Cachorro Boiadeiro

O Australian Cattle Dog é também conhecido no Brasil como Cachorro Boiadeiro Australiano ou blue heeler e é uma raça muito peculiar. Forte, inteligente, resistente e extremamente leal aos seus humanos. Sua criação teve início no XIX na Austrália, como o próprio nome diz.

Cachorro Boiadeiro
Cachorro Boiadeiro

Nesta época, criadores de gado em terrenos australianos dispunham de cães importados da Europa para desempenharem a função de boiadeiros (que pastoreiam o gado).

No entanto, esses animais não eram adaptáveis às temperaturas e aos solos da Austrália, não desempenhando a função como esperado. Foi então que começou um processo de criação de uma raça específica para a região e que se adaptasse bem ao convívio com o rebanho.

Diversas foram as tentativas a fim de se chegar a uma raça exemplar.

Ela tinha que se dar bem com o ambiente e ser resistente o suficiente para lidar com diferentes situações, mas ao mesmo tempo deveria ser equilibrada a fim de não assustar os demais animais.

Os primeiros cruzamentos se deram entre cães que vinham da Europa, especialmente da Inglaterra, com cachorros locais.

A partir daí, os cruzamentos foram feitos a fim de adaptar os pontos que ainda eram negativos.

Por exemplo: essa primeira “raça” era um tanto quanto agressiva com cavalos, por isso ela foi cruzada com um Dálmata, conhecido por se dar muito bem com os equinos.

Características dessa raça

A inteligência é um ponto forte dessa raça. Eles aparecem em décimo lugar no livro “A Inteligência dos Cães”, de Stanley Coren.

Isso mostra que eles precisam de pouquíssimas repetições para gravar um comando e eles vão te obedecer prontamente.

Cachorro Boiadeiro
Cachorro Boiadeiro

Mas toda essa inteligência precisa ser estimulada desde filhote para que ela seja usada para o bem! O treinamento deve começar o quanto antes para que o Boiadeiro entenda como deve se comportar.

Caso contrário ele vai tomar o controle e aí ficar muito difícil fazer com que ele te obedeça.

  • Peso: por volta dos 20 KG
  • Tamanho: cerca de 51 cm
  • Expectativa de vida: até 16 anos
  • Alimentação: exige uma alimentação normal de cachorro, recomendamos que procure o tipo ideal de ração para ele de acordo com o tamanho e suas necessidades alimentares.

Essa raça é considerada um pouco peculiar por conta do seu temperamento enérgico, é uma ótima companhia durante o dia a dia e não existem muitos cuidados como outras raças exigem é claro que todo amor e ato de carinho é bem aceito pelo Cachorro Boiadeiro e por qualquer outra raça de cachorro.

Pelagem

A pelagem do Boiadeiro Australiano é muito característica e bonita. Os pelos são lisos, assentados e duros, resistentes à chuva. Sua cor possui uma variedade de marcações, mas as predominantes são azul ou vermelho.

O Boiadeiro Australiano ainda tem como objetivo trabalhar, por isso é uma raça muito prática e fácil de manter. Ele solta pouco pelo e apenas sazonalmente, por isso é preciso apenas aquela escovadinha básica para garantir que você não tenha trabalho.

O filhote do Australian Cattle Dog nasce praticamente branco, depois de uma semana as cores começam a aparecer, mas apenas após um ano é que o animal exibe suas cores permanentes, que costumam ser bem mescladas.

Passo a passo para cuidar dessa raça

Cachorro Boiadeiro
Cachorro Boiadeiro

O Boiadeiro é um cão rústico e isso faz com que ele seja forte e saudável, desde que mantenha uma rotina de atividades físicas e cuidados básicos.

  1. Mantê-lo sempre alimentado é a regra de ouro.
  2. Dar banho 3 ou 4 vezes por semana (tome cuidado para secar bem ele após o banho para evitar que ele pegue uma gripe).
  3. Visitas regulares ao veterinário para avaliar possíveis problemas cardíacos.
  4. Manter sempre um tempo para passear
  5. Interagir com ele para não causar depressão no animal
  6. Ensinar truques

O Australian Cattle Dog não exige muitos cuidados especiais. O principal é mantê-lo ativo e suprir suas necessidades de atividades físicas. Caminhadas leves não serão suficientes para esse cão.

Eles precisam de amplos espaços abertos para que possam correr, brincar, escalar… gastar o tanto de energia que cabe dentro deles. Brincadeiras estimulantes são essenciais como caçada a petiscos, esconde-esconde com as crianças e seus pais humanos, pegar a bolinha, frisbee etc.

Qual a raça do cachorro boiadeiro?

Boiadeiro-australiano

Como identificar um Blue Heeler?

É comum que eles tenham duas cores quando adultos: azul (manchado ou salpicado) ou vermelho salpicado — isso explica os apelidos Blue Heeler e Red Heeler. Independentemente da cor, eles podem ter marcas brancas, pretas ou marrons. Quando filhotes, nascem brancos e vão desenvolvendo a cor com o passar do tempo

Qual a diferença entre Blue Heeler e Red Heeler?

A raça possui duas variedades de pelagem, apelidadas de blue heeler, no caso dos cães de pelagem cinza azulada, ou, oficialmente “azul mosqueado”; e red heeler, no caso dos cães com pelagem avermelhada, ou, oficialmente “vermelho-salpicado”. … Sua pelagem é curta, variando entre 2,4 e 4 cm de comprimento, com subpelo.

Se você gostou de conhecer o Cachorro Boiadeiro e quer conhecer ainda mais dicas sobre raças diversas, aproveite essa oportunidade para ler nosso artigo sobre: Cachorro Blue Heeler.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20