O projeto amigo não se compra nasceu em 2012 de forma informal, mas foi em 2017 que se tornou uma associação registrada oficialmente.

O site permite que Ongs e protetores de animais de todo o pais possam divulgar gatos e cães para adoção.

Como funciona o Amigo não se compra?

O Cadastro é feito gratuitamente por ongs ou protetores, assim que o cadastro é concluído já podem publicar os animais que desejam doar com todos os detalhes sobre sua personalidade e características físicas.

As pessoas interessados em adotar um pet, podem entrar no site e procurar um que esteja de acordo com as suas expectativas.

Quando encontra o animal que procurava, é só clicar em “quero adotar” e já pode marcar um encontro com os responsáveis para buscar o animal.

Para fazer a divulgação, basta se cadastrar, e criar uma publicação sobre o animal. No post deve ser inserido características e imagens do bichinho, assim as chances de adoção se tornam maiores.

Também seja sincero sobre a condição física e a saúde do animal. Isso pode evitar futuras decepções e abandono. Por isso é sempre bom descrever tudo que conseguir sobre o pet que deseja doar.

O protejo amigo não se compra é exclusivo para adoção e não aceita venda de animais, por isso qualquer um que for pego tentando vender um pet é banido da plataforma.

Como e porque adotar

Quando escolher seu novo melhor amigo, tenha em mente se ele vai conseguir se adaptar a sua rotina e a sua casa, evite ter animais cheio de energia se você não tiver como cuidar dele. Para quem vive em apartamentos é necessário ter muita paciência para educá-los.

Uma gatinha ou uma cadela pode ter até 10 filhotes em um ano e possivelmente você nao terá como cuidar de todos e nem encontrara quem adote tantos filhotes, então se este for o seu caso, a castração pode ser a única solução.

Não esqueça que precisará ter dinheiro para ração, vacina e possíveis despesas medicas que podem surgir com o tempo.

No geral cachorros e gatos podem viver até 15 anos, alguns até mais, então cuide deles como gostaria de ser cuidado. Em algum momento eles vão ficar idosos e vão precisar de mais cuidado e atenção. Então esteja disposto a fazer isso.

Se alguém na casa não gosta de animais então não adote, assim evitará que o pet seja abandonado futuramente ou sofra de maus tratos.

Animais tem sentimentos, e necessidades, eles não são brinquedos fofos que são suados como distração e depois podem ser abandonados.

Group portrait of adorable puppies

Para quem passa o dia inteiro fora de casa o ideal seria adotar mais de um animal. O trabalho é quase o mesmo e os pets terão a companhia um do outro, mas certifique-se de que a personalidade deles seja compatível.

Cães e gatos tem sentimentos e podem sofrer de depressão profunda se pensarem que foram abandonados. por isso cuide bem do seu pet.

O que é preciso para adotar um animal?

Em locais públicos é necessário ter mais de 21 anos e apresentar documentos como RG, CPF e comprovante de residência; assinar um termo de responsabilidade se comprometendo a cuidar do pet.

O que é adotar um animal?

Geralmente os animais de rua ou de abrigos já passaram por muito sofrimento e tudo o que eles precisam é de um bom lar para serem felizes de verdade. Adotar é proporcionar ao animal um lar para que ele não sofra nas ruas.

O que eu preciso fazer depois de adotar um cachorro?

Chegue cedo em casa com seu novo amigo e permita que ele faça o reconhecimento do ambiente, brinque, alimente-o e passe o dia inteiro com ele. Se possível, fique com o cãozinho no espaço onde ele irá dormir. 

Qual o tempo de desmame dos cachorros?

Em torno de 25 a 45 dias de vida.

Saiba mais sobre pets aqui.