Basset cachorro
Basset cachorro

Baixinho, orelhudo e na maioria das vezes com carinha de triste, o Basset Hound já demonstra que não é o cão ideal para sair para praticar exercícios e correr com seus humanos (especialmente por sua característica “rebaixada”), mas é maravilhoso para quem quer ganhar muito carinho uma vez que essa é uma das raças mais carinhosas e próximas de sua família. São originários da França e resultado de cruzas entre diversos tipos diferentes de cães.

Quando chegaram na Inglaterra, apenas foram cruzados com as raças Beagle e Bloodhound, sendo como hoje os conhecemos. Nos EUA, se tornaram uma das raças de luxo mais populares. Como típico cão de faro, ele é rápido em perceber quando há algo que ele deseja por perto, seja um brinquedo ou comida, por isso é tão difícil enganá-los por melhor que consigamos esconder algo.

Quais são as características dessa raça?

Basset cachorro
Basset cachorro

Essa raça é considerada um pouco peculiar por conta do seu temperamento enérgico, é uma ótima companhia durante o dia a dia e não existem muitos cuidados como outras raças exigem é claro que todo amor e ato de carinho é bem aceito pelos Bassets e por qualquer outra raça de cachorro.

  • Peso: por volta dos 24 a 26 KG
  • Tamanho: cerca de 32 cm
  • Expectativa de vida: até 15 anos
  • Alimentação: exige uma alimentação normal de cachorro, recomendamos que procure o tipo ideal de ração para ele de acordo com o tamanho e suas necessidades alimentares.

O Basset é um cachorro extremamente carinhoso com seus donos por isso sempre separe um tempo para brincar com ele e dar o carinho que seu bichinho merece pois é uma raça que é muito suscetível à depressão, mantê-lo feliz e saudável é essencial para prolongar o tempo de vida desse animalzinho.

Qual o temperamento do Basset?

O temperamento do Basset vai variar do treinamento e da socialização que o seu companheiro for submetido desde filhote. Geralmente eles costumam latir para estranhos ou em situações que eles consideram de risco, mas essa é uma característica de cão guardião que ele possui. No fundo eles são amorosos e adoram brincar com os seus tutores.

O Basset Hound possui uma camada de pelos duros e bem curtos. As cores podem variar entre preto e branco, limão e branco, vermelho e branco, castanho e branco, preto e marrom e tricolor. A pele do Basset Hound aparenta ser mais “solta” do corpo por conta de suas inúmeras dobrinhas. Alguns exemplares da raça podem ter problemas por conta do excesso de pele e a queda de pelos também pode ser uma realidade

Passo a passo para cuidar dessa raça

Basset cachorro
Basset cachorro

Vamos então aprender sobre qual é o passo a passo para cuidar do seu amigo peludo e dar a ele o máximo de carinho:

  1. Mantê-lo sempre alimentado é a regra de ouro.
  2. Dar banho 3 ou 4 vezes por semana (tome cuidado para secar bem ele após o banho para evitar que ele pegue uma gripe).
  3. Visitas regulares ao veterinário para avaliar possíveis problemas cardíacos.
  4. Manter sempre um tempo para passear
  5. Interagir com ele para não causar depressão no animal
  6. Ensinar truques

Esperamos que seu cachorro Basset seja bem tratado pois essa raça em especial é extremamente amorosa e sempre vai fazer de tudo para ver seu dono alegre, por ser um cachorro extremamente inteligente uma boa maneira de mantê-lo ativo é ensinar pequenos truques a ele.

Quero aprender mais!

Se você gostou do nosso artigo e quer continuar aprendendo cada vez mais, não perca a oportunidade de ler também nosso artigo sobre: Cachorro pastor alemão .