O comportamento muito agressivo de um cachorro, pode ser deduzido pela sua raça. Pode ser verdade essa afirmação, mas pode ser em partes. Ainda assim, na maioria das vezes, a agressividade é um comportamento relativo do que uma característica do cão.

Com certeza, ter que lidar com um cachorro que está rosnando, pronto para te atacar, vai exigir muita calma e bastante cuidado.

O cão talvez tenha predisposto possuir uma personalidade dominante. Alguns cães de grande porte, apresentam comportamentos de matilha, como o rottweiler, doberman e chow chow.

Eles querem que o tutor seja mais forte do que eles, para que eles possam ser respeitado. Desta maneira eles ainda não são raivosos, mas o adestramento desses cachorros tem que ser rigoroso, para que eles não se tornem cachorros totalmente raivosos, mas sempre o tutor deve manter calma nos momentos de adestramento.

Como os cachorros podem ficar bravos

Cachorro bravo
Cachorro bravo

Atos das pessoas podem fazer com que eles ficam raivosos, por exemplo, bater neles sem motivos enquanto filhotes, deixá-los presos diariamente, sem sair para passear, ou trazer o ódio nele através de seu comando.

Mostraremos outras maneiras de como seu cachorro pode se tornar um cachorro bravo e violento:

  • O ambiente pode influenciar numa reação para o cachorro rosnar: O cachorro pode apresentar um comportamento relativo, pois ele pode responder uma sensação de medo ou instinto de proteção em seu território. Podendo também haver uma causa física, onde os maus tratos e abusos fizeram ele se tornar agressivo. Nesse momento o humano é problema da agressividade do cachorro. Desta maneira podemos ver que não deve só educar o cachorro, também tem que educar o tutor do cachorro, para que ele não faça com que o cão fique bravo. Há razões relacionadas ao ambiente onde o cachorro vive, a forma de interação se dá com seus tutores e sua família. Desta forma, devemos procurar saber quais são os cuidados exigidos pelo cachorro que escolhemos, para que nada disso possa acontecer.
  • Cachorro pode ficar agressivo por causa da ansiedade: O tempo dos tutores para cachorros de grande porte são muito exigidos, ainda precisam ter muita paciência. Os cachorros mais dispostos, se não tiver um bom gasto de energia, eles podem se tornar agressivos e raivosos, pois eles querem espaços para brincar e se exercitar, se não eles podem possuir ansiedade, onde mostraram agressividade. O comportamento do cachorro é responsabilidade do tutor. Muitas vezes, é só mudar a sua rotina e, algumas vezes, treiná-lo com um adestrador profissional.

Levando em consideração estes fatores é possível entender e cuidar melhor do seu amigo peludo.

Forma de lidar com um cachorro bravo

De forma alguma bata no focinho, ou dê uma chinelada no dorso de seu cachorro, isso não ajuda. Se alguém lhe aconselhar fazer isso não acredite de forma alguma. Com certeza, a pior coisa é bater em seu cachorro, isso não ajuda em nada. Desta maneira, se o tutor bater nele, ele ficará com medo e pode responder com agressividade.

Crie uma rotina, é recomendável usar técnicas de reforço positivo, onde será estabelecida regras. Tente descobrir o que faz o cachorro ficar bravo, essa pode ser a chave para acabar com isso.

Cachorro bravo
Cachorro bravo

Se de alguma maneira ele avançar nas visitas ou rosnar, fale para as visitas se afastarem dele. Sempre possua cuidado nesses momentos. Mas depois que o cachorro estiver calmo, você pode aproximar as visitas dele, se ele não latir, ou rosnar, dê carinho que dê um petisco a ele, mas se ele persistir, com certeza afaste as visitas dele e procure um especialista.

Você pode fazer técnicas de adestramentos com seu cachorro em casa mesmo, assim ajudando muito a ele e você. Mas sempre possua segurança, sempre faça passeios com ele na coleira, para que ele não ataque outras pessoas ou outros animais.

Para finalizar

Agora que você sabe como pode conter o seu cachorro, ainda há dúvidas, mas sempre pesquise, ou procure um especialista que irá ajudar com outras dúvidas que você tiver.

Faça praticamente um adestramento, sempre carregue petiscos se ele fizer algo correto. Nunca bata nele, pois pode trazer raiva a ele. Procure respostas em pesquisas e com pessoas experientes, mas nunca ouça pessoas inexperientes, pois elas podem mandar você a fazer coisas que só irão lhe prejudicar.

Agora pratique isso diariamente, para que tudo possa dar certo com você e com seu cachorro.

Quero aprender mais!

Se você gostou do nosso artigo e quer aprender ainda mais sobre como cuidar do seu pet, aproveite para ler nosso artigo sobre: Como dar banho em cachorro.