Você conhece o Cachorro Blue Heeler? Crescemos sabendo que o nosso nome é a nossa identificação. O Australian Cattle Dog traz essa identificação não só no nome, mas até nos seus apelidos. Chamado no Brasil como Boiadeiro Australiano, ele é conhecido também como Blue Heeler ou Red Heeler, por conta da coloração da sua pelagem.

Cachorro Blue Heeler
Cachorro Blue Heeler

Criado para o trabalho nos pastos do complicado solo australiano, a raça possui características físicas e de personalidade que se aproximam a de uma raposa. Esse espírito de trabalhador tornou os cãezinhos da raça um dos mais dinâmicos, inteligentes, corajosos e determinados.

Características dessa raça

Forte sem ser pesado, os pets desta raça adoram correr sem parar. Toda essa vitalidade torna o Blue Heeler um dos cachorros mais saudáveis do mundo. Até porque, se sair bem em solo australiano é para poucos, concorda?

Cachorro Blue Heeler
Cachorro Blue Heeler

No entanto, toda essa saúde deles pode se tornar um problema quando não acompanhada de perto por um médico-veterinário. Isso porque, por se sentirem invencíveis, esses cãezinhos não costumam alegar cansaço ou dores mesmo lesionados.

  • Peso: por volta dos 44 KG
  • Tamanho: cerca de 60 cm
  • Expectativa de vida: até 15 anos
  • Alimentação: exige uma alimentação normal de cachorro, recomendamos que procure o tipo ideal de ração para ele de acordo com o tamanho e suas necessidades alimentares.

Essa raça é considerada um pouco peculiar por conta do seu temperamento enérgico, é uma ótima companhia durante o dia a dia e não existem muitos cuidados como outras raças exigem é claro que todo amor e ato de carinho é bem aceito pelos cachorros Blue Heeler e por qualquer outra raça de cachorro.

Temperamento

Apesar da cara de bravo, os cachorros Blue Heeler podem ser sociáveis com outros cães e até mesmo com crianças, desde que acostumados com elas desde filhotes. Muito brincalhões e independentes, eles são também cãezinhos bem teimosos.

Cachorro Blue Heeler
Cachorro Blue Heeler

Como dissemos no começo do texto, essa é uma raça com muitos nomes. No mundo, ele é conhecido como Australian Cattle Dog ou pelos apelidos de Blue Heeler e Red Heeler. Aqui no Brasil, por conta das suas características de trabalho e a sua origem, chamamos de Boiadeiro Australiano.

O Blue Heeler une força e velocidade que um cachorro criado para o trabalho possui, sem deixar de lado todo o amor, companheirismo e fidelidade que ele tem com seus tutores. Veja as principais curiosidades sobre esse cãozinho pastoreio.

Origem

O nome da raça já diz muito sobre sua origem. O Boiadeiro Australiano tem origem na própria Austrália e é considerada uma raça jovem, nascida no século 19. O “Heeler”, do seu apelido, significa “calcanhista”, já que um dos talentos desses cãezinhos, além de pastoreio, é morder o calcanhar do gado sem machucá-los.

Passo a passo para cuidar dessa raça

O Boiadeiro é um cão rústico e isso faz com que ele seja forte e saudável, desde que mantenha uma rotina de atividades físicas e cuidados básicos.

Três doenças podem acometer a raça e tem origem genética,a luxação patelar, que consiste no deslocamento da articulação do joelho do animal causando dor e dificuldade na locomoção (o tratamento depende da gravidade e deve ser acompanhado de perto por um profissional), a atrofia progressiva da retina, que pode levar o cão à cegueira, e a surdez congênita.

Todas essas condições podem ou não aparecer em seu animal, por isso procure sempre canis de confiança onde você tenha certeza que as ninhadas sejam criadas com cuidado e com saúde. Testes genéticos podem prevenir a maioria destes problemas.

  1. Mantê-lo sempre alimentado é a regra de ouro.
  2. Dar banho 3 ou 4 vezes por semana (tome cuidado para secar bem ele após o banho para evitar que ele pegue uma gripe).
  3. Visitas regulares ao veterinário para avaliar possíveis problemas cardíacos.
  4. Manter sempre um tempo para passear
  5. Interagir com ele para não causar depressão no animal
  6. Ensinar truques

Esperamos que seu Blue Heeler seja o mais bem tratado pois essa raça em especial é extremamente amorosa e sempre vai fazer de tudo para ver seu dono alegre, por ser um cachorro extremamente inteligente uma boa maneira de mantê-lo ativo é ensinar pequenos truques a ele.

Cachorro Blue Heeler e muito mais!

Se você gostou de conhecer um pouco sobre o Cachorro Blue Heeler e quer continuar aprendendo sobre diversas raças com nossas dicas, aproveite para ler nosso artigo sobre: Cachorro grande.