Cachorro Basset

O cachorro basset é bastante amigável, sociável e bem humorados. Encantam com seu olhar caído e com suas orelhas bem compridas, tendo um faro implacável eles também são ótimos para se ter em casa, sendo também um ótimo cão para caçar e realizar procuras. É uma raça paciente e bem gentil também.

Sendo uma das raças mais famosas aparecendo em filmes e no mundo pop, também é um companheiro dócil, carinhoso e cheio de energia, tendo uma personalidade bastante equilibrada. Andam sempre com um olhar de independência mas adoram ter sua família por perto, além disso, seu local predileto é ao seu lado, ou no seu colo.

Condição física

Cachorro basset
Cachorro basset

Os bassets tem um corpo bastante comprido e, seu nome “basset” vem e “bas”, que significa “anão” em francês, remetendo as suas pernas curtas e elegantes. É uma raça que foi criada originalmente para caçar presas de pequeno porte como lebres e coelhos graças ao seu fato, pois eu corpo é bem próximo ao solo de forma que ele possa sentir ainda mais acentuadamente o cheiro de sua presa.

Porém, é necessário que o tutor realize exercícios leves com o animal, sempre na coleira para que ele não tenha sobrepeso, pois é uma raça bastante quietinha que gostaria de passar um bom tempo deitado na sua cama no quentinho.

Caso não tenha passeio todos os dias, ao menos tenha espaço para ele se divertir, pois eles adoram festejar, portanto, estimular essa característica pode servir de ótimo exercício físico e mental dele.

Características dessa raça

Um dos principais motivos para a adoção desses cães, é seu companheirismo durante o dia a dia, demonstrando sempre tranquilidade e sendo bem simples de se lidar com ele. E por mais que aparente ser um animal cabisbaixo, na verdade é bem parceiro e amigável com todos.

  • Peso: por volta dos 18 a 30 kg
  • Tamanho: cerca de 60 cm
  • Expectativa de vida: De 12 a 15 anos
  • Alimentação: exige uma alimentação normal de cachorro, recomendamos que procure o tipo ideal de ração para ele de acordo com o tamanho e suas necessidades alimentares.

Devido ao seu ótimo faro, também é bem difícil enganá-lo pôr melhor que consigamos esconder algo, pois ele pode perceber bem rápido coisas que deseja nas proximidades, seja um brinquedo ou comida.

Temperamento do Basset

Não é à toa que esta raça foi escolhida pelo Sherlock Holmes, pois quando falamos deste cachorro, estamos lidando com uma raça muito inteligente, o basset não vai poupar esforços para manipular seu dono com seus olhos caídos para assim conseguir amor, carinho e atenção deles.

Além disso, eles gostam de agradar as pessoas, por isso não se lida muito bem com solidão. O cão anda sempre muito bem-humorado e adora brincar e, lembre-se, se a brincadeira for pique-esconde, será ainda melhor já que ele poderá exercitar seu poderoso faro canino.

Passo a passo para cuidar dessa raça

Cachorro basset
Cachorro basset

Agora, veremos como lidar melhor com essa raça, que não tem muito segredo, pois tenho certeza que ao ter o Basset como escolha o cão irá colaborar com todas as suas ações e suas decisões, tendo enorme confiança e companheirismo com você.

  1. Essa raça não exige um banho com tanta frequência, mas isso vai depender de como será sua rotina e de onde exatamente você mora. Caso seja uma casa relativamente grande e com quintal, pode ser que um banho a cada quinze dias seja necessário, mas caso você more em apartamento, uma vez mensal é suficiente.
  2. Essa raça tem um pelo macio e curto, o basset não precisa de escovação diária, mas precisa que ocorra ao menos uma vez por semana, para prevenir complicações.
  3. Essa raça costuma ser um grande babador, então é importante ficar atento e limpar o rosto dele com uma certa frequência maior que a do banho, você também poderá usar soro fisiológico ou alguma loção recomendada por seu veterinário para isso.
  4. Apesar de salivar bastante, ainda tente escovar os dentes do seu basset pelo menos uma vez ao mês, para evitar a criação de placas ou tártaro.
  5. Como as orelhas desse bichano são enormes, elas podem ficar arrastando no chão então fique atento e monitore-às sempre para prevenir sujeiras e machucados.

Lembre-se, ao escolher este cão, prepare-se para andar com mais estilo e modéstia para todo lugar que você for, pois além do seu cão agir com grande elegância, definitivamente ele também irá “compartilhar” essa aura nobre com você!

Qual é o preço do cachorro basset?

Atualmente, um filhote de Basset Hound pode custar entre R$1.500,00 e R$4.000,00.

Qual a diferença entre dachshund e Basset?

Afinal, o cachorro “salsicha” (ou Dachshund) é um Basset? É muito comum os cachorros da raça Dachshund serem chamados de “Basset” – talvez mais até que os próprios Basset Hound. … Os Dachshund têm origem alemã enquanto os Basset Hound foram criados como cães de caça e exímios farejadores na França.

Como se escreve Basset?

O nome Basset vem da palavra francesa “bas” que significa “baixo” ou “anão”.

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre o Basset Round e quer continuar aprendendo, não perca a oportunidade de ler também nosso artigo sobre: Cachorro Akita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20