Você conhece o cachorro bigou ou Beagle? Filhotes de Beagle podem ser um desafio e tanto! O Beagle é um cachorro atraente com alma de vagabundo, fiel aos seus instintos de caçador. Não é dos cães mais obedientes e não é recomendado para donos de primeira viagem, pois educá-lo pode ser um grande desafio.

Cachorro Bigou
Cachorro Bigou

Pode ser barulhento e um pouco cansativo, mas não deixa de ser adorável e embora muitos possam dizer que o lugar certo para um Beagle é numa matilha de Beagles, há vários que viram cães caseiros dedicados, durante 14 ou mais anos.

Os Beagles são uma antiga raça, descrita pelo menos desde o fim do século XV. Caçaram lebres durante séculos, mas foram usados contra várias presas em países diferentes do mundo.

O pelo do Beagle é impermeável e requer pouco cuidado. Sua pelagem pode ser bicolor ou tricolor, mas nunca totalmente branca.

Temperamento do beagle

A alegria do beagle, ou bigou (como se fala), vai contagiar e divertir diariamente toda a família! Companheiros e aventureiros, adoram descobrir o mundo o tempo todo através do seu faro. Nenhum odor passa batido por esses cachorros, especialmente comida. O beagle encontra facilmente alimentos e adora comer. Mas, é preciso estar atento, pois ele tem tendência à obesidade.

Portanto, leve seu beagle para passear regularmente e permita que ele gaste toda a sua inesgotável energia. E não se deixe levar por sua fofura e olhos suplicantes: cachorros dessa raça são teimosos e gostam de fazer apenas o que querem, tornando o treinamento extremamente importante e obrigatório.

Cachorro Bigou latem muito?

Cachorro Bigou
Cachorro Bigou

Qualquer cachorro, não importa se é grande ou pequeno, pode desenvolver o hábito de latir demais quando não são estimulados. Então, estimule-o desde filhote para que ele aprenda que latir não o levar a nada. Não espere ele chegar aos 10 meses para começar. Comece no dia que ele chegar na sua casa. Assim você vai evitar uma dor de cabeça no futuro.

Características dessa raça

O beagle possui uma ampla gama de colorações e combinações, normalmente envolvendo branco, preto e marrom. Algumas possibilidades são: branco; marrom e branco, vermelho e branco, preto e branco, branco e marrom, limão e branco; com manchas cor de texugo (fios acinzentados e amarronzados), cor de lebre (um tom de bege), lima (um amarelo pálido, próximo ao creme); e até três cores: preto, marrom e branco e azul, branco e marrom.

  • Peso: por volta dos 16 KG
  • Tamanho: cerca de 23 cm
  • Expectativa de vida: até 16 anos
  • Alimentação: exige uma alimentação normal de cachorro, recomendamos que procure o tipo ideal de ração para ele de acordo com o tamanho e suas necessidades alimentares.

Um trabalho de socialização desde filhote é fundamental para qualquer cão, mas isso deve ser intensificado quando falamos sobre um Cachorro Bigou. O ideal é que desde jovem ele tenha contato com pessoas e animais diferentes com frequência.

Um trabalho intenso de socialização é indicado para que se tornem pets dóceis e que podem acompanhar a sua família humana em qualquer lugar. Cachorro Bigou costumam escolher um membro da família como seu favorito e não costuma receber muito bem as visitas, mantendo-se alerta e imponente.

Passo a passo para cuidar dessa raça

Cachorro Bigou
Cachorro Bigou

Conforme comentamos, os Cachorro Bigou possuem uma pelagem longa e fina, que pode embolar e fazer nós que machucam a pele do animal. Por isso, uma escovação frequente é importante, bem como uma tosa mensal principalmente na região dos olhos, para evitar que os pelos impossibilitem a boa visão do seu cãozinho.

  1. Mantê-lo sempre alimentado é a regra de ouro.
  2. Dar banho 3 ou 4 vezes por semana (tome cuidado para secar bem ele após o banho para evitar que ele pegue uma gripe).
  3. Visitas regulares ao veterinário para avaliar possíveis problemas cardíacos.
  4. Manter sempre um tempo para passear
  5. Interagir com ele para não causar depressão no animal
  6. Ensinar truques

Esperamos que seu Cachorro Bigou seja o mais bem tratado pois essa raça em especial é extremamente amorosa e sempre vai fazer de tudo para ver seu dono alegre, por ser um cachorro extremamente inteligente uma boa maneira de mantê-lo ativo é ensinar pequenos truques a ele.

Cachorro Bigou e muito mais!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre o Cachorro Bigou e quer continuar aprendendo com a ajuda de nossas dicas, aproveite para ler nosso artigo sobre: Maltês Cachorro.