10 Animais da África

A África é sinônimo de fauna abundante e paisagens naturais incríveis.

                         Animais da África

Confira na lista a seguir 10 exemplos de animais desse continente riquíssimo em biodiversidade:

Elefante – Animais da África

Podem chegar a medir até 7 metros de comprimento e pesar até 6 toneladas, um grande record.

elefante 6016501 4455499

Habita na savana africana e infelizmente a sua sobrevivência encontra-se ameaçada devido ao comércio das suas presas. Atualmente, embora se tentem criar medidas contra a caça furtiva, o certo é que ainda continuam a existir matanças de elefantes em África.

Embora se conheça muito bem a sua inteligencia e capacidades emocionais que o tornam um animal muito sensível e bonito, a verdade é que o elefante selvagem é um animal muito perigoso, isto porque quando se sentem ameaçados podem reagir com movimentos muito bruscos e investidas fatais para um humano.

Vídeo sobre o elefante

confira o vídeo sobre esse animal:

Búfalo – Animais da África

Na savana africana encontramos o búfalo ou Syncerus caffer, um dos animais mais temidos tanto pelos outros animais selvagens como pelas pessoas. Organiza-se em manadas de vários indivíduos e são gregários estando sempre em constante movimento.

bufalo 2509640 6847936

Tratam-se de animais muito valentes que se defendem uns dos outros sem nenhum medo, são capazes de provocar grandes tumultos perante uma ameaça.

Por este motivo o búfalo sempre foi um animal muito respeitado pelas populações nativas. Os habitantes e guias das rotas africanas costumam usar colares que emitem sons que os búfalos identificam como algo para tentar minimizar a sensação de risco para eles.

Vídeo sobre o búfalo

Confira o vídeo sobre o búfalo:

Leopardo – Animais da África

O leopardo africano ou Panthera pardus pardus é um dos animais mais belos da terra e infelizmente encontra-se em perigo crítico de extinção.

leopardo 5181283 1451926

Pode chegar a alcançar os 190 centímetros e 90 quilogramas de peso o que lhes dá uma força incrível chegando a conseguir caçar exemplares jovens de girafa ou antílopes.

Este membro dos cinco grande de África é um animal ao qual devemos mostrar respeito uma vez que se encontra ativo as 24 horas do dia e não existe nenhuma possibilidade de escapar dele: é capaz de trepar, correr e nadar.

Vídeo sobre o leopardo

Confira o vídeo sobre esse animal africano:

Leão – Animais da África

Sem dúvida todos conhecemos este grande e poderoso mamífero que nos surpreende pela sua beleza e pelas longas horas que dedica ao sono todos os dias.

leao 413856229 8047507 8961275

São as fêmeas que se dedicam à caça de presas, quer sejam zebras, gnus ou javalis, qualquer um é válido para este grande predador. Também se encontra ameaçado como animal vulnerável.

Um detalhe que pouca gente sabe é que o leão e as hienas são rivais que lutam entre si pela caça, e embora regra geral se possa pensar que a hiena é um animal necrófago e oportunista, a verdade é que é o leão que muitas vezes atua como oportunista roubando o alimento às hienas.

Vídeo sobre o leão

Confira o vídeo sobre o leão:

Girafa – Animais da África

É o mais alto de todos os animais, tem geralmente cerca de 5 metros e meio de altura.

girafa 7299617 2629879

Vive em bandos nas savanas e é natural da África. São nove as subespécies que podem ser encontradas no continente, e vão desde a África do Sul até o Chade.

Vídeo sobre a girafa

Confira o vídeo sobre esse animal africano:

Rinoceronte – Animais da África

Encontramos dois tipos de rinocerontes na savana africana, o rinoceronte branco(Ceratotherium simum) e o rinoceronte negro (Diceros bicornis) estando o último em perigo de extinção crítico.

rino 8969603 3650067

Atualmente a caça e o comércio de chifres de rinoceronte encontra-se proibida, mas como sempre os caçadores furtivos estão sempre à espreita deste incrível e grande animal.

São animais muito grandes, podendo medir até dois metros de altura e pesar 1.500 quilogramas. Embora seja herbívoro, deve ser muito respeitado uma vez que uma investida pode ser fatal para qualquer pessoa.

Rinoceronte negro (Diceros bicornis)

É de cor cinza- escura e bastante pesado. Possui patas robustas e curtas. Pode ser inesperadamente agressivo. Possui um lábio superior preênsil que usa para arrancar as plantas mais duras. Desde 1970 sumiram 95% deste rinoceronte, estima-se que restam apenas 2 mil indivíduos por todo o continente africano. A ameaça que eles mais sofrem é a caça.

Vídeo sobre o rinoceronte negro

Confira o vídeo sobre esse animal:

Rinoceronte- branco (Ceratotherium simum)

É de cor cinza- escura. O nome branco deu-se devido à cor que se forma sofre a pele dele depois da crosta seca recoberta com lama. Ele pode chegar a pesar cerca de 3 toneladas e meia. Possui lábios largos e crânio alargado. Vivem em savanas perto das águas. Foi encontrada há algumas décadas as beiras da extinção, graças às medidas protetoras foram salvos.

Rinoceronte Branco

 Vídeo sobre o rinoceronte branco

Confira o vídeo sobre esse animal:

Asno selvagem africano – Animais da África

É de cor bege e possui listras horizontais de cor marrons nas patas.

Asno selvagem africano

Vivem em desertos rochosos. Alimentam-se desde capim até ramos de acácias. Conseguem ficar dias e dias sem beber água.

Vídeo sobre o asno

Confira o vídeo sobre esse animal:

Hiena – Animais da África

São encontradas por todo o território do centro e sul da África. Prefere habitar nas savanas, mas não se intimida com a floresta, possui fácil adaptação à ambientes. Medem em média 1,50 a 2,0 metros de altura, e pesam de 70 a 100 Kg.

hiena 3706734 3891577

São carnívoras e na caça não possuem tanta velocidade quanto outros animais, mas tem uma mordida muito forte e poderosa. Normalmente caçam em grupo, evitando a perda das presas. Mas se alimentam também do resto das carcaças e ossos (necófragas) deixados por outros animais, por esse motivo possuem uma grande importância na cadeia alimentar.

O alvo principal das hienas são as zebras e os gnus. As fêmeas dominam os grupos. A gestação das hienas dura em torno de 98 a 110 dias, podendo nascer de duas à quatro crias. Vivem por volta de 20 anos.

Vídeo sobre a hiena

Confira o vídeo sobre esse animal africano:

                               Fim do post sobre os animais da África

Chegamos ao fim de mais uma lista, espero que tenham gostado!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20