Seu pet toma vitaminas? Tem o cuidado de verificar se a dieta do seu animal está balanceada?

Da mesma forma que humanos precisam de vitaminas para ter uma vida normal, os animais também precisam. Caso sofram de deficiência de vitaminas podem adoecer facilmente.

As principais vitaminas para Cachorros

Unido a outros nutrientes, as vitaminas estão associadas ao bom funcionamento do organismo canino. Os especialistas afirmam que toda vitamina ajuda a fortificar um cachorro.

Porem algumas se destacam por serem mais eficazes.

Confira a lista de vitaminas para cachorros e como elas beneficiam:

Cada vitamina tem sua função e ajuda em um aspecto especifico.

Vitamina A: 

Está relacionada a uma boa visão, à síntese de hormônios e regula as funções da pele.

Vitamina D: 

Regula o metabolismo do cálcio e do fósforo.

Vitamina E: 

Tem forte função antioxidante.

Vitamina K: 

Participa da coagulação do sangue e da metabolização de proteínas.

Vitaminas do complexo B: 

Têm funções antioxidantes, melhora, o funcionamento do sistema nervoso e da pele, contribuem para a metabolização da glicose e são auxiliares da replicação celular e do DNA.

A famosa vitamina c não é útil para cachorros, o organismo canino consegue produzir por meio da glicose esta vitamina, o que torna desnecessário adicionar no alimento.

Como garantir o consumo ideal de vitaminas

Caso você seja adepto da ração seca, para manter uma dieta vitamínica correta, basta comprar ração de qualidade e ela de fato ira suprir todas as necessidades nutricionais.

Ja quem prefere comida caseira, os cuidados devem ser redobrados.

Até pouco tempo, as deficiências vitamínicas eram coisa rara porque muitos estavam optando por rações, mas agora com a dieta caseira voltando com tudo, está se tornando comum a deficiencia de vitaminas.

Se você prefere receitas e alimentos caseiros, lembre-se de consultar um veterinário para que a dieta seja feita de forma balanceada para que seu animal tenha todos os nutrientes de que necessita.

Deficiência de vitaminas: sintomas, riscos e como tratar o problema

Os primeiros sintomas de deficiência e excesso de vitaminas coincidem com os efeitos de uma dieta pobre em nutrientes, com alterações cutâneas e mucosas.

A falta de vitamina D pode causar raquitismo, principalmente em filhotes e jovens, entre os problemas mais comuns estão a hipo e a hipervitaminose.

Se estiver suspeitando de falta de vitaminas ou excesso, faça uma consulta veterinária, o diagnóstico pode ajudar a encontrar o problema e modificar a dieta para que se torne aceitável para o seu cão.

Como tratar a deficiência de vitaminas

Não adianta dar uma dosagem de vitaminas e achar que tudo vai ficar bem, não é assim que as coisas funcionam.

O primeiro passo é corrigir a alimentação, só depois de a alimentação estar correta poderia ser determinado qual a necessidade vitamínica do animal.

Dar suplementos sem necessidade pode ser um grande problema, ela pode levar a vários problemas de saúde como calculo renal, calcificação dos tecidos e a perda de massa magra.

Que tipo de vitamina posso dar para meu cachorro?

Cálcio. O cálcio é o melhor amigo dos ossos. …
Óleos graxos saudáveis. Fornecem energia, ajudam-no a crescer e a manter saudáveis todos os tecidos do corpo. …
Vitaminas A, B, E. Essencial para os cachorros que carecem delas. …
Vitamina K do grupo lipossolúvel. …
Biotina

Pode dar vitamina para cachorro?

A verdade é que depende de muitos fatores, um dos quais é a saúde geral e a idade do seu animal. A escolha de um alimento de alta qualidade é crucial para garantir que você tenha todos os nutrientes necessários. Por outro lado, cachorros, cães idosos e cães grávidas podem exigir um suplemento vitamínico.

Qual o remédio para abrir o apetite do cachorro?

Para abrir o apetite do seu cão, você pode oferecer a ele outros alimentos. Para fazer isso, recomendamos adicionar carnes magras, como frango e peru, pedaços de presunto sem sal, cenouras, iogurte desnatado e frutas à dieta de seu amigo peludo.

Veja mais aqui