, eles são distinguidos aqui pelo fato de serem mais frequentes e mais regulares . É desse modo que a fêmea significa para os machos que ela está pronta para acasalar . Às vezes, o miado do gato associado à reprodução pode tornar-se problemático porque é insistente e pode ocorrer dia e noite.

Referências

https://akc.org
https://thesprucepets.com
https://cesarsway.com
https://rspca.org.uk



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20