Conteúdo ocultar
1 15 Animais Invertebrados

15 Animais Invertebrados

Oi pessoal, a lista de hoje vai trazer 15 animais invertebrados fantásticos para você! Espero que curtam!

Conheça os 15 animais invertebrados mais fascinantes do mundo

Compreendendo 97% de todas as espécies de animais de todo o mundo – 1,5 milhão de espécies diferentes, os animais invertebrados são considerados os animais mais antigos do reino animal, uma vez que foi a partir deles que surgiram os vertebrados.

Os invertebrados são aqueles que não possuem crânio, vértebras ou coluna dorsal. Em geral, possuem corpos moles, mas alguns possuem exoesqueleto de calcário, como os artrópodes. Esse exoesqueleto tem como objetivo facilitar a locomoção, a sustentação e a proteção.

Poríferos – Animais Invertebrados

Os poríferos, também chamados de esponjas ou espongiários, são animais invertebrados aquáticos e fixos em um substrato. O  grupo tem esse nome porque possuem poros pelo corpo e também possuem um esqueleto feito de um emaranhado de fibras.

esponja do mar 8091554 4550773

O habitat da maioria das espécies é o ambiente marinho, poucas vivem em água doce. As esponjas são encontradas fixas no fundo do mar, em rochas, conchas e areia. Podem viver de forma solitária ou em colônias. Um bom exemplo de porífero é a esponja do mar.

Vídeo sobre os poríferos

Confira esse vídeos sobre a esponja do mar:

Cnidários – Animais Invertebrados

O habitat principal dos cnidários é o ambiente marinho de águas tropicais rasas. Poucas espécies vivem em água doce. Nenhum é terrestre.

agua viva 7190904 1717465

Os cnidários apresentam um tipo específico de célula em seus tentáculos, o cnidócito. Essas células lançam o nematocisto, uma espécie de cápsula que contém um filamento com espinhos e um líquido urticante.

O nematocisto é responsável por injetar substâncias tóxicas que auxiliam na captura de presa e na defesa. Em humanos, pode causar queimaduras.

Os cnidários apresentam dois tipos morfológicos, as medusas e os pólipos. Algumas espécies podem apresentar as duas formas em diferentes períodos da vida.

As medusas são representadas pelos organismos nadantes, como as águas-vivas. Apresentam um corpo gelatinoso em forma de sino, com tentáculos em sua margem e a boca central.

Os pólipos constituem os organismos sésseis, ou seja, fixos a um substrato. Apresentam formato tubular, como as anêmonas-do-mar. Eles podem viver em colônias ou isolados.

Esse tipo não possui sistema respiratório, digestivo ou circulatório. Entre os cnidários, estão as hidras, corais e águas-vivas.

Vídeo sobre os cnidários

Confira esse vídeo com informações sobre a água-viva:

Platelmintos – Animais Invertebrados

São vermes de corpo achatado e de pouca espessura.

tenia 6917766 6774365

Na região anterior, correspondente à cabeça, encontram-se estruturas sensoriais. Há diversas espécies de vida livre, que se desenvolvem na água, com poucos centímetros de comprimento, e outras maiores, de meio terrestre úmido. Muitos são parasitas. Eles vivem em ambiente terrestre e aquático. As planárias e a tênia são exemplos de platelmintos.

Vídeo sobre os platelmintos

Confira esse vídeo sobre os platelmintos:

Nematelmintos – Animais Invertebrados

São vermes cilíndricos, não segmentados, que incluem várias formas de parasitas, como as lombrigas ou Ascaris e os vermes ancilóstomos, causadores do amarelão e da elefantíase.

lombriga 8011708 7274004

Muitos dos nematelmintos se desenvolvem na água e no solo úmido. Possuem sistema digestivo completo, com boca e ânus, ao contrário dos platelmintos.

Podem parasitar outras espécies, inclusive os seres humanos, e causar doenças. Entre os nematelmintos estão as lombrigas e filárias.

Vídeo sobre os nematelmintos

Confira esse vídeo sobre os nematelmintos:

Moluscos – Animais Invertebrados

Os moluscos têm uma composição frágil, são animais de corpo mole, mas a maioria deles possui uma concha que protege o corpo.

lula 5904069 7374982

Nesse grupo, encontramos o caracol, o marisco e a ostra. Há também os que apresentam a concha interna e reduzida, como a lula, e os que não têm concha, como o polvo e a lesma.

Esse revestimento serve para evitar a perda de água e proteger o corpo desses bichos.

Vídeo sobre os moluscos

Confira esse vídeo de uma lula gigante vista no Japão:

Anelídeos – Animais Invertebrados

Os anelídeos são animais invertebrados de corpo mole, alongado, cilíndrico e dividido em anéis, apresentando uma nítida segmentação.

minhoca 7239690 4223292

São os mais complexos entre os tipos de vermes, por possuírem tubo digestório completo e sistema circulatório fechado.

A minhoca é um bom exemplo de anelídeo. Esses seres vivem, geralmente, em ambiente úmido.

Vídeo sobre os anelídeos

Confira esse vídeo de uma minhoca:

Artrópodes – Animais Invertebrados

Se destacam entre os filos por serem bem diversificados e facilmente encontrados em quase todos os ambientes. Todos os artrópodes possuem o corpo dotado de vários segmentos e apêndices articulados, como patas e antenas, que possibilita movimentos.

beetles 1498439 1920 5276369 1453552

O corpo segmentado é a sua característica diagnóstica (identifica e diferencia os artrópodes dos outros) e que dá o nome ao grupo, do grego arthros: articulação e podos: pés. Os artrópodes contemplam os Hexapodes (ex. insetos), Quelicerados (ex. carrapato, aranha e ácaro), Crustáceos (ex. lagosta e caranguejo) e Miriápodes (ex. lacraia centopéia e embuá).

O exoesqueleto deles é rígido que possibilita sustentação e proteção. Além disso, o exoesqueleto é impermeável o que os protege contra a perda de água no ambiente terrestre, uma característica decisiva para o domínio desse ambiente. Na maioria dos casos ele é feito de quitina, um polissacarídeo nitrogenado, mas nos crustáceos ele contém a adição de cálcio.

O corpo desses animais possui a forma geral de cefalotórax (cabeça + tórax) e abdomen no grupo dos crustáceos e dos quelicerados. No grupo dos insetos e miriápodes normalmente o corpo é dividido em cabeça, tórax e abdomen.

Vídeo sobre os artrópodes

Confira esse vídeo sobre os artrópodes:

Equinodermos – Animais Invertebrados

São animais invertebrados e exclusivamente marinhos que possuem um endoesqueleto e espinhos salientes.

50 750 ourio do mar 525 300x184 5690905 1351854

Uma das características mais marcantes dos equinodermos é a presença de um complexo sistema de lâminas, canais e válvulas, denominado sistema aquífero ou ambulacrário (do latim ambulare: caminhar). Este sistema relaciona-se com a locomoção, respiração, circulação, excreção e até mesmo com a percepção do animal. As estrelas-do-mar e os ouriços-do-mar são exemplos de equinodermos.

Vídeo sobre os equinodermos

Confira esse vídeo sobre o ouriço-do-mar

Estrela-do-mar – Animais Invertebrados

São aproximadamente 1600 espécies que podem ter uma grande variedade de formas, cores e tamanho.

ESTRELA DO MAR 2 4068028 9744101

As estrelas do mar possuem uma capacidade de regeneração incrível, se ela perder um braço, o animal poderá facilmente reconstruir outro. O braço perdido poderá inclusive gerar uma nova estrela do mar.

São animais predadores que muitas vezes caçam e alimentam-se de outros animais maiores que ela.

Elas são encontradas em todos os oceanos. Concentram-se em sua maior parte em águas quentes. Estima-se que a Austrália seja o país com a maior diversidade de estrelas do mar.

Borboleta – Animais Invertebrados

Borboletas apresentam fases da vida bem características: ovo, larva (lagarta), pupa (crisálida), imago (borboleta jovem) e adulto (borboleta propriamente dita).

borboletas 300x166 5333112 8500722

Quando lagarta, a borboleta se alimenta predominantemente de vegetais, e de forma voraz, já que assim armazenará substâncias nutritivas para quando permanecer em forma de crisálida. Nessa fase, ela permanece dependurada, de cabeça para baixo, e tempos depois se transforma num inseto adulto, exuberante. Nessa última etapa, se alimenta basicamente de néctar, utilizando-se de seu aparelho bucal sugador, chamado probóscide, ou espiritromba. Como resultado esse animal auxilie na polinização de diversas flores, ao visitar várias delas em um único dia levando consigo o pólen. No entanto, também existem aquelas que não se alimentam nessa fase da vida.

Vídeo sobre a borboleta

Confira esse vídeo sobre a borboleta:

Polvo – Animais Invertebrados

Polvo, que significa “muitos pés”, são animais invertebrados do filo Mollusca, da classe Cefalopoda.

Octopus macropus 06 JF 5602920 6766181

Estima-se que existem em torno de 700 espécies na ordem Octopus. São animais estritamente marinhos e estão em todos os oceanos da Terra, principalmente em águas tropicais. Este nome significa que os cefalópodes possuem pés fundidos com a cabeça, ou seja, tentáculos ligados à cabeça do animal. Diferentes das lulas, estes animais não possuem o equivalente a um esqueleto interno.

São conhecidos por mudar de cor em resposta a perigo ou a uma emoção, isso porque possuem células especiais chamadas de cromatóforos que lhes permitem variar a cor rapidamente.

Água-viva – Animais Invertebrados

A água-viva existe há mais de 650 milhões de anos e existem milhares de espécies diferentes.

agua viva 1 9421946 8765948

A maioria é transparente e tem o formato de um sino.

As águas-vivas são animais marinhos, que variam bastante de tamanho.
Existem algumas de menos de 2 centímetros, e outras com mais de 2 metros de diâmetro, com tentáculos de até 40 metros de comprimento.
Na grande maioria a locomoção depende da das correntes pois não têm forças para ir contra a correnteza, mas algumas água-vivas conseguem nadar lançando um jato de água, e essas podem nadar conta a corrente.

Vídeo sobre a água-viva

Confira o vídeo sobre esse animal:

Caramujo – 10 Animais Invertebrados

A espécie é nativa do leste e nordeste africanos e chegou ao Brasil na década de 80, como alternativa econômica.

download 5 300x150 9763324 8158583

A ideia inicial seria comercializá-lo a um preço inferior ao escargot. Importado ilegalmente, foi introduzido em fazendas no interior do Paraná e escapou para o meio ambiente, adaptando-se perfeitamente em várias regiões brasileiras. Desde então, passou a ser chamado também de “falso-escargot”.

Vídeo sobre o caramujo

Confira o vídeo sobre o caramujo:

Lesmas – 10 Animais Invertebrados

Em geral, são moluscos sem concha, encontrados no solo, embaixo ou sobre a vegetação rasteira, em hortas, jardins ou matos.

Lesmas 9840850 1661795

No Brasil, há lesmas que são nativas do nosso país e outras que têm origem na Europa: essas, aliás, devem ter chegado por aqui na época do descobrimento, há mais de 500 anos! As lesmas “brasileiras” têm o corpo achatado, enquanto o das europeias é cilíndrico, entre outras diferenças (as européias, por exemplo, apresentam uma concha reduzida, transparente, em forma de unha, encoberta por uma dobra de pele, que parece uma corcunda. As brasileiras, não). E você sabia que, no mar, também há lesmas? Algumas não apresentam concha, enquanto outras, como a lebre-do-mar, têm uma bem pequena, encoberta pela pele. Há, ainda, as que são coloridas e brilhantes!

Vídeo sobre a lesma

Confira o vídeo sobre esse animal:

Caracol – 10 Animais Invertebrados

São os moluscos gastrópodes com concha.

caracol 300x180 2766583 6367431

Encontrados em ambientes terrestres e de água doce, os caracóis, em geral, têm conchas mais frágeis e leves.

Vídeo sobre o caracol

Confira o vídeo sobre esse animal:

Minhoca – 10 Animais Invertebrados

Muitos não sabem da importância de um pequeno animal que vive enterrado, construindo canais, galerias e arejando a terra.

minhoca 300x300 6187638 5961002

Surgidas há mais de 500 milhões de anos no planeta Terra e com mais de 5000 espécies em todo o mundo, as minhocas são animais invertebrados, de corpo cilíndrico e alongado, formado por vários anéis.

Muito utilizadas na pesca como iscas, elas são muito importantes para o solo, por vários motivos. Os solos com muitas minhocas são considerados muito férteis, daqueles onde tudo que se planta, nasce.

Vídeo sobre a minhoca

Confira o vídeo sobre esse animal:

Lula – 10 Animais Invertebrados

Caracteriza-se pela cabeça distinta, simetria bilateral e tentáculos com ventosas.

lula 1 300x188 5749020 3086646

A lula tem oito braços, para a captura de alimento, e dois tentáculos, com função na reprodução.
Da classe dos cefalópodes (que tem os pés na cabeça), é um pouco parente do polvo.

As lulas têm cromatóforos na sua pele (células que permitem mudança de cor dependendo do ambiente em que se encontram). Têm uma concha interna, chamada de pena, devido ao seu formato similar a penas de aves.

Vídeo sobre a lula

Confira o vídeo sobre esse invertebrado:

Estrela-do-mar – Animais Invertebrados

As estrelas do mar possuem uma capacidade de regeneração incrível, se ela perder um braço, o animal poderá facilmente reconstruir outro. O braço perdido poderá inclusive gerar uma nova estrela do mar.

ESTRELA DO MAR 2 1 300x205 1148140 2140764

São animais predadores que muitas vezes caçam e alimentam-se de outros animais maiores que ela.

Elas são encontradas em todos os oceanos. Concentram-se em sua maior parte em águas quentes. Estima-se que a Austrália seja o país com a maior diversidade de estrelas do mar.

Besouro – 10 Animais Invertebrados

Besouro é o nome que se dá a várias espécies de insetos que têm asas dianteiras endurecidas, como cascas, que cobrem e protegem um segundo par de asas.

besouro 622556960 300x168 4055879 7677344

Antigamente, todos os besouros podiam voar. Com o tempo, porém, muitas espécies perderam essa habilidade.

Há no mínimo 250 mil espécies diferentes de besouros, algumas conhecidas por nomes populares, como os gorgulhos, os vaga-lumes, as joaninhas e os escaravelhos. Encontrados no mundo todo — exceto na Antártica —, os besouros se adaptam a quase todo tipo de ambiente, até mesmo à água.

Lacraia – Animais Invertebrados

As lacraias, também conhecidas como “centopéias”, são animais caçadores noturnos muito rápidos e têm o corpo adaptado para penetrar em frestas, onde se escondem durante o dia. Podem medir até 23cm e se alimentam de insetos, lagartixas, camundongos e até filhotes de pássaros.

10 Animais Invertebrados 10

Têm o corpo formado por 21 segmentos, cada um com um par de patas pontiagudas. Em sua cabeça situam-se duas antenas e olhos. Embaixo dela ficam os ferrões venenosos que funcionam como pinças. O último par de patas não serve para locomoção, e sim como órgão sensorial e de captura de alimentos. Quando esse órgão pressente ou toca em uma presa, a segura com força e todo corpo da lacraia se dobra para trás. Aí, então, ela injeta o veneno que paralisará ou matará a presa, que depois será ingerida aos pedaços.

Vídeo sobre a lacraia

Confira o vídeo sobre esse animal invertebrado:

Fotos de animais invertebrados

Compreendendo 97% de todas as espécies de animais de todo o mundo – 1,5 milhão de espécies diferentes, os animais invertebrados são considerados os animais mais antigos do reino animal, uma vez que foi a partir deles que surgiram os vertebrados.

Confira fotos aqui!

                           Fim do post sobre animais invertebrados

Chegamos ao fim de mais um post pessoal! Espero que tenham gostado.

Não esqueçam de conferir outros posts do blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20