Seu gato está urinando fora de sua ninhada? Pode ser impura, certamente, mas na maioria das vezes, seu gato simplesmente marca seu território. Um comportamento bastante normal em um gato. Nós explicamos a você e damos maneiras de melhorar as coisas.

gato-filhote-serio-1024x496-9612547-4498711-6049563-4611898

Marque seu território com urina é um comportamento clássico em seu gato. Claro, não há nada pior que o cheiro de urina para você. Ao contrário do cão, o seu gato é um animal territorial.

O território do gato

Não existe um único território para o seu gato. Este último tem vários de acordo com seu estilo de vida e os horários do dia. Seu território é multiplicado em campos de ação , como uma área onde ele vai descansar, outro onde ele vai caçar, um onde ele vai eliminar seus excrementos e urina.

Esses campos territoriais são todos marcados por dois tipos de marcações . De marcas de cheiro e visuais . Os primeiros são de interesse para nós porque são feromônios , substâncias químicas emitidas pelo gato e captadas por si só por meio do órgão de Jacobson , localizado no palácio. Na ausência desses cheiros, seu gato se sentirá vulnerável. Pelo contrário, o sentimento irá tranquilizá-lo porque ele estará bem em seu território ou em seus campos territoriais. Entre essas marcas de feromônio, há a marcação urinária.

Marcação de urina

Quando seu gato marca seu território por sua urina, sua postura é inequívoca : de pé, as costas um pouco salientes, a cauda levantada, o suporte no qual ele urina é muitas vezes vertical (uma parede), ele urina fracamente e não cobre não.

Muitas vezes, o branding é causado pelo estresse ou por uma reviravolta no estilo de vida. Às vezes, especialmente se o seu gato não é castrado , é uma marcação sexual .

gato-de-bengala-6559165-7371167-9123059-9268930

Como evitar estas marcações urinárias

Voltamos aos diferentes campos territoriais. Seu gato precisará em sua casa:

  • Uma área isolada , muitas vezes marcada por arranhões. Um quarto ou peça de sala onde será instalado, por exemplo, seu poste de arranhar.
  • Uma área de jogo . Pode ser ao ar livre se você possui um jardim ou dentro de casa. Cada vez, seu gato deve ter à sua disposição vários brinquedos.
  • Uma zona de eliminação , colocada a uma boa distância dos outros, e especialmente de onde o seu gato come.

Se o seu gato não tem distúrbios comportamentais, mudanças abruptas na organização de seus campos territoriais ou estilo de vida podem resultar em maior marcação urinária. Você terá que ter cuidado para não modificar os espaços do seu gato.

Como reagir após uma marcação?

  • Você não deve punir seu gato. Isso não vai mudar a maneira como funciona e vai degradar o seu relacionamento, pois aumentará o estresse do seu gato. Punir ele resultará em seu gato urinar na sua ausência.
  • Limpe a área onde a urina foi depositada. Você deve remover todos os odores para que seu gato não possa tomar este lugar como garantido e então retornar a ele. Nunca use lixívia, no entanto.
  • Seu gato deve ser esterilizado se a marcação for de origem sexual.
  • Você pode usar feromônios para acalmar seu gato.

Quando ir ao veterinário?

Em caso de marcação urinária , não hesite em ir ao seu veterinário . Por um lado, para verificar se é realmente esse tipo de marcação, por outro, para verificar se não há infecção urinária que justifique esse comportamento.

Marcação territorial em gatos

Animal Territorial por excelência, o seu gato marcará o seu território ao longo da sua vida. Uma marcação feita pelo depósito de feromônios. Sua cabeça, suas garras e sua urina o servem. Nós explicamos a você como e o significado de não todas as marcas similares.

Ao contrário do cão doméstico, o seu gato é um animal territorial. No geral e no exterior, os gatos gostam de viver sozinhos, raramente em grupos (exceto mulheres). Cada gato tem um território, mais ou menos estendido. Cada gato quer estendê-lo, ou não, de acordo com sua fisiologia, sua esterilização ou não (veja abaixo).

Marcando com feromonas

Para marcar seu território, seu gato depositará feromônios , independentemente dos meios de transmissão. As feromonas são substâncias químicas odoríferas produzidas pelo seu gato. Eles agem no meio ambiente. É também uma maneira de se comunicar com outras pessoas, incluindo o órgão de Jacobson , localizado no palácio do seu gato, para engolir odores .

Os feromônios vêm das glândulas sudoríparas e sebáceas . Esses feromônios ajudam a acalmar seu gato quando ele sente o dele. Ele está assim dentro de seu território. Eles também podem encorajá-lo a se juntar a uma mulher no cio quando sentir outros feromônios ou qualquer intrusão em seu território.

Os diferentes tipos de marcação

  • Marcação de urina

Quando seu gato marca o seu território com urina, sua postura é inequívoca : de pé, ligeiramente arqueado para trás, cauda levantada, os meios de comunicação em que a urina é muitas vezes vertical (parede), baixa urinar e as tampas não.

Muitas vezes, o branding é causado pelo estresse ou por uma reviravolta no estilo de vida. Às vezes, especialmente se o seu gato não é castrado , é uma marcação sexual .

  • Marcação facial

É considerado uma marca calmante . Seu gato está esfregando a cabeça contra um lugar, uma peça de mobília, um objeto, um canto da parede. Ele deposita feromônios calmantes. Isso ajuda a marcar seu território e sentir, como o nome indica, apaziguado.

Você deve pelo menos mover esses móveis, removê-los. Seu gato não encontrará mais seu cheiro e se sentirá perdido. Isso pode causar estresse e ansiedade.

  • L’allomarquage

Seu gato está esfregando suas pernas, seu corpo. Assim, ele mostra seu afeto sua socialização. Ele aceitou você em seu território.

  • Marcação de risco

Seu gato marca seu território com suas garras . Pode lidar com sua tapeçaria, seus móveis, suas cortinas, seu sofá. Ele deposita feromônios graças a suas almofadas localizadas sob suas patas. Se o seu gato estiver ansioso ou estressado , ele tenderá a usar esse modo de marcação em vez de outro. Como a marcação de urina, esta é uma marca de alarme. Seu gato é tudo menos pacífico .

  • Marcação sexual

Esta é uma tendência que não existe em gatos esterilizados . Se o seu gato não é, ele às vezes vai querer marcar o seu território sexualmente através da sua urina. Em caso de calor de uma fêmea, seu gato macho pode associar a marcação facial e spray de urina logo após.

Feromonas sintéticas em spray

Os sprays foram criados para atender o bem-estar do seu gato. Caso o seu gato possa se perder, ou durante um movimento, trabalhe em sua casa, você pode usar esses feromônios calmantes para acalmar e aliviar o estresse do seu animal de estimação.

O que fazer para combater a marcação?

Algumas marcas não são problemáticas, como a marcação facial ou a auto-marcação, consideradas calmantes. Outros, por outro lado, podem estar associados à impureza. A melhor solução é a castração do seu gato. Isso deve reduzir seriamente seu desejo de marcar seu território. Se, apesar disso, seu gato continuar, você pode usar feromônios sintéticos.

Conclusão

O seu gato, animal territorial por excelência, marca o seu território graças às feromonas , substâncias químicas naturais e odoríferas. Algumas marcas são chamadas calmantes . Outros são mais problemáticos, uma vez que respondem à necessidade do gato de aliviar o estresse e afirmar sua presença: marcação urinária ou arranhões . Nesse caso, você pode usar feromônios sintéticos , disponíveis com mais frequência em spray . Eles ajudam a acalmar seu gato, acalmá-lo. Eles são muito úteis quando se deslocam ou viajam, por exemplo.


gato-com-bigode-grande-1024x684-3384650-4452486-1845079-5082943

Referências

https://akc.org
https://thesprucepets.com
https://cesarsway.com
https://rspca.org.uk