Quando falamos de conflitos entre dois cães, geralmente temos dois homens ou duas mulheres. É menos comum que as tensões sejam criadas entre um cão e um cão e que elas causem confrontos físicos. No entanto, é importante reagir habilmente neste tipo de situação.

cachorros-brigando-5861305-9017568-1997713-7683154
cachorros brigando

Na maioria dos casos, os conflitos que surgem entre os cães muitas vezes entre indivíduos do mesmo sexo . Estes são principalmente do sexo masculino . É menos comum ver dois cães brigando, mas isso pode acontecer sob uma variedade de circunstâncias e o confronto pode ser extremamente violento . É ainda mais raro que um homem e uma mulher tenham uma disputa e venham lutar.

Neste caso específico, vários elementos podem gerar conflitos . É importante identificá-los para poder agir adequadamente e acabar com as tensões. O mesmo vale para a boa convivência entre os cães .

Por que um macho atacaria uma fêmea?

Quando temos um par de cães ou estamos pensando em adotar, podemos esperar, com razão, que o macho e a fêmea vivam pacificamente lado a lado, suavemente. Porque a maioria dos conflitos de cães ocorre entre indivíduos do mesmo sexo.

O instinto territorial , a rivalidade por uma mulher durante o calor, a disposição de concentrar a atenção do mestre em si mesmo e questionar a hierarquia muitas vezes empurram dois cães para se enfrentarem, para tentar intimidar-se mutuamente. Isso pode ir até o confronto físico , que pode levar a impressionantes cenas de combate e ferimentos graves.

No entanto, pode acontecer que um cão macho ataque uma fêmea congénere. Por exemplo, se o último se aventurar a aproximar-se um pouco demais da sua tigela , uma reação agressiva pode emanar do cão. É o mesmo se a fêmea cobiça outro objeto pertencente ao homem ou que este tenha se apropriado: um brinquedo, uma bola, um osso de mastigação …

pastor-de-shetland-femea-1024x794-1493430-2334019-5721581-5520277

Na maioria dos casos, esse tipo de comportamento agressivo não é duradouro nem intenso . Se a fêmea desiste do cobiçado objeto, o macho finalmente se acalma e a relação entre os dois indivíduos volta ao normal imediatamente .

As razões que podem levar um cão a ser agressivo com um cão

Em todos os outros casos, ou seja, quando eles são cães que atacam cães, esse tipo de reação pode ser causada por incessante e insistentes demandas do sexo masculino . Isso acontece, por exemplo, quando a fêmea não está no cio e o macho retorna à carga várias vezes. A cadela acaba tendo o suficiente e pode se tornar agressiva.

O ataque de um cão a um macho também pode ocorrer quando o primeiro tiver parido e o macho tiver se aventurado perto de sua prole. Sentindo seus filhotes ameaçados , então ele está pronto para intervir para proteger o que vê como uma ameaça para eles.

Referências

https://akc.org
https://thesprucepets.com
https://cesarsway.com
https://rspca.org.uk