Durante sua vida, seu gato pode desenvolver uma infinidade de doenças ou infecções. É importante conhecer suas características para tratá-los, mas também para evitar que algumas das doenças mais comuns em gatos, se tornem contagiosas para humanos.

gato-com-aparencia-de-braco-1024x512-9878316-8676451-4787731-6204679

Confrontado com uma doença desenvolvida pelo seu gato, dirija-se imediatamente ao seu veterinário. Ele irá diagnosticar com precisão e fornecer tratamento adequado. Em alguns casos, pode até impedir que você seja infectado.

Em qualquer caso, você deve vacinar seu gato contra várias doenças que podem levar à morte. 

La Calicivirose

Vem do Calicivírus, um vírus altamente contagioso. Seu gato contrai esta doença especialmente através do contato direto. Ele também pode desenvolvê-lo por causa do ambiente. O início dos sintomas varia ao longo do tempo. Então, pode aparecer: febre, pneumonia ou gengivoestomatite, isto é, uma inflamação da cavidade oral. Apenas um tratamento para aliviar o seu gato será oferecido. Nenhum outro pode erradicar o vírus.

Le Coryza

Esta é a consequência da contração de 3 vírus: o primeiro infecta o trato respiratório e o nariz, o segundo é o Reovirus e o terceiro é o Calicivírus. Esta doença provoca uma condição geral bastante fraca do seu gato que favorece as bactérias. Esta é uma doença muito contagiosa. Sem tratamento, o seu gato pode muito bem recuperar como ele pode morrer. O primeiro tratamento será projetado para combater qualquer bactéria. Então, os antivirais serão administrados. A vacinação contra esta doença ainda é a melhor solução.

doenças mais comuns em gatos

O tifo

É também chamado de panleucopenia felina. Uma doença mortal e muito contagiosa. O vírus se desenvolve na medula óssea e no trato digestivo do seu gato. Os primeiros sintomas são diarréia ou vômito , um sinal de dano ao trato digestivo do seu gato. O sangue escorregando nas fezes do seu gato é um bom indicador. Um tratamento agressivo é implementado. 

Rinotraqueíte infecciosa

Ela faz parte da família do herpes vírus e participa do desenvolvimento do Coryza. É uma doença comum que geralmente é controlada por uma vacina. Uma vez infectado com o vírus, seu gato estará contaminado por toda a vida. Ele pode ou não desenvolver seus sintomas virais. Estes podem ser acionados a qualquer momento. Como todas as doenças virais, não pode ser curada com medicação. Seu veterinário prescreverá tratamento para evitar qualquer superinfecção bacteriana.

Raiva

É raro na França, mas é sempre assustador. A raiva é transmitida após uma mordida. Seu gato pode então passá-lo para o humano. Em qualquer caso, é mortal para o seu animal de estimação. Os primeiros sintomas aparecem por volta de 2 semanas. Seja raiva furiosa ou muda, causa a morte do seu gato em apenas alguns dias. O único tratamento é a vacinação !

gato-com-olho-azul-6254401-2396936-2764641-6005974

Peritonite infecciosa

Esta é uma das principais causas de morte em gatos. Gatos jovens são mais comumente afetados por essa peritonite infecciosa. Os sintomas apresentados são variados. Isso pode variar de um desconforto respiratório causado por fluido no tórax do seu gato até problemas digestivos se o fluido tiver se movido para o abdômen. Nenhuma vacina existe. O tratamento é baseado no corticosteroide, mas não pode fazer nada. Seu gato está destinado a morrer.

Leucemia felina

É transmitido pela saliva, por mordidas. A leucemia felina é uma doença do sangue. O vírus pode estar dormente em alguns gatos. Outros, desenvolvem anemia, tumores, distúrbios digestivos e neurológicos. O teste ELISA permite detectar rapidamente a doença. A vacina continua sendo a melhor arma.

gato-branco-deitado-1024x640-5437426-9068610-1312234-7363448

La toxoplasmose

Esta é uma das doenças mais conhecidas porque é transmissível entre o seu gato e o humano. As mulheres grávidas também devem monitorar sua dieta para não contrair o Toxoplasma.

Em gatos, estima-se que mais de um em dois gatos são soropositivos porque entraram em contato com o parasita e que anticorpos foram desenvolvidos. Como os humanos, a infecção vem da ingestão de produtos crus, como ovos e carne vermelha. A doença causa alguns sintomas irrisórios e cura em algumas semanas. Então seu gato será imune para a vida.

Quando o gato fica doente?

Os sinais são: diarreia, vómitos, dor abdominal, distensão abdominal, perda de apetite, debilidade e inquietação.

Quando o gato fica agitado?

Se o gato estiver mais inquieto, andando de um lado para outro, não conseguindo relaxar ou dormir, ele pode estar estranhando alguma mudança na rotina dele ou da casa, ou pode não estar se sentindo bem.

Porque o gato se esconde quando está doente?

 Na verdade, o instinto de sobrevivência do animal que o leva a disfarçar a dor e a sumir quando está machucado ou doente, pôs na natureza os animais machucados são presas fáceis.

Saiba mais sobre gatos aqui.